Limitações e avisos
Este tópico inclui avisos, precauções e limitações relativas às seguintes funcionalidades do Piloto Automático.
Cruise Control Adaptativo
Ao utilizar o Cruise Control Adaptativo, é da responsabilidade do condutor manter-se alerta, conduzir em segurança e controlar o veículo em todos os momentos. Mantenha-se sempre atento à estrada durante a condução e esteja preparado para tomar medidas corretivas conforme necessário.
Além disso, é da responsabilidade do condutor regular a velocidade de cruzeiro a uma velocidade segura e manter uma distância segura com base nas condições da estrada e limites de velocidade aplicáveis. Tenha em atenção as seguintes limitações enquanto o Cruise Control Adaptativo está ativo.
- Podem ocorrer situações em que a velocidade de cruzeiro poderá não mudar quando o limite de velocidade muda.
- O Cruise Control Adaptativo não adapta a velocidade de condução com base na estrada e nas condições de condução. Não utilize o Cruise Control Adaptativo em estradas sinuosas com curvas apertadas, em superfícies geladas ou escorregadias, ou quando as condições meteorológicas (tais como chuva intensa, neve, nevoeiro, etc.) não permitirem uma condução adequada a uma velocidade constante.
- Não confie no Cruise Control Adaptativo para manter uma distância de segurança precisa ou adequada.
- O Cruise Control Adaptativo poderá não prestar um controlo de velocidade adequado devido à limitada capacidade de travagem e a declives. Também pode calcular incorretamente a distância em relação a um veículo à frente. Numa descida, pode aumentar a velocidade de condução, fazendo com que o Model S exceda a velocidade definida (e possivelmente o limite de velocidade da estrada).
- O Cruise Control Adaptativo pode ocasionalmente travar o Model S quando não é necessário ou quando não está à espera. Isto pode ser causado por seguir de perto um veículo à frente, deteção de veículos ou objetos em faixas adjacentes (especialmente em curvas), etc.
- Devido a limitações inerentes ao GPS (sistema de posicionamento global) a bordo, podem ocorrer situações em que o Model S abranda, sobretudo perto de saídas de autoestrada ou rampas de saída em que seja detetada uma curva e/ou se estiver a navegar para um destino em vez de seguir o percurso.
- Em alguns casos (por exemplo, quando os dados são insuficientes), o Cruise Control Adaptativo pode não reduzir automaticamente a velocidade definida em nós de ligação de autoestradas ou em rampas de saída.
- O Cruise Control Adaptativo pode não detetar todos os objetos e pode não travar/desacelerar quando um veículo ou objeto se encontra apenas parcialmente na faixa de rodagem ou quando um veículo que se desloca à sua frente sai do caminho de condução e um objeto ou veículo parado ou em deslocação lenta está à sua frente, sobretudo durante a condução a uma velocidade de cruzeiro superior a 80 km/h.
- O Cruise Control Adaptativo pode reagir a veículos ou objetos que não existem ou que não se encontram na sua faixa de rodagem, fazendo com que o Model S abrande de forma desnecessária ou inapropriada.
- A estrada tem curvas apertadas ou mudanças de elevação significativas.
- Os sinais de trânsito são pouco claros, ambíguos ou estão mal conservados.
- A visibilidade é fraca (devido a chuva intensa, neve, granizo, etc., ou estradas com pouca luz durante a noite)
- Está a conduzir através de um túnel ou junto a uma divisória de autoestrada que interfere com a vista da(s) câmara(s)
- Luz intensa (por exemplo, de faróis de veículos em direção contrária ou luz solar direta) interfere com a vista da(s) câmara(s).
Direção Automática
- A Direção Automática não tem capacidade para determinar as marcações da faixa de rodagem de forma precisa. Por exemplo, as marcações da faixa estão demasiado gastas, nota-se que existem ainda marcações mais antigas na estrada, foram ajustadas devido a obras na estrada, mudam rapidamente (as faixas ramificam-se, cruzam-se ou unem-se), os objetos ou características da paisagem fazem muita sombra nas marcações da faixa ou a superfície da estrada contém remendos no pavimento ou outras linhas de elevado contraste.
- A visibilidade é fraca (chuva intensa, neve, nevoeiro, etc.) ou as condições meteorológicas interferem com o funcionamento do sensor.
- As câmaras ou os sensores estão obstruídos, cobertos ou danificados.
- Está a conduzir em declives.
- Se aproxima de uma portagem.
- Está a conduzir numa estrada com curvas apertadas ou excessivamente acidentada.
- Uma luz brilhante (como luz solar direta) está a interferir com a vista da(s) câmara(s).
- Os sensores (se equipados) são afetados por outro equipamento elétrico ou dispositivos que geram ondas ultrassónicas.
- Um veículo é detetado no seu ângulo morto quando o sinal de mudança de direção é ativado.
- Model S está a ser conduzido muito próximo do veículo da frente que está a bloquear a vista das câmaras.
Mudança Automática de Faixa
- Nunca dependa da Mudança Automática de Faixa para determinar uma trajetória de condução adequada. Conduza com atenção observando a estrada e o trânsito à sua frente, verificando a área circundante e monitorizando os avisos do ecrã tátil. Esteja sempre preparado para tomar medidas imediatas.
- Não utilize a opção de Mudança Automática de Faixa em estradas onde as condições de trânsito estejam em constante mutação e onde exista a presença de bicicletas e peões.
- O desempenho da mudança automática de faixa depende da capacidade das câmaras de reconhecerem as marcações da faixa.
- Não utilize a mudança automática de faixa em estradas sinuosas com curvas apertadas, em estradas geladas ou escorregadias ou quando as condições meteorológicas (tais como chuva intensa, neve, nevoeiro, etc.) possam obstruir a vista da(s) câmara(s) ou dos sensores (se equipados).
- A aceleração para ultrapassagens pode ser cancelada por diversos motivos imprevistos, além dos listados acima (por exemplo, ausência de dados de GPS). Mantenha-se alerta e nunca dependa da aceleração para ultrapassagens para aumentar a sua velocidade de condução.
- A aceleração para ultrapassagens aumenta a sua velocidade de condução sempre que o respetivo sinal de mudança de direção estiver ativado e acelera o Model S para se aproximar do veículo da frente. Embora o Cruise Control Adaptativo continue a manter a distância em relação ao veículo da frente, é importante ter em atenção que a distância de seguimento selecionada é reduzida quando a aceleração para ultrapassagens está ativa, sobretudo nos casos em que poderá não ter a intenção de ultrapassar o veículo que está a seguir.
Aviso de semáforo e sinal Stop
Navegar em Piloto Automático
Estacionamento automático
- Não utilize o estacionamento automático se algum elemento, como um engate esférico, um suporte para bicicletas ou um atrelado, estiver ligado ao engate de reboque. O estacionamento automático pode não parar para a realização do engate ao estacionar entre ou à frente de outros veículos.
- Nunca dependa do estacionamento automático para encontrar um lugar de estacionamento legal, adequado e seguro. O estacionamento automático nem sempre deteta objetos no lugar de estacionamento. Realize sempre inspeções visuais para confirmar que um lugar de estacionamento é adequado e seguro.
- Quando o estacionamento automático está ativamente a conduzir o Model S, o volante desloca-se de acordo com os ajustes do estacionamento automático. Não interfira com o movimento do volante. Se o fizer cancela o estacionamento automático.
- Durante a sequência de estacionamento, verifique continuamente o ambiente circundante. Esteja preparado para utilizar os travões para evitar veículos, peões ou objetos.
- Quando o estacionamento automático está ativo, monitorize o ecrã tátil para se assegurar de que tem conhecimento das instruções que o estacionamento automático está a fornecer.
É pouco provável que o estacionamento automático funcione conforme previsto nestas situações:
- A estrada é íngreme. O estacionamento automático foi concebido para funcionar apenas em estradas planas.
- A visibilidade é reduzida (devido a chuva intensa, neve, nevoeiro, etc.).
- A berma é constituída por materiais que não sejam pedra ou não é possível detetar a berma.
- O lugar de estacionamento previsto está diretamente adjacente a uma parede ou pilar (por exemplo, o último lugar de estacionamento de uma fila numa estrutura de estacionamento subterrânea).
- Se um ou mais sensores (se equipados) ou uma ou mais câmaras apresentarem danos, sujidade ou obstruções (como, por exemplo, por lama, gelo ou neve, ou por um apoio do veículo, pintura excessiva ou produtos adesivos tais como películas, autocolantes, revestimento em borracha, etc.).
- As condições meteorológicas (chuva intensa, neve, nevoeiro ou temperaturas excessivamente quentes ou frias) estão a interferir no funcionamento dos sensores (se equipados).
- Os sensores (se equipados) são afetados por outro equipamento elétrico ou interferência elétrica.