Reboque e acessórios
O conjunto de reboque permite-lhe rebocar um atrelado com o veículo. Permite-lhe transportar esquis, pranchas de snowboard, bicicletas, entre outros, fixando um transportador de acessórios ao engate.
Transportadores de acessórios
O pacote de reboque do Model S está equipado com um dispositivo de engate esférico de 50 mm capaz de suportar um transportador de acessórios.
O dispositivo de engate esférico foi concebido para suportar cargas verticais de até 54 kg ao transportar bicicletas ou outros acessórios no engate. Certifique-se sempre de que o peso máximo não é excedido. Quando calcular o peso, não se esqueça de incluir o peso do transportador de acessórios. Por exemplo, se o transportador pesar 14 kg, o limite de peso é suficiente para transportar duas bicicletas com cerca de 20 kg cada ou quatro bicicletas com cerca de 10 kg cada.
Para instalar e utilizar um transportador de acessórios, tem de estar aplicado um engate de reboque (consulte Ligar o engate de reboque). Siga as instruções fornecidas com o seu transportador de acessórios. Respeite todos os regulamentos e requisitos legais no seu estado/região aplicáveis aos acessórios de transporte.
O pacote de reboque do Model S inclui a cablagem necessária para utilizar um transportador de acessórios equipado com luzes (consulte Ligações elétricas). O pacote inclui também o software de modo de reboque (consulte Modo de reboque).
Quando transportar acessórios, confirme periodicamente se o transportador de acessórios e a respetiva carga permanecem fixos e, se aplicável, se as luzes no transportador de acessórios estão a funcionar.
Capacidade de reboque do atrelado
O peso total do atrelado (incluindo toda a carga e equipamentos adicionais) e o peso da lança do atrelado nunca devem exceder o seguinte:
Tamanho da jante/roda | Capacidade máxima de reboque* | Peso máximo da lança** |
---|---|---|
19"***, 20" ou 22" | 1600 kg | 100 kg |
*A Tesla recomenda um sistema de travagem separado em atrelados com um peso de carga superior a 450 kg. O sistema de travagem deve ser adequado ao peso do atrelado. Siga as instruções fornecidas pelo fabricante dos travões do atrelado para garantir que os travões do atrelado estão corretamente instalados, ajustados e mantidos.
**O peso da lança é a força descendente que o peso do atrelado exerce sobre o engate. É a massa máxima tecnicamente admissível no ponto de engate (100 kg). Não deve ser inferior a 4% da carga do atrelado. Transportar uma quantidade significativa de equipamento, passageiros ou carga no veículo de reboque pode reduzir o peso que a lança consegue suportar, o que também reduz a capacidade máxima de reboque. A capacidade máxima de reboque é calculada partindo do princípio de que o GVWR (peso bruto do veículo) não é excedido. A GVWR está impressa na chapa regulamentar (consulte Chapa regulamentar).
Pneus | Com pregos | Tamanho da jante/roda | Classificação |
---|---|---|---|
Nokian Hakkapeliitta R2 | Não | 19" | 110 R |
Pirelli Sottozero 3 | Não | 19" | 110 V |
Pressão dos pneus ao rebocar
Ao rebocar um atrelado, a pressão dos pneus deve ser ajustada para acomodar a carga adicional. Mantenha os pneus à pressão indicada abaixo (estas pressões substituem as pressões indicadas na etiqueta de informações sobre cargas e pneus):
Pneus | Pressão dos pneus a frio |
---|---|
285/40R19 107 XL |
42 psi (290 kPa) |
295/30R21 102 XL |
42 psi (290 kPa) |
Antes de rebocar um atrelado
Antes de rebocar um atrelado, deve realizar o seguinte:
- Encha os pneus até à pressão dos pneus a frio especificada na secção Pressão dos pneus ao rebocar.
- Certifique-se de que o amortecimento de suspensão adaptativa do veículo está definido para Avançado e, em seguida, defina a altura da suspensão para a altura Média (toque em ).
- Respeite todos os regulamentos e requisitos legais no seu país/região aplicáveis ao reboque de atrelados. Se não respeitar os regulamentos pode comprometer a segurança.
- Ajuste os espelhos laterais de forma a proporcionar uma vista nítida atrás sem um ângulo morto significativo.
- Ative o Modo de Reboque (consulte Modo de reboque).
Confirme o seguinte:
- O Model S permanece na horizontal com o atrelado instalado. Se o veículo tiver uma inclinação para a frente na dianteira, e para baixo na traseira, verifique se não está a exceder a capacidade máxima de reboque e as cargas da lança indicadas na capacidade de transporte.
- Todos os acessórios e peças do engate de reboque e conetores elétricos (incluindo luzes de marcha-atrás e de nevoeiro, se equipadas) estão em boas condições e ligados corretamente. Se houver um problema evidente, não reboque o atrelado.
- As luzes do atrelado (luzes de travagem, sinais de mudança de direção e luzes indicadoras) estão a funcionar corretamente.
- A lança do atrelado está ligada corretamente à esfera de engate.
- Toda a carga está protegida.
- Estão disponíveis calços para as rodas.
- A carga do atrelado está uniformemente distribuída de modo a que o peso da lança do atrelado seja de aproximadamente 4% do peso total do atrelado, sem exceder os pesos máximos da lança indicados na capacidade de transporte.
Diretrizes de reboque
O Model S foi concebido principalmente como um veículo de transporte de passageiros. Rebocar um atrelado coloca carga adicional no(s) motor(es), na transmissão, nos travões, nos pneus e na suspensão e diminui significativamente a autonomia. Se decidir rebocar um atrelado, proceda com cuidado e siga estas diretrizes gerais:
- Reduza a velocidade de condução e evite manobras repentinas. Lembre-se de que ao rebocar um atrelado, a direção, a estabilidade, o raio de viragem, a distância de travagem e o desempenho de travagem são diferentes quando comparados com a condução sem um atrelado.
- Aumente a distância de seguimento ao manter, pelo menos, o dobro da distância em relação ao veículo da frente. Desta forma, ajuda a evitar situações que exijam travagens a fundo. Uma travagem brusca pode provocar uma derrapagem ou patinagem e perda de controlo.
- Evite curvas apertadas. Curvas apertadas podem fazer com que o atrelado entre em contacto com o veículo e provocar danos. Lembre-se de que as rodas do atrelado estão mais próximas do interior da curva do que as rodas do veículo. Por isso, faça curvas mais largas para evitar que o atrelado atinja passeios, sinais de trânsito, árvores ou outros objetos.
- Verifique periodicamente as luzes e os sinais de mudança de direção do atrelado para confirmar que as lâmpadas continuam a trabalhar. Ao rebocar um atrelado, as setas dos sinais de mudança de direção no painel de instrumentos do veículo piscam normalmente, mesmo que as lâmpadas do atrelado estejam fundidas.
- Confirme periodicamente se a carga está fixa.
- Confirme periodicamente se os travões do atrelado estão a funcionar.
- Evite estacionar numa inclinação (consulte Estacionar com um atrelado).
- Confirme regularmente se todos os componentes de reboque estão bem fixos.
Modo de reboque
O modo de reboque deve estar sempre ativo ao rebocar um atrelado. Quando liga a ligação elétrica de um reboque, o Model S ativa automaticamente o modo de reboque. Ao remover a ligação elétrica do atrelado, o modo de reboque desativa-se. Para ativar ou desativar manualmente o modo de reboque, toque em no ecrã tátil. Um dos seguintes indicadores aparece no painel de instrumentos:
Algumas funções do Piloto Automático (Direção Automática, Chamamento, Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem, etc.), bem como a funcionalidade do sensor de estacionamento traseiro, podem não estar disponíveis quando o Modo de Reboque estiver ativado. Além disso, algumas funcionalidades poderão funcionar de forma diferente. Por exemplo:
- O Cruise Control Adaptativo aumenta a distância em relação ao veículo da frente.
- O sistema de suspensão pneumática não efetua ajustes com base na velocidade de Média para Baixa.
- O sistema de suspensão pneumática não aumenta automaticamente a altura da suspensão com base em locais guardados.
- Os alertas de colisão lateral estão ativos, mas as intervenções da Direção Automática estão desativadas.
- A força de travagem fornecida pela Travagem de Emergência Automática (consulte Assistente de Prevenção de Colisão) é significativamente limitada.
Travões do atrelado
Ao rebocar um atrelado carregado com um peso superior a 450 kg, a Tesla recomenda que o atrelado esteja equipado com o seu próprio sistema de travagem adequado ao peso do atrelado. Certifique-se de que cumpre os regulamentos locais. É necessário adquirir um controlador dos travões em separado e o conetor pigtail de 4 pinos necessário pode ser encomendado junto da Assistência Tesla.
Siga os seguintes passos para ligar um controlador de travões:
- Ligue a cablagem do controlador dos travões aos locais adequados no conetor pigtail de 4 pinos.
1 – Saída de controlo dos travões para o atrelado
2 – Terra
3 – Sinal de travão ativo
4 – Alimentação de Baixa tensão (20 A)
- Retire a tampa situada sob o painel de instrumentos no espaço para os pés do lado do condutor.
Com volante à esquerda:
Com volante à direita:
- Retire a carpete para expor o conetor de 4 pinos do veículo na cablagem.
Com volante à esquerda:
Com volante à direita:
- Ligue o conetor pigtail ao conetor da cablagem do veículo.
Estacionar com um atrelado
Sempre que possível, evite estacionar numa inclinação. No entanto, se for absolutamente necessário estacionar numa inclinação, coloque calços nas rodas do atrelado:
- Uma das pessoas mantém premido o pedal do travão.
- A segunda pessoa coloca os calços sob as rodas no lado rebaixado dos pneus do veículo.
- Quando os calços estiverem colocados, solte o pedal do travão e certifique-se de que os calços aguentam o peso do veículo e do atrelado.NotaQuando testar os calços, certifique-se de que a imobilização do veículo (consulte Imobilização do veículo) não está ativada. Se a imobilização do veículo estiver a travar o Model S, a luz indicadora de imobilização do veículo é apresentada no painel de instrumentos. Para desativar a imobilização do veículo, prima e solte o pedal do travão.
- Coloque o veículo na posição de estacionamento.
Mitigação da oscilação do atrelado
Quando é detetada oscilação do atrelado, o sistema eletrónico de controlo da estabilidade do Model S tenta aplicar a travagem adequada para minimizar a oscilação do atrelado. O painel de instrumentos apresenta por breves instantes o indicador do sistema de controlo da tração. Premir o pedal do travão quando o sistema está ativamente a travar para mitigar a oscilação do atrelado não cancela esta travagem automática.
Ligar o engate de reboque
O pacote de reboque do Model S inclui um engate de suporte de peso com um dispositivo de engate esférico de 50 mm. Quando não está a ser usado, o engate deve ser removido e guardado num local seco para evitar a ferrugem e corrosão. Mantenha a proteção contra o pó no alojamento do engate para evitar a entrada de sujidade e resíduos.
Para instalar o engate de reboque:
- Retire a proteção contra o pó do alojamento do engate.NotaO Model S pode estar equipado com duas presilhas de pressão para fixar a proteção contra pó ao veículo. Para abrir, utilize um objeto afiado, como uma chave de fendas lisa, para abrir cuidadosamente as presilhas. Retire a proteção contra pó.
- Insira a chave no cilindro de bloqueio no engate e rode o cilindro de forma a que a parte superior da chave esteja alinhada com a posição de "desbloqueio".
- Puxe o cilindro de bloqueio para fora do adaptador aproximadamente 0,5 cm e rode-o para a direita até a marca vermelha no cilindro ficar alinhada com o ponto branco.AvisoTenha cuidado ao rodar o cilindro de bloqueio. Se não encaixar na "posição de abertura", este retrai automaticamente para a "posição de fecho" original e pode entalar os dedos.
- Agarre firmemente o engate a partir da parte inferior e alinhe as guias em forma de triângulo nos lados do engate com as aberturas correspondentes no alojamento do engate. NotaNão agarre no cilindro de bloqueio, porque este necessita de rodar livremente.
- Empurre o engate para o alojamento do engate até que o cilindro de bloqueio rode aproximadamente 120° para a esquerda e bloqueie automaticamente na "posição de fecho". A área verde do cilindro de bloqueio (acima da seta branca) está alinhada com o ponto branco no alojamento.
- Verifique visualmente para confirmar que o engate está completamente inserido no alojamento. Tente puxar o engate para baixo. O engate não deve cair quando o puxa para baixo.NotaSe o engate não bloquear no alojamento, cai quando o puxar para baixo.
- Rode a chave de forma que as setas fiquem alinhadas com a marca de "bloqueio" do cilindro de bloqueio.
- Retire a chave e guarde-a num local seguro (de preferência, no interior do veículo).NotaA chave só pode ser removida se o engate estiver bloqueado. Isto indica uma ligação adequada. Não utilize o engate sem retirar a chave.NotaA Tesla recomenda anotar o código da chave. Necessita deste código se perder as chaves e necessitar de encomendar uma de substituição.
- Feche a proteção contra o pó para evitar a entrada de sujidade e resíduos no bloqueio. Para a versão mais recente com presilhas de pressão, volte a fixar a proteção contra pó, encaixe-a no devido lugar e abra as presilhas de pressão antes de as empurrar.
Desligar o engate de reboque
Depois de rebocar, remova o engate:
- Introduza a chave e rode-a para alinhar a parte superior da chave com a posição de "desbloqueio".
- Segurando firmemente na parte inferior do engate (para evitar que caia no chão), puxe o cilindro de bloqueio para fora aproximadamente 0,5 cm e rode-o para a direita até a marca vermelha do cilindro de bloqueio ficar alinhada com o ponto branco. Neste momento, o cilindro de bloqueio está bloqueado na posição de "abertura" e o engate sai do alojamento.AvisoTenha cuidado ao rodar o cilindro de bloqueio. Se não encaixar na "posição de abertura", este retrai automaticamente para a "posição de fecho" original e pode entalar os dedos.
- Volte a instalar a proteção contra o pó no alojamento do engate para evitar a acumulação de sujidade no interior do alojamento.
- Feche a proteção contra o pó no cilindro de bloqueio do engate e guarde o engate num local seguro.
Ligações elétricas
Os regulamentos exigem que todos os atrelados estejam equipados com luzes traseiras, luzes de travagem, luzes de presença laterais e sinais de mudança de direção. Para fornecer energia para a iluminação da maioria dos atrelados, existe um conetor de 13 pinos integrado junto às fichas da cablagem do suporte do engate.
- Sinal de mudança de direção para a esquerda (amarelo)
- Nevoeiro traseiras (azul)
- Terra para pinos 1-8 (branco)
- Sinal de mudança de direção para a direita (verde)
- Luz traseira direita (castanho)
- Luzes de paragem (vermelho)
- Luz traseira esquerda (preto)
- Luzes de marcha-atrás (cor de rosa)
- Baixa tensão Alimentação – permanente (cor de laranja)
- Baixa tensão Alimentação – ligado/ignição (cinzento)
- Terra para pino 10 (preto/branco)
- Saída de controlo dos travões do reboque (cinzento claro)
- Terra para pino 9 (vermelho/branco)
Ligar a cablagem do atrelado ao conetor elétrico do Model S ativa automaticamente o modo de reboque (consulte Modo de reboque).
Impacto na autonomia
O reboque de um atrelado e os acessórios de transporte aumentam o peso e o arrasto do veículo. Como resultado, a autonomia pode diminuir significativamente. Embora o Planeador de Viagem tente ajustar as estimativas com base no modo de reboque, o consumo real de energia pode variar. Planifique a duração da viagem e os destinos para carregamento em conformidade.