Assistência à manutenção na faixa de rodagem
Se for detetado um objeto no ângulo morto ou próximo da parte lateral do Model S (por exemplo, um veículo, um rail, etc.), o grupo de instrumentos apresenta linhas coloridas que irradiam da imagem do seu veículo. A localização das linhas corresponde à localização do objeto detetado. A cor das linhas (branca, amarela, laranja ou vermelha) representa a proximidade do objeto em relação ao Model S, sendo a branca a mais longínqua e a vermelha a mais próxima e que exige a sua atenção imediata. Estas linhas coloridas só são apresentadas ao conduzir a aproximadamente entre 12 km/h e 140 km/h. Quando a Direção Automática está ativa, estas linhas coloridas também são apresentadas se conduzir a uma velocidade inferior a 12 km/h. No entanto, as linhas coloridas não são apresentadas se o Model S se encontrar em ponto-morto (por exemplo, em caso de trânsito intenso).
Intervenções na direção
A assistência à manutenção na faixa de rodagem pode intervir na direção se o Model S se afastar (ou se aproximar) de uma faixa de rodagem adjacente em que seja detetado um objeto como, por exemplo, um veículo. Nestas situações, o Model S comanda automaticamente a direção para uma posição mais segura na faixa. Esta intervenção só é aplicada quando o Model S se desloca entre 48 e 140 km/h em grandes estradas com marcações de faixas bem visíveis. Quando é aplicada uma intervenção da direção, o painel de instrumentos apresenta por breves instantes uma mensagem de aviso.
Correção de Transposição de Faixa
A Correção de Transposição de Faixa foi concebida para avisar se o Model S está a desviar-se ou a aproximar-se da extremidade da sua faixa de rodagem.
A Correção de Transposição de Faixa só é aplicada quando conduz a uma velocidade entre 64 e 145 km/h em estradas com marcações de faixas bem visíveis. Pode escolher como pretende que o Aviso de Transposição da Faixa funcione tocando em e selecionando de entre estas opções:
- Aviso: Se uma roda dianteira ultrapassar uma marcação de faixa, o controlo da direção (ou volante)vibra.
- Assistência: É aplicada direção corretiva para manter o Model S numa posição segura, caso o Model S se desvie para uma faixa adjacente ou se aproxime da extremidade da estrada.
Quando a função de Correção de Transposição de Faixa está ativada e o Cruise Control Adaptativo está ativo, se o Model S se desviar da faixa de rodagem quando o sinal de mudança de direção associado está desligado, a Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem também verifica se as suas mãos estão no controlo da direção (ou volante). Se as suas mãos não forem detetadas, o painel de instrumentos apresenta vários alertas semelhantes aos que são utilizados durante a condução com a Direção Automática. Caso não sejam detetadas mãos repetidamente, o Model S abranda gradualmente até 25 km/h abaixo do limite de velocidade detetado, ou abaixo do limite de velocidade de cruzeiro definido e as luzes de perigo ficam intermitentes.
Assistente de Saída de Faixa de Emergência
O Assistente de Saída de Faixa de Emergência aplica automaticamente a direção para evitar uma potencial colisão em situações em que:
- Model S está a sair de uma faixa e pode colidir com um veículo que se desloca na mesma direção na faixa adjacente (independentemente do estado do sinal de mudança de direção).
- Model S está a sair de uma faixa para uma faixa próxima, o sinal de mudança de direção está desligado e é detetado um veículo a aproximar-se.
- Model S está a sair da estrada e o sinal de mudança de direção está desligado (por exemplo, muito próximo da extremidade da estrada e pode ocorrer uma colisão).
Quando o Assistente de Saída de Faixa de Emergência aplica ajustes à direção, é emitido um sinal sonoro e o painel de instrumentos apresenta um aviso e destaca a marcação da faixa de rodagem a vermelho.
O Assistente de Saída de Faixa de Emergência funciona quando o Model S se desloca a uma velocidade entre 48 e 145 km/h em estradas com marcações de faixas bem visíveis, bermas, etc.
Assistência ao Ângulo Morto
Câmara de ângulo morto automática
Pode ligá-la/desligá-la tocando em
no ecrã tátil.Após ativada, quando o sinal de mudança de direção é acionado, o ecrã tátil apresenta a imagem da câmara lateral correspondente. Se um veículo for detetado no ângulo morto numa faixa de rodagem adjacente, é apresentada uma barra vermelha vertical na imagem como aviso. Por exemplo, quando o sinal de mudança de direção para a esquerda está acionado e é detetado um veículo, é apresentada uma barra vermelha vertical no lado esquerdo da imagem. É possível deslocar a imagem para uma localização diferente no ecrã tátil. Para tal, toque na imagem e arraste-a para a nova localização (as localizações válidas são indicadas por áreas sombreadas, apresentadas quando toca continuamente na imagem).
Aviso Sonoro de Colisão no Ângulo Morto
Se pretender que seja emitido um sinal sonoro quando um veículo se encontra no seu ângulo morto e é detetada uma possível colisão, toque em
.Limitações e imprecisões
As funções de Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem nem sempre conseguem detetar as marcações das faixas e pode verificar avisos desnecessários ou inválidos nas seguintes situações:
- A visibilidade é fraca e as marcações da faixa não são claramente visíveis (devido a chuva intensa, neve, nevoeiro, etc.).
- Luz brilhante (por exemplo, de faróis de veículos em direção contrária ou luz solar direta) a interferir com a vista da(s) câmara(s).
- Um veículo à frente do Model S está a bloquear a vista das câmaras.
- O para-brisas está a obstruir a vista da(s) câmara(s) (com neblina, sujidade, coberta por um autocolante, etc.).
- As marcações da faixa estão demasiado gastas, nota-se que existem ainda marcações mais antigas na estrada, foram ajustadas devido a obras na estrada ou mudam rapidamente (por exemplo, as faixas ramificam-se, cruzam-se ou unem-se).
- A estrada é estreita ou sinuosa.
- Objetos ou características da paisagem fazem muita sombra nas marcações da faixa.
A Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem pode não fornecer avisos ou pode aplicar avisos inadequados nas seguintes situações:
- Se uma ou mais câmaras ou sensores (se existentes) estiverem danificados, sujos ou obstruídos (por lama, gelo ou neve, ou por um apoio do veículo, pintura excessiva ou produtos adesivos, tais como películas, autocolantes, revestimentos em borracha, etc.).
- As condições meteorológicas (chuva intensa, neve, nevoeiro ou temperaturas excessivamente quentes ou frias) estão a interferir no funcionamento dos sensores.
- Os sensores (se equipados) são afetados por outro equipamento elétrico ou dispositivos que geram ondas ultrassónicas.
- Um objeto instalado no Model S está a interferir com e/ou a obstruir um sensor (por exemplo, um suporte para bicicletas ou um autocolante no para-choques).
Além disso, a assistência à manutenção na faixa de rodagem pode não afastar o Model S de um veículo adjacente ou pode aplicar a direção desnecessária ou inadequada nestas situações:
- Estiver a conduzir o Model S em cantos ou curvas apertados a uma velocidade relativamente elevada.
- Luz brilhante (por exemplo, de faróis de veículos em direção contrária ou luz solar direta) a interferir com a vista da(s) câmara(s).
- Estiver a desviar-se para outra faixa mas não houver um objeto (por exemplo, um veículo) presente.
- Um veículo de outra faixa se colocar à sua frente ou se desviar para a sua faixa de rodagem.
- Model S não estiver a deslocar-se nas velocidades às quais a função de assistência à manutenção na faixa de rodagem foi concebida para funcionar.
- Se um ou mais sensores (se equipados) estiverem danificados, sujos ou obstruídos (como, por exemplo, por lama, gelo ou neve, ou por um apoio do veículo, pintura excessiva ou produtos adesivos tais como películas, autocolantes, revestimento em borracha, etc.).
- As condições meteorológicas (chuva intensa, neve, nevoeiro ou temperaturas excessivamente quentes ou frias) estão a interferir no funcionamento dos sensores.
- Os sensores (se equipados) são afetados por outro equipamento elétrico ou dispositivos que geram ondas ultrassónicas.
- Um objeto montado no Model S (por exemplo, um suporte para bicicletas ou um autocolante no para-choques) estiver a interferir com ou a obstruir o sensor.
- A visibilidade é fraca e as marcações da faixa não são claramente visíveis (devido a chuva intensa, neve, nevoeiro, etc.).
- As marcações da faixa estão demasiado gastas, nota-se que existem ainda marcações mais antigas na estrada, foram ajustadas devido a obras na estrada ou mudam rapidamente (por exemplo, as faixas ramificam-se, cruzam-se ou unem-se).