Obter autonomia máxima

Fatores que afetam o consumo de energia

Durante a condução:

  • A velocidade de condução elevada.
  • Condições ambientais, tais como clima frio ou quente e vento.
  • Utilização dos controlos da climatização para aquecer ou arrefecer o habitáculo.
  • Condução em subidas: Para conduzir em subidas é necessária mais energia e a autonomia reduz mais rapidamente. Contudo, conduzir em descidas permite ao veículo recuperar parte da respetiva energia prevista através da função de travagem regenerativa (consulte Travagem Regenerativa).
  • Viagens curtas ou trânsito congestionado: É necessário energia para obter uma temperatura específica do habitáculo e da bateria aquando do arranque do veículo. Poderá detetar um consumo médio mais elevado quando o veículo é utilizado para viagens muito curtas ou em trânsito intenso.
  • Carga pesada.
  • Janelas abertas.
  • Jantes e pneus sem manutenção.
  • Definições personalizadas ou acessórios de terceiros (barras de tejadilho ou da bagageira, jantes de terceiros).

Enquanto estiver estacionado e sem ligação a um carregador:

  • Proceder ao pré-condicionamento do habitáculo ou utilizar os controlos da climatização.
  • Chamamento.
  • Sistema de informação e entretenimento e controlos da climatização do veículo.
  • Modo Sentinela.
  • Pedidos de aplicação para dispositivos móveis da Tesla ou de terceiros.

Dicas para maximizar a autonomia

Pode maximizar a autonomia de condução utilizando os mesmos hábitos de condução que utiliza para poupar combustível num veículo a gasolina. Alcançar a autonomia máxima:

  • Reduza a velocidade de condução e evite acelerações frequentes e rápidas. Considere utilizar o modo relaxado (toque em Controlos > Dinâmica > Aceleração).
  • Se for seguro fazê-lo, ajuste o pedal do acelerador em vez de utilizar o pedal do travão quando abrandar gradualmente. Sempre que o Model Y está em movimento e não está a premir o pedal do acelerador, a travagem regenerativa abranda o veículo e conduz o excesso de energia de volta para a bateria (consulte Travagem Regenerativa).
  • Limite a utilização de recursos, como por exemplo, o aquecimento e o ar condicionado. Utilizar os aquecedores dos bancos e do volante (se equipado) para manter o calor é mais eficiente do que aquecer o habitáculo utilizando os controlos de climatização.
  • Com o veículo ligado à corrente, utilize a aplicação para dispositivos móveis para pré-condicionar o veículo e garantir que o habitáculo está a uma temperatura confortável e que os vidros estão descongelados (se necessário) antes de conduzir, tocando em Climatização > Ligar e personalizando as suas preferências (consulte Aplicação para dispositivos móveis).
  • Toque em Programar (também disponível nos ecrãs de carregamento e de controlo da climatização) para definir uma hora à qual pretende que o veículo esteja pronto a ser conduzido (consulte Pré-condicionamento e carregamento programados).
  • Coloque o Modo de Paragem em Imobilizar para obter a vantagem da travagem regenerativa a baixas velocidades de condução (consulte Modo de paragem).
  • Certifique-se de que as rodas estão alinhadas de acordo com as especificações, de que os pneus têm as pressões recomendadas (consulte Cuidados e manutenção dos pneus) e de que são rodados quando necessário (consulte Intervalos de manutenção).
  • Instale os tampões abertos (se equipados) para reduzir a resistência ao vento (consulte Retirar e instalar os tampões abertos).
  • Diminua o peso removendo cargas desnecessárias.
  • Suba completamente todos os vidros.
  • Determinadas funcionalidades, como o Modo Sentinela e a Proteção Contra Sobreaquecimento do Habitáculo podem afetar a autonomia. Desative as funcionalidades, quando estas não forem necessárias.
  • Para evitar o consumo de uma quantidade excessiva de energia quando o veículo está inativo, mantenha-o ligado à corrente enquanto não estiver a ser utilizado.

É normal que a autonomia estimada diminua ligeiramente nos primeiros meses antes de estabilizar. Ao longo do tempo, poderá observar uma diminuição gradual, mas natural, da autonomia com carga total – isto depende de fatores como a quilometragem e idade da bateria. O Model Y irá informá-lo no caso improvável de um problema de hardware causar uma degradação excessiva da bateria ou autonomia.

O medidor de energia ecrã tátil fornece informações sobre a utilização de energia.

Garantia de autonomia

A autonomia de condução apresentada no Model Y é uma estimativa da carga restante da bateria baseia-se no consumo com classificação EPA . Pode não ter em conta os seus padrões de condução pessoais ou as condições externas. A autonomia apresentada no ecrã tátil pode diminuir mais rápido do que a distância real percorrida. Para ver a autonomia estimada com base no consumo de energia recente, abra a aplicação Energy para ver o gráfico.

Informational PurposesAn informational icon, calling your attention
Nota
Nos Estados Unidos, a autonomia de condução nominal baseia-se no consumo com classificação EPA, que difere dos ensaios recomendados e realizados noutras jurisdições.

O veículo monitoriza continuamente o nível de energia e a proximidade a locais de carregamento conhecidos.

Ícone de raio
Toque em Carregadores na barra de pesquisa de navegação para alternar entre tipos de carregadores, incluindo Supercarregadores e locais de carregamento de destino.

Quando está em risco de conduzir para além da autonomia dos locais de carregamento conhecidos, aparece uma mensagem no ecrã tátil que lhe permite ver uma lista de locais de carregamento que se encontram dentro da área de autonomia. Quando seleciona um local de carregamento a partir da lista, o Model Y apresenta instruções de navegação e a lista de instruções de navegação detalhadas apresenta a quantidade prevista de energia restante ao chegar ao destino do carregamento.

O Planeador de Viagem (se disponível na sua região de mercado) direciona-o para localizações com Supercarregador para minimizar o tempo de carregamento e condução. Para ativar, toque em Controlos > Navegação > Planeador de Viagem.

Aplicação Energy

A aplicação Energy fornece uma representação visual da utilização de energia projetada e em tempo real do veículo.

Ícone de linha irregular verde com pontos em baixo
  1. Localize a aplicação Energy na barra inferior tocando no iniciador de aplicações (nos três pontos).
  2. Toque para abrir a aplicação Energy e escolha a partir de diferentes separadores. A linha colorida do gráfico de energia representa o seu consumo real de energia de condução, enquanto a linha cinzenta representa a utilização prevista.
    Informational PurposesAn informational icon, calling your attention
    Nota
    É possível personalizar os valores do gráfico tocando em Controlos > Ecrã > Indicador de energia.
  • Condução: Monitorizar a quantidade de energia consumida durante a condução. Pode monitorizar o consumo de energia em tempo real repartido por categorias, comparar em relação a diferentes projeções de referência e obter dicas de autonomia adaptadas à sua condução para compreender como melhorar a eficiência energética.
    1. Selecione Viagem enquanto estiver a navegar para um destino para comparar a utilização real com a projeção estimada.
    2. Selecione Nominal para comparar a energia real ou autonomia com a distância (ou energia) de condução estimada disponível.
    3. Selecione Condução atual para ver os dados da sua condução atual ou Desde o último carregamento para incluir os dados desde o último carregamento do veículo.
    4. Veja as Dicas de autonomia para compreender os impactos no consumo da bateria e para obter sugestões para maximizar a autonomia e eficiência.
  • Estacionamento: Monitoriza a quantidade de energia consumida enquanto o Model Y está estacionado.
    1. Selecione Desde a última condução ou Desde o último carregamento.
    2. Verifique o consumo de energia ao ralenti enquanto o seu veículo está estacionado e obtenha sugestões sobre como diminuir as perdas de energia.
  • Consumo: Apresenta a quantidade de energia que o Model Y consumiu ao longo dos últimos 10, 25 ou 50 km.
    1. Toque em Auton. Instantânea para ajustar a estimativa de autonomia projetada. A Auton. Instantânea utiliza apenas alguns dos mais recentes pontos de dados para estimar a autonomia projetada.
    2. Toque em Autonomia média para utilizar os últimos 10, 25 ou 50 km de consumo de energia para disponibilizar uma autonomia projetada mais precisa.