Cintos de segurança
Utilizar os cintos de segurança
Utilizar cintos de segurança e cadeiras de segurança para crianças é o método mais eficaz de proteger os ocupantes em caso de colisão. Por isso, a utilização do cinto de segurança é obrigatória por lei na maioria das jurisdições.
Todos os bancos estão equipados com cintos de segurança de inércia de três pontos. Os cintos de inércia ajustam-se automaticamente para permitir o movimento confortável dos ocupantes durante condições normais de condução.
O enrolador do cinto de segurança aperta ou bloqueia automaticamente para evitar a deslocação dos ocupantes se o Model Y sofrer uma força associada a forte aceleração, travagem, curvas ou um impacto por colisão.
Avisos relativos aos cintos de segurança
Apertar o cinto
- Garanta o posicionamento correto do banco. Consulte (consulte Posição de condução correta) para obter mais informações sobre o posicionamento correto do banco do condutor.
- Puxe o cinto suavemente, assegurando de que não fica enrolado ao longo da bacia, no peito e no ponto médio da clavícula, entre o pescoço e o ombro. Certifique-se de que o cinto está encaminhado corretamente e não está torcido. Nunca se sente no cinto de segurança ou em qualquer componente do mesmo.AvisoUm cinto de segurança torcido ou encaminhado incorretamente pode causar danos e interferir com o funcionamento do sistema de cintos de segurança.
- Insira a placa de bloqueio na fivela e aperte até ouvir um estalido, o que indica que se encontra bloqueada na posição correta.
- Puxe o cinto para verificar se está bem apertado.
- Puxe a parte diagonal do cinto na direção do enrolador para remover a folga em excesso.
Ajustar a altura da fixação de ombro
Model Y está equipado com uma fixação de ombro ajustável para cada banco dianteiro de modo a assegurar que o cinto de segurança está corretamente posicionado. O cinto de segurança deve ficar esticado ao longo do ponto médio da clavícula enquanto se encontra na posição de condução correta (consulte Posição de condução correta). Se o cinto de segurança não estiver posicionado corretamente, ajuste a altura da fixação de ombro:
- Mantenha premido o botão da fixação de ombro para libertar o mecanismo de bloqueio.
- Com o botão premido, desloque a fixação de ombro para cima ou para baixo, conforme necessário, para posicionar corretamente o cinto de segurança.
- Solte o botão da fixação de ombro para que este bloqueie na posição correta.
- Sem premir o botão, puxe a cinta do cinto de segurança e tente mover a fixação de ombro para baixo, para se certificar de que esta está bloqueada na posição correta.
Desapertar o cinto
Mantenha o cinto perto da fivela para evitar que a correia retraia demasiado rapidamente e, em seguida, prima o botão da fivela. O cinto é recolhido automaticamente. Certifique-se de que não existe qualquer obstrução que impeça o cinto de recolher totalmente. O cinto não deve ficar solto. Se um cinto de segurança não recolher totalmente, contacte a Tesla.
Utilizar os cintos de segurança durante a gravidez
Não coloque as secções subabdominal ou diagonal dos cintos de segurança sobre a zona abdominal. Utilize a secção subabdominal do cinto o mais baixo possível nas ancas e não na cintura. Posicione a parte diagonal do cinto entre o peito e na parte lateral do abdómen. Consulte o seu médico para orientações específicas.
Pré-tensores dos cintos de segurança
Os cintos de segurança dianteiros estão equipados com pré-tensores que funcionam em conjunto com os airbags em caso de colisão. Os pré-tensores recolhem automaticamente a fixação inferior e a cinta diagonal do cinto de segurança, reduzindo a folga das secções subabdominal e diagonal dos cintos, o que resulta num menor movimento para a frente do ocupante.
Se os pré-tensores e os airbags não se ativarem em caso de impacto, isto não significa que estejam avariados. Normalmente, significa que a intensidade ou o tipo de força necessária para os ativar não estavam presentes.
Os bancos laterais da segunda fila estão equipados com pré-tensores dos cintos de segurança diagonais que retraem as cintas dos cintos de segurança para reduzir o movimento para a frente do ocupante.
Testar os cintos de segurança
Para confirmar se os cintos de segurança estão a funcionar corretamente, efetue estas verificações em cada cinto de segurança.
- Com o cinto de segurança apertado, puxe rapidamente e com força a cinta mais próxima da fivela. A fivela deve manter-se bloqueada.
- Com o cinto de segurança apertado, puxe rapidamente e com força a cinta mais próxima da porta. A fixação permanente do cinto de segurança deve permanecer firmemente bloqueada. Nunca tente retirar esta fixação.
- Com o cinto desapertado, desenrole a cinta até ao limite. Verifique se se desenrola sem obstáculos e verifique visualmente a cinta quanto a desgaste. Permita que a cinta se retraia, verificando se a retração é suave e completa.
- Com a cinta desenrolada até meio, segure a lingueta e puxe rapidamente para a frente. O mecanismo deverá bloquear automaticamente e impedir que continue a desenrolar.
Se o cinto de segurança falhar qualquer um destes testes, envie imediatamente para reparação. Não permita que os ocupantes se sentem num banco com um cinto de segurança danificado.
Para obter informações sobre a limpeza dos cintos de segurança, consulte Cintos de segurança.