Modo de Pista
O Modo de Pista, disponível apenas em veículos Model S Plaid, foi concebido para alterar o controlo da estabilidade, o controlo da tração, a travagem regenerativa e os sistemas de arrefecimento para aumentar o desempenho e a manobrabilidade durante a condução em pistas de circuito fechado. O Modo de Pista melhora a capacidade de realização de curvas ao utilizar de forma inteligente os motores e os sistemas de travagem regenerativa e tradicional. Quando ativado, o sistema de arrefecimento funciona a um nível superior antes de, durante e após sessões de condução agressivas, com vista a garantir que os sistemas do veículo suportam o calor excessivo.
No modo de pista, o amortecimento de suspensão adaptativa é otimizado para a manobrabilidade e o controlo da carroçaria do veículo para proporcionar confiança ao condutor na realização de manobras dinâmicas. A altura da suspensão é automaticamente definida para Baixa e a suspensão deixa de ser elevada automaticamente para obter conforto em superfícies irregulares.
Utilizar o Modo de Pista
O Modo de Pista está sempre desativado quando arranca o Model S. Para ativar o Modo de Pista para a condução atual, mude para a posição de estacionamento e siga estes passos:
- Toque em
Após a ativação, a palavra PISTA aparece no painel de instrumentos, acima da velocidade de condução, e o painel do modo de pista aparece no mapa. O painel do modo de pista apresenta informações de estado de consulta imediata acerca da bateria e dos motores (consulte Monitorização do estado do veículo) e um acelerómetro em tempo real (consulte G-Meter).
. - Se pretender, é possível personalizar as definições do modo de pista tocando em Personalizar no painel do modo de pista do ecrã tátil (consulte Personalizar o modo de pista). Também pode personalizar as definições do modo de pista ao tocar em e, em seguida, tocar em Personalizar junto à definição do modo de pista.NotaPara um ótimo desempenho, aguarde que as temperaturas da bateria e do motor baixem se aparecerem realçadas a amarelo ou vermelho.
- Se pretender, inicie o cronómetro de volta (consulte Utilizar o Cronómetro de volta).
- Engrene a mudança e GO!
Se estiver ligado, o Cronómetro de volta reinicia para a volta seguinte de cada vez que passa pela localização de início/fim. Consulte Utilizar o Cronómetro de volta.
Quando o Modo de Pista está ativado:
- As funcionalidades do Piloto Automático não estão disponíveis.
- A definição de Arranque com patinagem é anulada.
- O consumo de energia aumenta.
- As funcionalidades de entretenimento não estão disponíveis.
- A Mudança automática (Beta) é desativada (consulte GUID-E9B387D7-AFEF-4AAF-8685-4FE71E09287D.html#CONCEPT_HWB_SP1_V1C para obter mais informações).
- As definições do amortecimento de suspensão adaptativa estão desativadas (o modo de pista otimiza automaticamente o amortecimento de suspensão adaptativa, de modo a suportar uma condução agressiva).
Utilize a definição do ecrã tátil para desativar o Modo de Pista a qualquer momento. Desligar o Model S também desliga o Modo de Pista (embora possa aparecer no ecrã tátil se o Arrefecimento pós-condução estiver em curso). Ao desativar o Modo de Pista, todas as definições voltam ao estado anterior e todas as funcionalidades voltam ao estado normal de funcionamento.
NotaSe o Model S se desligar enquanto o modo de pista está ativo para o arrefecimento pós-condução, o ecrã tátil apresenta uma janela pop-up que proporciona acesso rápido para voltar a ativá-lo quando voltar a ligar o Model S.
Velocidade máxima, pneus e pressões dos pneus
Um Model S equipado com travões de carbono-cerâmica da Tesla consegue atingir uma velocidade máxima de 200 mph (322 km/h).
Tara máxima permitida do eixo dianteiro | Tara máxima permitida do eixo traseiro | |
Goodyear Supercar 3R | TPMAM por etiqueta | 1410 kg |
Michelin PS4S | TPMAM por etiqueta | TPMAM por etiqueta |
Personalizar o modo de pista
Para personalizar o modo de pista, toque em Personalizar no painel do modo de pista que aparece no mapa ao ativar o modo de pista. Também pode aceder às definições do Modo de Pista ao tocar em e, em seguida, tocar em Personalizar junto à definição do Modo de Pista. Escolha uma definição existente do Modo de Pista na lista de perfis pré-definidos disponibilizados pela Tesla. Em alternativa, crie um novo perfil de definições ao tocar em Novas definições, introduzir um nome para o perfil de definições e, em seguida, ajustar estas definições para as adaptar às suas preferências ou ao cenário de condução, ou personalizar para uma pista específica:
- Gerir equilíbrio - Arraste o controlo deslizante para personalizar o equilíbrio do Model S numa curva. Se o Model S tiver um comportamento demasiado livre, pode escolher uma configuração de subviragem orientada à frente. Tem dificuldades em fazer uma curva? Experimente uma configuração orientada à traseira para aumentar a rotação. Pode selecionar qualquer valor, em incrementos de 5%, entre 100/0 (para 100% de orientação à frente utilizada para obter subviragem) e 0/100 (para 100% de orientação à traseira para obter sobreviragem).
- Assistente de Estabilidade - Arraste o controlo deslizante para escolher o nível de ajuda ao controlo do veículo proporcionado pelos sistemas de controlo da estabilidade. Pode escolher qualquer nível entre -10 e 10. Selecionar +10 ativa todos os sistemas de assistência à estabilidade, e é semelhante a conduzir sem o modo de pista ativado. Selecionar -10 desativa todos os sistemas de assistência à estabilidade, e a estabilidade da condução fica totalmente a cargo do condutor. A predefinição 0 representa um equilíbrio que garante o controlo automático de alguma estabilidade e deixa algum controlo a cargo do condutor.
- Travagem Regenerativa - Arraste o controlo deslizante para escolher a quantidade de travagem regenerativa disponível. Pode escolher qualquer valor, em incrementos de 5%, entre 0 e 100%. Se utilizar travões base, a Tesla recomenda a definição de 100% para evitar o sobreaquecimento. O sobreaquecimento não constitui um problema num Model S equipado com travões de carbono-cerâmica.
- Arrefecimento pós-condução - Ative a função se pretender que os sistemas de arrefecimento continuem a arrefecer os componentes do veículo mesmo depois de sair do veículo. O arrefecimento para automaticamente quando os componentes estão suficientemente frios, ou quando desliga e volta a ligar o Model S. A função Arrefecimento pós-condução é útil quando pretender arrefecer rapidamente os componentes entre sessões de condução. Se a função Arrefecimento pós-condução estiver desativada, os componentes arrefecem eventualmente, mas o processo é mais demorado.
- Temperaturas dos travões (apenas é apresentado se o Model S não estiver equipado com o kit de travões de carbono-cerâmica da Tesla) - Ative para apresentar as temperaturas dos travões e os avisos relacionados com o sistema de travagem. Caso tenha instalado um sistema de travagem de alto desempenho do mercado pós-venda, recomenda-se que desative a opção.NotaOs avisos são automaticamente desativados num Model S equipado com o kit de travões de carbono-cerâmica da Tesla.
- Guardar gravação de voltas da Dashcam - Ative a função se pretender guardar um vídeo e os dados numa pen USB quando utilizar o Cronómetro de Volta. É necessário ter uma pen USB configurada e inserida conforme descrito (consulte Requisitos da pen USB para a gravação de vídeos). A pen USB deve ter uma pasta denominada TeslaTrackMode. Quando ativado, o Modo de Pista guarda um vídeo e os dados associados para cada volta. O Modo de Pista também guarda o estado do automóvel e os dados de telemetria com detalhes acerca da posição, velocidade, aceleração, utilização do acelerador, etc. Mais tarde, pode ver as gravações de vídeo e analisar estes dados guardados num formato de ficheiro .CSV na pen USB para determinar onde está a perder ou a ganhar tempo.
A definição atualmente selecionada é apresentada no ecrã tátil no canto superior esquerdo do painel do modo de pista.
O Modo de Pista permite-lhe guardar até 20 perfis de definições. Para eliminar um perfil selecionado, toque em Eliminar na parte inferior do ecrã de definições.
Utilizar o Cronómetro de volta
Ao ativar o Modo de Pista, o mapa apresenta um Cronómetro de volta. Coloque um pino no mapa para definir a localização de início/fim da volta. Em seguida, prima INICIAR para iniciar a sessão de condução (as voltas). Uma vez iniciado, o cronómetro de volta começa a contar sempre que o Model S passa pela localização de início/fim da volta identificada pelo pino. O cronómetro de volta começa automaticamente a contar a duração da volta, reiniciando o temporizador sempre que volta a passar pela localização de início/fim e apresentando o delta em tempo real entre a volta atual e a volta mais rápida da sessão de condução. O mapa destaca a faixa a azul.
Ao concluir cada volta, o Cronómetro de volta apresenta a duração da volta. Também apresenta os tempos associados à última e à melhor volta da sessão de condução.
Se a função Guardar gravação de voltas da Dashcam estiver ativa (consulte Personalizar o modo de pista), e uma pen USB devidamente formatada estiver inserida, o Modo de Pista guarda um vídeo da sessão de condução (gravado pelas câmaras dianteiras), juntamente com um ficheiro .CSV que disponibiliza informações detalhadas sobre a volta.
Monitorização do estado do veículo
Pode monitorizar facilmente o estado do Model S ao utilizar o modo de pista, ao consultar o ecrã tátil e o painel de instrumentos.
O ecrã tátil apresenta um gráfico de barras que representa as temperaturas da bateria e dos motores. Estas barras são apresentadas sem cor no caso de um funcionamento dentro do intervalo de temperatura ideal. Contudo, quando a bateria ou o motor começarem a ser afetados por uma redução do desempenho devido à temperatura, a barra correspondente é destacada a amarelo. Em seguida, à medida que o desempenho se torna mais limitado, a cor da barra muda para vermelho.
O painel de instrumentos apresenta leituras dinâmicas das pressões dos pneus e destaca uma leitura de pressão dos pneus a vermelho caso a pressão dos pneus se torne reduzida.
Se o Model S não estiver equipado com o kit de travões de carbono-cerâmica da Tesla, o painel de instrumentos também apresenta os avisos de temperatura dos travões dianteiros e traseiros, utilizando amarelo, caso os travões atinjam os limites térmicos, e vermelho, quando os limites térmicos são excedidos.
G-Meter
No modo de pista, o G-Meter em tempo real é apresentado no ecrã tátil, no painel do modo de pista. O G-Meter representa graficamente os valores de aceleração longitudinal e lateral de pico sob a forma de um medidor circular. O histórico da sua condução é representado na área sombreada. O G-Meter é reiniciado no início de cada sessão de condução.