Alertas de resolução de problemas

APP_w009A Travagem de Emergência Automática está indisponívelFunções podem recuperar na próxima viagem

O que este alerta significa:

A função de Travagem de Emergência Automática está indisponível durante o resto da sua viagem atual. Este alerta não indica especificamente que quaisquer outras funções ou funcionalidades de travagem estão indisponíveis.

Este alerta pode estar presente por vários motivos. Também podem estar presentes outros alertas para condições que também levem a que a Travagem de Emergência Automática fique indisponível.

O que fazer:

Normalmente, não é necessária qualquer ação. A Travagem de Emergência Automática ficará normalmente disponível de novo quando iniciar a sua próxima condução.

Se este alerta persistir ao longo de várias conduções, ou se ocorrer com uma frequência cada vez maior ao longo de várias viagens, recomenda-se que agende uma visita à assistência assim que possível.

Para obter mais informações, consulte Assistente de Prevenção de Colisão.

APP_w048Funções do Piloto Automático temporariamente indisponíveisFunções podem recuperar na próxima viagem

O que este alerta significa:

As funções do Piloto Automático estão atualmente indisponíveis no seu veículo. Dependendo da configuração do seu veículo, as funções do Piloto Automático desativadas podem incluir:

  • Direção Automática
  • Cruise Control Adaptativo
  • Travagem de Emergência Automática
  • Alerta de Colisão Frontal
  • Aviso de Transposição da Faixa

O que fazer:

Este alerta pode ser apresentado por vários motivos. Verifique se existem alertas adicionais que indiquem a causa deste problema.

Normalmente, as funções do Piloto Automático são repostas na próxima vez que conduzir. Se este alerta persistir em várias ocasiões de condução, agende uma visita à assistência o mais rapidamente possível.

Para obter mais informações, bem como a lista completa de funções do Piloto Automático, consulte Acerca do piloto automático.

APP_w207Direção automática temporariamente indisponível

O que este alerta significa:

A Direção Automática está temporariamente indisponível. Esta pode ser uma condição temporária causada por um fator externo, como:

  • Marcações da faixa de rodagem em falta ou desgastadas.
  • Estradas estreitas ou sinuosas.
  • Fraca visibilidade devido a chuva, neve, nevoeiro ou outras condições climatéricas.
  • Temperaturas extremamente quentes ou frias.
  • Luz intensa devido aos faróis de outros veículos, luz solar direta ou outras fontes de iluminação.

Este alerta também será apresentado se ultrapassar o limite máximo de velocidade para a Direção Automática com a Direção Automática ativada. Neste caso, a Direção Automática não estará disponível durante o resto da sua viagem atual.

O que fazer:

Continue até ao seu destino. Se a Direção Automática não estiver disponível no momento em que chegar ao destino e permanecer indisponível durante a próxima viagem programada, verifique o seguinte:

  • Danos ou obstruções causadas por lama, gelo, neve ou outros fatores ambientais
  • Obstruções causadas por um objeto montado no veículo, como um suporte de bicicletas
  • Obstruções causadas ao adicionar ao veículo tinta ou produtos adesivos como películas, autocolantes ou revestimentos de borracha
  • Um para-choques danificado ou desalinhado

Se não houver obstruções óbvias, ou se encontrar danos no veículo, agende assistência quando for mais prático para si. Entretanto, continua a ser possível conduzir o veículo como normalmente.

Para obter mais informações, consulte Funcionalidades do piloto automático.

APP_w218Limite de velocidade da Direção Automática excedidoAssuma o controlo do volante

O que este alerta significa:

A Direção Automática não está disponível porque o seu veículo excedeu o limite de velocidade máximo para esta funcionalidade de assistência ao condutor.

O que fazer:

Assuma o controlo imediato do controlo da direção (ou volante) e mantenha o controlo até chegar ao seu destino.

Na maioria dos casos, a Direção Automática não estará disponível durante o resto da sua viagem atual. Para a repor, pare completamente o veículo e coloque-o na posição de estacionamento. Quando mudar para a posição de condução para se deslocar para o destino seguinte, a Direção Automática deverá estar novamente disponível.

Informational PurposesAn informational icon, calling your attention
Nota
Se este alerta ficar ativo enquanto conduz na Alemanha, a Direção Automática deve ficar novamente disponível assim que o seu veículo estiver a circular abaixo do limite de velocidade da Direção Automática.

Se a Direção Automática não estiver disponível durante a viagem seguinte e permanecer indisponível durante as viagens subsequentes, agende uma visita à assistência Tesla quando for mais prático para si. Entretanto, continua a ser possível conduzir o veículo como normalmente.

Para obter mais informações, consulte Funcionalidades do piloto automático.

APP_w222Control. velocidade cruzeiro indisponívelVisibilidade reduzida da câmara dianteira

O que este alerta significa:

O Cruise Control Adaptativo e a Direção Automática não estão disponíveis porque uma ou mais câmaras dianteiras do seu veículo estão obstruídas ou tapadas por condições externas.

O Cruise Control Adaptativo e a Direção Automática permanecem indisponíveis quando uma câmara dianteira não tiver a visibilidade adequada. As câmaras podem ter visibilidade limitada ou nula devido a:

  • Sujidade ou resíduos na superfície da câmara.
  • Condições ambientais, como chuva, nevoeiro, neve ou orvalho.
  • Luz solar intensa ou brilho de outra fonte de iluminação.
  • Condições de iluminação baixa ou limitada, incluindo estradas sem luz ou com pouca luz durante a noite.
  • Condensação (gotas de água ou humidade) na superfície da câmara.
  • Características ambientais fixas, incluindo paredes de túneis ou divisórias de autoestrada.

O que fazer:

Continue até ao seu destino. É possível conduzir o veículo.

Trata-se muitas vezes de uma questão temporária que desaparece por si só. Se o alerta não desaparecer até ao final da viagem:

  • Inspecione e limpe a zona da câmara dianteira na parte superior central do para-brisas antes da próxima viagem programada.
  • Verifique a existência de condensação, sujidade ou outros detritos na superfície da câmara e tente limpar qualquer obstrução.

Consulte Limpar uma câmara para obter mais informações sobre limpar sujidade ou detritos da respetiva área do veículo.

Embora a condensação no interior do alojamento da câmara dianteira não possa ser limpa, normalmente pode limpá-la mais rapidamente seguindo estes passos:

  1. Precondicione o habitáculo com a temperatura definida para Alta e o A/C ligado.
  2. Ligue o desembaciador do para-brisas dianteiro.

Se este alerta persistir durante as viagens seguintes, mas não for visível qualquer obstrução na câmara dianteira, agende uma visita à assistência Tesla o mais rapidamente possível. Entretanto, continua a ser possível conduzir o veículo como normalmente.

APP_w224Control. velocidade cruzeiro indisponívelContinue condução para câmaras se calibrarem

O que este alerta significa:

O Cruise Control Adaptativo e a Direção Automática não estão disponíveis porque as câmaras do seu veículo não estão totalmente calibradas.

É necessário que o seu veículo manobre com grande precisão quando funções como o Cruise Control Adaptativo e a Direção Automática estão ativas. Antes de estas funções poderem ser utilizadas pela primeira vez, é necessário que as câmaras efetuem uma autocalibração inicial. Ocasionalmente, é possível que uma ou mais câmaras fiquem descalibradas.

O que fazer:

Continue até ao seu destino. É possível conduzir o veículo.

O Cruise Control Adaptativo e a Direção Automática permanecem indisponíveis até à realização de uma calibração da câmara.

Após a conclusão da calibração, o Cruise Control Adaptativo e a Direção Automática devem ficar disponíveis.

Para sua conveniência, é apresentado um indicador de progresso da calibração no ecrã tátil. Normalmente, a calibração fica concluída após conduzir 20-25 milhas (32-40 km), mas a distância varia consoante as condições ambientais e da estrada. Por exemplo, conduzir numa estrada reta com marcações de faixa altamente visíveis ajuda as câmaras a calibrar mais rapidamente.

Se o alerta persistir e a calibração da câmara não tiver sido concluída após o seu veículo ter percorrido 100 milhas (160 km) ou mais, ou o Cruise Control Adaptativo e a Direção Automática permanecerem indisponíveis apesar de a calibração ter sido bem-sucedida, agende uma visita à assistência Tesla o mais rapidamente possível. Entretanto, continua a ser possível conduzir o veículo como normalmente.

APP_w304Câmara obstruída ou tapadaLimpe a câmara ou espere que recupere a visibilidade

O que este alerta significa:

Uma ou mais câmaras do veículo têm visibilidade limitada, ou não têm qualquer visibilidade, devido a condições externas. Quando as câmaras no seu veículo não conseguem fornecer informações visuais precisas, algumas das funções do piloto automático, ou todas, podem ficar temporariamente indisponíveis.

As câmaras podem ter visibilidade limitada ou nula devido a:

  • Sujidade ou resíduos na superfície da câmara.
  • Condições ambientais, como chuva, nevoeiro, neve ou orvalho.
  • Luz solar intensa ou brilho de outra fonte de iluminação.
  • Condições de iluminação baixa ou limitada, incluindo estradas sem luz ou com pouca luz durante a noite.
  • Condensação (gotas de água ou humidade) na superfície da câmara.
  • Características ambientais fixas, incluindo paredes de túneis ou divisórias de autoestrada.

O que fazer:

Continue até ao seu destino. É possível conduzir o veículo. Este é um problema frequentemente temporário que ficará resolvido quando a condensação evaporar ou quando uma determinada característica ou condição ambiental deixar de estar presente.

Se o alerta não for eliminado quando chegar ao destino, verifique se existe condensação, sujidade ou outros resíduos nas superfícies da câmara. Para saber onde as câmaras estão localizadas, consulte Câmaras.

Limpe as câmaras conforme necessário antes da próxima viagem planeada. Para obter informações sobre os procedimentos de limpeza recomendados, consulte Limpar uma câmara.

Se continuar a ver este alerta após limpar as câmaras, verifique as superfícies interiores do alojamento da câmara no pilar da porta quanto a condensação. Embora a condensação no interior do alojamento da câmara não possa ser limpa, normalmente pode limpá-la mais rapidamente seguindo estes passos:

  1. Precondicione o habitáculo ligando a climatização, definindo a temperatura para Alta e certificando-se de que o A/C está ligado.
  2. Ligue o desembaciador do para-brisas dianteiro.
  3. Direcione as saídas de ar para as câmaras do pilar da porta.

Para obter mais informações sobre como limpar a condensação dos alojamentos das câmaras, consulte Limpar uma câmara.

Se o alerta não desaparecer no final da próxima viagem planeada, apesar da limpeza da(s) câmara(s) indicada(s) e de seguir os passos recomendados para limpar a condensação, agende uma visita à assistência assim que for oportuno. Entretanto, continua a ser possível conduzir o veículo como normalmente.

BMS_a067Desempenho limitado da bateria de alta tensãoPode conduzir - Marque um serviço

O que este alerta significa:

O veículo detetou uma condição interna relacionada com a bateria de alta tensão que está a limitar o desempenho da bateria. É necessária a assistência para repor o desempenho total.

A autonomia máxima do veículo pode ser reduzida e este poderá demorar mais tempo a carregar do que antes. A taxa de carregamento máxima varia, como sempre, com base na localização, na fonte de alimentação e no equipamento de carregamento.

O que fazer:

É possível conduzir o veículo.

Recomenda-se que agende uma visita à assistência assim que possível. Sem assistência, o veículo poderá continuar a apresentar reduções quanto à autonomia máxima e ao desempenho de carregamento, bem como começar a apresentar potência e aceleração reduzidas durante a condução.

Enquanto este alerta estiver presente, mantenha o veículo carregado a 30% ou mais da capacidade, para evitar quaisquer discrepâncias entre a autonomia estimada apresentada no ecrã tátil do veículo e o nível de carga real da bateria de alta tensão.

Para obter mais informações sobre a bateria de alta tensão, consulte Informações sobre a bateria de alta tensão.

BMS_a068A bateria de alta tensão necessita de assistênciaAceleração e desempenho de carregamento reduzidos

O que este alerta significa:

O veículo detetou uma condição interna relacionada com a bateria de alta tensão que está a limitar o desempenho da bateria.

Poderá notar que a velocidade máxima do veículo foi reduzida e que este responde mais lentamente aos pedidos de aceleração.

A autonomia máxima do veículo pode ser reduzida e este poderá demorar mais tempo a carregar do que antes. A taxa de carregamento máxima varia, como sempre, com base na localização, na fonte de alimentação e no equipamento de carregamento.

É necessária a assistência para repor o desempenho total.

O que fazer:

É possível conduzir o veículo.

Recomenda-se que agende uma visita à assistência assim que possível. Sem assistência, o veículo poderá continuar a apresentar potência, aceleração, autonomia e desempenho de carregamento reduzidos.

Enquanto este alerta estiver presente, mantenha o veículo carregado a 30% ou mais da capacidade, para evitar quaisquer discrepâncias entre a autonomia estimada apresentada no ecrã tátil do veículo e o nível de carga real da bateria de alta tensão.

Para obter mais informações sobre a bateria de alta tensão, consulte Informações sobre a bateria de alta tensão.

BMS_a069Nível de carga da bateria baixoCarregue agora

O que este alerta significa:

O seu veículo detetou que a bateria de alta tensão não tem energia restante suficiente para suportar a condução. Este alerta está normalmente presente devido à redução do nível de carga da bateria de alta tensão através do funcionamento normal.

Não será possível continuar a conduzir o veículo até que efetue o carregamento.

Se este alerta estiver presente durante a condução, o veículo tem de ser desligado. Deve estar presente um alerta do veículo separado para indicar esta condição. O veículo pode também desligar-se inesperadamente.

Se este alerta estiver presente enquanto o veículo está estacionado, poderá ser impossível conduzir.

O que fazer:

Carregue imediatamente o veículo. Após o carregamento, deverá ser possível conduzir o veículo.

Se este alerta for apresentado durante as viagens seguintes, apesar de ser apresentado um nível de carga da bateria igual ou superior a 5%, agende uma visita à assistência assim que possível.

Para obter mais informações sobre a bateria de alta tensão, consulte Informações sobre a bateria de alta tensão.

Para obter mais informações sobre o carregamento, consulte Instruções de carregamento.BMS_a074

BMS_a074Máxima carga da bateria reduzidaPode conduzir - Marque um serviço

O que este alerta significa:

O veículo detetou uma condição interna relacionada com a bateria de alta tensão que está a limitar o desempenho da bateria. Como resultado, os níveis de carga e de autonomia máximos estão reduzidos. É necessária a assistência para repor o desempenho total.

O que fazer:

  • É possível conduzir o veículo. O veículo consegue proceder ao carregamento com um estado de carga inferior a 50%. O carregamento não começa se o estado de carga já for superior a 50%.
  • Se este alerta persistir, agende uma visita à assistência o mais rapidamente possível. Sem assistência, poderá observar mais reduções quanto ao nível de carga e de autonomia máximos do veículo.
  • Para obter mais informações sobre a bateria de alta tensão, consulte

BMS_a079Impossível carregar – Nível máximo de carga atingidoNível máximo de carga reduzido – Agendar serviço

O que este alerta significa:

O veículo detetou uma condição interna relacionada com a bateria de alta tensão que está a limitar a capacidade da bateria em carregar até 50% do estado de carga.

O que fazer:

  • É possível conduzir o veículo. O veículo consegue proceder ao carregamento com um estado de carga inferior a 50%. O carregamento não começa se o estado de carga já for superior a 50%.
  • Se este alerta persistir, agende uma visita à assistência o mais rapidamente possível. Sem assistência, poderá observar mais reduções quanto ao nível de carga e de autonomia máximos do veículo.
  • Para obter mais informações sobre a bateria de alta tensão, consulte

CC_a001Imp. carregar - Ligação terra insuficienteCab. correta ou terra de tom. deve ser verif.

O que este alerta significa:

Não é detetada uma ligação à terra no conetor de parede.

O que fazer:

Solicite a inspeção do Wall Connector a um eletricista para garantir que está devidamente ligado à terra. O seu eletricista deve assegurar uma boa ligação à terra no seu disjuntor ou na caixa de distribuição de energia, bem como que são efetuadas as ligações adequadas ao Wall Connector.

Para obter mais informações, consulte o guia de instalação do seu conetor de parede.

CC_a002Imp. carregar - Ligação terra insuficienteDesligue e tente nov. ou use outro equip.

O que este alerta significa:

Falha de terra. Existe uma fuga de corrente através de um caminho desprotegido. Possível falha de linha a terra ou neutro a terra.

O que fazer:

Tente carregar novamente desligando o Wall Connector do veículo e voltando a ligá-lo. Se o problema persistir, DESLIGUE o disjuntor associado ao Wall Connector, aguarde 10 segundos, volte a LIGAR o disjuntor e, em seguida, tente voltar a ligar o Wall Connector ao veículo. Se o problema persistir, consulte o seu eletricista ou contacte a Tesla.

Para obter mais informações, consulte o guia de instalação do seu conetor de parede.

CC_a003Imp. carregar - GFCI do Wall Conn. disparouDesligue e tente nov. ou use outro equip.

O que este alerta significa:

Falha de terra. Existe uma fuga de corrente através de um caminho desprotegido. Possível falha de linha a terra ou neutro a terra.

O que fazer:

Tente carregar novamente desligando o Wall Connector do veículo e voltando a ligá-lo. Se o problema persistir, DESLIGUE o disjuntor associado ao Wall Connector, aguarde 10 segundos, volte a LIGAR o disjuntor e, em seguida, tente voltar a ligar o Wall Connector ao veículo. Se o problema persistir, consulte o seu eletricista ou contacte a Tesla.

Para obter mais informações, consulte o guia de instalação do seu conetor de parede.

CC_a004Imp. carregar - Problema com Wall Conn.Wall Connector requer assist.

O que este alerta significa:

Problema de hardware do conetor de parede. Os problemas possíveis incluem:
  1. O contactor não funciona
  2. Falha no autoteste do circuito interno de monitorização de falha de terra
  3. Sensor térmico desligado
  4. Outros problemas em componentes de hardware

O que fazer:

O Wall Connector detetou um problema interno.

  1. Tente carregar novamente desligando o Wall Connector do veículo e voltando a ligá-lo.
  2. Se o problema persistir, DESLIGUE o disjuntor do Wall Connector, aguarde 10 segundos e ligue novamente o disjuntor. Em seguida, tente voltar a ligar o Wall Connector ao veículo.
  3. Se o problema persistir, solicite a um eletricista que verifique se todos os cabos estão devidamente ligados e apertados com o binário correto em conformidade com as instruções presentes no manual de instalação do Wall Connector.
  4. Assim que o seu eletricista tiver concluído todo o trabalho e restabelecido a alimentação para o Wall Connector, tente carregar novamente ligando o Wall Connector ao veículo.
  5. Se o problema persistir, o Wall Connector necessita de assistência.

Para obter mais informações, consulte o guia de instalação do seu conetor de parede.

CC_a005Imp. carregar - GFCI do Wall Conn. disparouDesligue e tente nov. ou use outro equip.

O que este alerta significa:

Falha de terra. Existe uma fuga de corrente através de um caminho desprotegido. Possível falha de linha a terra ou neutro a terra.

O que fazer:

Tente carregar novamente desligando o Wall Connector do veículo e voltando a ligá-lo. Se o problema persistir, DESLIGUE o disjuntor associado ao Wall Connector, aguarde 10 segundos, volte a LIGAR o disjuntor e, em seguida, tente voltar a ligar o Wall Connector ao veículo. Se o problema persistir, consulte o seu eletricista ou contacte a Tesla.

Para obter mais informações, consulte o guia de instalação do seu conetor de parede.

CC_a006Imp. carregar - Sobretensão Wall Conn.Desligue e tente nov. ou use outro equip.

O que este alerta significa:

Proteção contra sobreintensidade de corrente.

O que fazer:

Reduza a definição de carga atual do veículo. Se o problema persistir, é necessária assistência.

Para obter mais informações, consulte o guia de instalação do seu conetor de parede.

CC_a007Imp. carreg. - Tensão entrada demasiado altaTensão deve corresp. ao valor Wall Conn.

O que este alerta significa:

Proteção contra sobretensão ou subtensão.

O que fazer:

Consulte um eletricista para assegurar a devida tensão do disjuntor associado ao conetor de parede.

Para obter mais informações, consulte o guia de instalação do seu conetor de parede.

CC_a008Imp. Carreg. - Tensão entrada demasiado baixaTensão deve corresp. ao valor Wall Conn.

O que este alerta significa:

Proteção contra sobretensão ou subtensão.

O que fazer:

Consulte um eletricista para assegurar a devida tensão do disjuntor associado ao conetor de parede.

Para obter mais informações, consulte o guia de instalação do seu conetor de parede.

CC_a009Imp. carregar - Entrada ligada incorretamenteEnt. cab. do Wall Conn. deve ser corr.

O que este alerta significa:

Instalação incorreta dos fios elétricos: possivelmente, linha e neutro estão trocados.

O que fazer:

A cablagem entre a corrente da tomada e o conector de parede foi instalada incorretamente. Consulte um eletricista.

Para obter mais informações, consulte o guia de instalação do seu conetor de parede.

CC_a010Imp. carregar - Problema com Wall Conn.Wall Connector requer assist.

O que este alerta significa:

Problema de hardware do conetor de parede. Os problemas possíveis incluem:
  1. O contactor não funciona
  2. Falha no autoteste do circuito interno de monitorização de falha de terra
  3. Sensor térmico desligado
  4. Outros problemas em componentes de hardware

O que fazer:

O Wall Connector detetou um problema interno.

  1. Tente carregar novamente desligando o Wall Connector do veículo e voltando a ligá-lo.
  2. Se o problema persistir, DESLIGUE o disjuntor do Wall Connector, aguarde 10 segundos e ligue novamente o disjuntor. Em seguida, tente voltar a ligar o Wall Connector ao veículo.
  3. Se o problema persistir, solicite a um eletricista que verifique se todos os cabos estão devidamente ligados e apertados com o binário correto em conformidade com as instruções presentes no manual de instalação do Wall Connector.
  4. Assim que o seu eletricista tiver concluído todo o trabalho e restabelecido a alimentação para o Wall Connector, tente carregar novamente ligando o Wall Connector ao veículo.
  5. Se o problema persistir, o Wall Connector necessita de assistência.

Para obter mais informações, consulte o guia de instalação do seu conetor de parede.

CC_a011Imp. carregar - Wall Conn. dem. quenteDeixe Wall Conn. arrefecer e tente nov.

O que este alerta significa:

Proteção contra temperatura excessiva (desbloqueio).

O que fazer:

Certifique-se de que não há nada a tapar o Wall Connector e de que não existe nenhuma fonte de calor por perto. Se o problema persistir a temperaturas ambiente normais (abaixo de 38 °C), é necessária assistência.

Para obter mais informações, consulte o guia de instalação do seu conetor de parede.

CC_a012Imp. carregar - Lig. parede demasiado quenteTom. ou Wall Conn. devem ser verif.

Os alertas de temperatura elevada detetada pelo Wall Connector indicam que a ligação no edifício ao Wall Connector está a ficar muito quente e, por isso, o carregamento foi interrompido para proteger a cablagem e o Wall Connector.

Normalmente, isto não significa que existe um problema no veículo ou no Wall Connector, mas sim um problema com a cablagem do edifício. Isto pode ser causado por uma ligação ao Wall Connector solta no edifício, podendo a questão ser resolvida rapidamente por um eletricista.

Para recuperar o funcionamento normal de carregamento, tente efetuar os passos seguintes.

Se o Wall Connector estiver ligado a uma tomada de parede, certifique-se de que:

  • A ficha está totalmente inserida no recetáculo/na tomada
  • A área da ficha/tomada não está obstruída nem coberta
  • Não existe qualquer fonte de calor nas proximidades

Se o problema persistir ou se o Wall Connector estiver ligado através de cabos, contacte um eletricista para inspecionar a ligação da cablagem do edifício ao Wall Connector. O eletricista deve confirmar que os fios estão corretamente ligados e apertados com o binário correto, de acordo com o guia de instalação do Wall Connector.

Para obter mais informações, consulte o guia de instalação do seu conetor de parede.

CC_a013Imp. carregar - Pega carreg. demasiado quenteVerif. se há resíduos na pega/porta carreg.

O que este alerta significa:

Proteção contra temperatura excessiva (desbloqueio).

O que fazer:

Certifique-se de que o conetor está completamente inserido na entrada de carga da porta de carregamento do veículo, de que não há nada a tapá-lo e de que não há nenhuma fonte de calor próxima. Se o problema persistir a temperaturas ambiente normais (abaixo de 38 °C), é necessária assistência.

Para obter mais informações, consulte o guia de instalação do seu conetor de parede.

CC_a014Imp. carregar - Problema com Wall Conn.Wall Connector requer assist.

O que este alerta significa:

Problema de hardware do conetor de parede. Os problemas possíveis incluem:
  1. O contactor não funciona
  2. Falha no autoteste do circuito interno de monitorização de falha de terra
  3. Sensor térmico desligado
  4. Outros problemas em componentes de hardware

O que fazer:

O Wall Connector detetou um problema interno.

  1. Tente carregar novamente desligando o Wall Connector do veículo e voltando a ligá-lo.
  2. Se o problema persistir, DESLIGUE o disjuntor do Wall Connector, aguarde 10 segundos e ligue novamente o disjuntor. Em seguida, tente voltar a ligar o Wall Connector ao veículo.
  3. Se o problema persistir, solicite a um eletricista que verifique se todos os cabos estão devidamente ligados e apertados com o binário correto em conformidade com as instruções presentes no manual de instalação do Wall Connector.
  4. Assim que o seu eletricista tiver concluído todo o trabalho e restabelecido a alimentação para o Wall Connector, tente carregar novamente ligando o Wall Connector ao veículo.
  5. Se o problema persistir, o Wall Connector necessita de assistência.

Para obter mais informações, consulte o guia de instalação do seu conetor de parede.

CC_a015Imp. carregar - Problema ligação ao veículoInserir toda a pega carreg. na porta carreg.

O que este alerta significa:

Ocorreu um erro de comunicação entre o conetor de parede e o veículo.

O que fazer:

Tente carregar novamente desligando o Wall Connector do veículo e voltando a ligá-lo.

  1. Se o problema persistir, DESLIGUE o disjuntor associado ao Wall Connector, aguarde 10 segundos, volte a LIGAR o disjuntor e, em seguida, tente voltar a ligar o Wall Connector ao veículo.
  2. Se o problema persistir e estiver disponível outro equipamento de carregamento, ligue o veículo a outro Wall Connector ou a um Conetor Móvel para determinar se o veículo é capaz de comunicar com outro equipamento de carregamento.
  3. Se o problema persistir, é necessária assistência.

Para obter mais informações, consulte o guia de instalação do seu conetor de parede.

CC_a016Imp. carregar - Problema ligação ao veículoInserir toda a pega carreg. na porta carreg.

O que este alerta significa:

Ocorreu um erro de comunicação entre o conetor de parede e o veículo.

O que fazer:

Tente carregar novamente desligando o Wall Connector do veículo e voltando a ligá-lo.

  1. Se o problema persistir, DESLIGUE o disjuntor associado ao Wall Connector, aguarde 10 segundos, volte a LIGAR o disjuntor e, em seguida, tente voltar a ligar o Wall Connector ao veículo.
  2. Se o problema persistir e estiver disponível outro equipamento de carregamento, ligue o veículo a outro Wall Connector ou a um Conetor Móvel para determinar se o veículo é capaz de comunicar com outro equipamento de carregamento.
  3. Se o problema persistir, é necessária assistência.

Para obter mais informações, consulte o guia de instalação do seu conetor de parede.

CC_a017Imp. carregar - Problema ligação ao veículoInserir toda a pega carreg. na porta carreg.

O que este alerta significa:

Ocorreu um erro de comunicação entre o conetor de parede e o veículo.

O que fazer:

Tente carregar novamente desligando o Wall Connector do veículo e voltando a ligá-lo.

  1. Se o problema persistir, DESLIGUE o disjuntor associado ao Wall Connector, aguarde 10 segundos, volte a LIGAR o disjuntor e, em seguida, tente voltar a ligar o Wall Connector ao veículo.
  2. Se o problema persistir e estiver disponível outro equipamento de carregamento, ligue o veículo a outro Wall Connector ou a um Conetor Móvel para determinar se o veículo é capaz de comunicar com outro equipamento de carregamento.
  3. Se o problema persistir, é necessária assistência.

Para obter mais informações, consulte o guia de instalação do seu conetor de parede.

CC_a018Imp. carregar - Problema ligação ao veículoInserir toda a pega carreg. na porta carreg.

O que este alerta significa:

Ocorreu um erro de comunicação entre o conetor de parede e o veículo.

O que fazer:

Tente carregar novamente desligando o Wall Connector do veículo e voltando a ligá-lo.

  1. Se o problema persistir, DESLIGUE o disjuntor associado ao Wall Connector, aguarde 10 segundos, volte a LIGAR o disjuntor e, em seguida, tente voltar a ligar o Wall Connector ao veículo.
  2. Se o problema persistir e estiver disponível outro equipamento de carregamento, ligue o veículo a outro Wall Connector ou a um Conetor Móvel para determinar se o veículo é capaz de comunicar com outro equipamento de carregamento.
  3. Se o problema persistir, é necessária assistência.

Para obter mais informações, consulte o guia de instalação do seu conetor de parede.

CC_a019Imp. carregar - Problema ligação ao veículoInserir toda a pega carreg. na porta carreg.

O que este alerta significa:

Ocorreu um erro de comunicação entre o conetor de parede e o veículo.

O que fazer:

Tente carregar novamente desligando o Wall Connector do veículo e voltando a ligá-lo.

  1. Se o problema persistir, DESLIGUE o disjuntor associado ao Wall Connector, aguarde 10 segundos, volte a LIGAR o disjuntor e, em seguida, tente voltar a ligar o Wall Connector ao veículo.
  2. Se o problema persistir e estiver disponível outro equipamento de carregamento, ligue o veículo a outro Wall Connector ou a um Conetor Móvel para determinar se o veículo é capaz de comunicar com outro equipamento de carregamento.
  3. Se o problema persistir, é necessária assistência.

Para obter mais informações, consulte o guia de instalação do seu conetor de parede.

CC_a020Imp. carregar - Problema com Wall Conn.Wall Connector requer assist.

O que este alerta significa:

Problema de hardware do conetor de parede. Os problemas possíveis incluem:
  1. O contactor não funciona
  2. Falha no autoteste do circuito interno de monitorização de falha de terra
  3. Sensor térmico desligado
  4. Outros problemas em componentes de hardware

O que fazer:

O Wall Connector detetou um problema interno.

  1. Tente carregar novamente desligando o Wall Connector do veículo e voltando a ligá-lo.
  2. Se o problema persistir, DESLIGUE o disjuntor do Wall Connector, aguarde 10 segundos e ligue novamente o disjuntor. Em seguida, tente voltar a ligar o Wall Connector ao veículo.
  3. Se o problema persistir, solicite a um eletricista que verifique se todos os cabos estão devidamente ligados e apertados com o binário correto em conformidade com as instruções presentes no manual de instalação do Wall Connector.
  4. Assim que o seu eletricista tiver concluído todo o trabalho e restabelecido a alimentação para o Wall Connector, tente carregar novamente ligando o Wall Connector ao veículo.
  5. Se o problema persistir, o Wall Connector necessita de assistência.

Para obter mais informações, consulte o guia de instalação do seu conetor de parede.

CC_a021Imp. carreg. - Sem Wall Connector principalVerif. se uni. princ. está lig. e disponível

O que este alerta significa:

Rede de partilha de carga (partilha de disjuntores): É necessário um (e apenas um) Wall Connector definido como principal.

O que fazer:

Apenas um Wall Connector pode ser definido como configuração principal. Peça ao seu eletricista para confirmar se:

  1. Apenas um dos conetores de parede está definido como principal.
  2. Todos os outros conetores de parede ligados à unidade principal estão definidos para a posição emparelhada (posição F).

Para obter mais informações, consulte o guia de instalação do seu conetor de parede.

CC_a022Imp. carregar - Mais de 1 unidade principalAssegurar só 1 Wall Conn. def. como princ.

O que este alerta significa:

Rede de partilha de carga (partilha de disjuntores): É necessário um (e apenas um) Wall Connector definido como principal.

O que fazer:

Apenas um Wall Connector pode ser definido como configuração principal. Peça ao seu eletricista para confirmar se:

  1. Apenas um dos conetores de parede está definido como principal.
  2. Todos os outros conetores de parede ligados à unidade principal estão definidos para a posição emparelhada (posição F).

Para obter mais informações, consulte o guia de instalação do seu conetor de parede.

CC_a023Imp. carregar - Demasiados Wall Conn.Asseg. só 3 unid. emparelhadas com principal

O que este alerta significa:

Rede de partilha de carga (partilha de disjuntores): Existem mais de três conetores de parede emparelhados com a mesma unidade principal.

O que fazer:

Consulte o seu eletricista para que um ou mais conetores de parede emparelhados sejam movidos para um circuito diferente e desligados (desemparelhados) desta rede de partilha de carga (partilha de disjuntores).

Para obter mais informações, consulte o guia de instalação do seu conetor de parede.

CC_a024Imp. carregar - Corrente baixa do Wall Conn.Def. atual da unidade principal deve aum.

O que este alerta significa:

Definição incorreta do interrutor rotativo.

O que fazer:

Peça ao seu eletricista para ajustar o interrutor rotativo interno do Wall Connector para uma definição de corrente de funcionamento válida. Em primeiro lugar, deve certificar-se de que não há alimentação para o Wall Connector. A correlação entre a definição do interrutor e a corrente deve estar impressa no interior do Wall Connector. Além disso, o seu eletricista deve consultar a secção "Definir a corrente de funcionamento" no manual de instalação do Wall Connector.

Se o Wall Connector estiver definido para partilha de carga (partilha de disjuntores) e emparelhado com outros conetores de parede, o interrutor rotativo da unidade principal tem de ser colocado numa definição de corrente de funcionamento que permita que cada Wall Connector emparelhado receba, pelo menos, 6 A de corrente de carregamento.

Exemplo: Existem três conetores de parede emparelhados para partilha de carga. A unidade principal tem de ser definida para uma corrente de, pelo menos, 3 * 6 A = 18 A, ou superior.

Para obter mais informações, consulte o guia de instalação do seu conetor de parede.

CC_a025Imp. carregar - Problema com Wall Conn.Wall Connector requer assist.

O que este alerta significa:

Problema de hardware do conetor de parede. Os problemas possíveis incluem:
  1. O contactor não funciona
  2. Falha no autoteste do circuito interno de monitorização de falha de terra
  3. Sensor térmico desligado
  4. Outros problemas em componentes de hardware

O que fazer:

O Wall Connector detetou um problema interno.

  1. Tente carregar novamente desligando o Wall Connector do veículo e voltando a ligá-lo.
  2. Se o problema persistir, DESLIGUE o disjuntor do Wall Connector, aguarde 10 segundos e ligue novamente o disjuntor. Em seguida, tente voltar a ligar o Wall Connector ao veículo.
  3. Se o problema persistir, solicite a um eletricista que verifique se todos os cabos estão devidamente ligados e apertados com o binário correto em conformidade com as instruções presentes no manual de instalação do Wall Connector.
  4. Assim que o seu eletricista tiver concluído todo o trabalho e restabelecido a alimentação para o Wall Connector, tente carregar novamente ligando o Wall Connector ao veículo.
  5. Se o problema persistir, o Wall Connector necessita de assistência.

Para obter mais informações, consulte o guia de instalação do seu conetor de parede.

CC_a026Imp. carregar - Problema com Wall Conn.Wall Connector requer assist.

O que este alerta significa:

Problema de hardware do conetor de parede. Os problemas possíveis incluem:
  1. O contactor não funciona
  2. Falha no autoteste do circuito interno de monitorização de falha de terra
  3. Sensor térmico desligado
  4. Outros problemas em componentes de hardware

O que fazer:

O Wall Connector detetou um problema interno.

  1. Tente carregar novamente desligando o Wall Connector do veículo e voltando a ligá-lo.
  2. Se o problema persistir, DESLIGUE o disjuntor do Wall Connector, aguarde 10 segundos e ligue novamente o disjuntor. Em seguida, tente voltar a ligar o Wall Connector ao veículo.
  3. Se o problema persistir, solicite a um eletricista que verifique se todos os cabos estão devidamente ligados e apertados com o binário correto em conformidade com as instruções presentes no manual de instalação do Wall Connector.
  4. Assim que o seu eletricista tiver concluído todo o trabalho e restabelecido a alimentação para o Wall Connector, tente carregar novamente ligando o Wall Connector ao veículo.
  5. Se o problema persistir, o Wall Connector necessita de assistência.

Para obter mais informações, consulte o guia de instalação do seu conetor de parede.

CC_a027Imp. carregar - Problema com Wall Conn.Wall Connector requer assist.

O que este alerta significa:

Problema de hardware do conetor de parede. Os problemas possíveis incluem:
  1. O contactor não funciona
  2. Falha no autoteste do circuito interno de monitorização de falha de terra
  3. Sensor térmico desligado
  4. Outros problemas em componentes de hardware

O que fazer:

O Wall Connector detetou um problema interno.

  1. Tente carregar novamente desligando o Wall Connector do veículo e voltando a ligá-lo.
  2. Se o problema persistir, DESLIGUE o disjuntor do Wall Connector, aguarde 10 segundos e ligue novamente o disjuntor. Em seguida, tente voltar a ligar o Wall Connector ao veículo.
  3. Se o problema persistir, solicite a um eletricista que verifique se todos os cabos estão devidamente ligados e apertados com o binário correto em conformidade com as instruções presentes no manual de instalação do Wall Connector.
  4. Assim que o seu eletricista tiver concluído todo o trabalho e restabelecido a alimentação para o Wall Connector, tente carregar novamente ligando o Wall Connector ao veículo.
  5. Se o problema persistir, o Wall Connector necessita de assistência.

Para obter mais informações, consulte o guia de instalação do seu conetor de parede.

CC_a028Imp. carregar - Def. incorreta do interruptorInt. rot. Wall Conn. nec. ser ajust.

O que este alerta significa:

Definição incorreta do interrutor rotativo.

O que fazer:

Peça ao seu eletricista para ajustar o interrutor rotativo interno do Wall Connector para uma definição de corrente de funcionamento válida. Em primeiro lugar, deve certificar-se de que não há alimentação para o Wall Connector. A correlação entre a definição do interrutor e a corrente deve estar impressa no interior do Wall Connector. Além disso, o seu eletricista deve consultar a secção "Definir a corrente de funcionamento" no manual de instalação do Wall Connector.

Se o Wall Connector estiver definido para partilha de carga (partilha de disjuntores) e emparelhado com outros conetores de parede, o interrutor rotativo da unidade principal tem de ser colocado numa definição de corrente de funcionamento que permita que cada Wall Connector emparelhado receba, pelo menos, 6 A de corrente de carregamento.

Exemplo: Existem três conetores de parede emparelhados para partilha de carga. A unidade principal tem de ser definida para uma corrente de, pelo menos, 3 * 6 A = 18 A, ou superior.

Para obter mais informações, consulte o guia de instalação do seu conetor de parede.

CC_a029Imp. carregar - Problema ligação ao veículoInserir toda a pega carreg. na porta carreg.

O que este alerta significa:

Ocorreu um erro de comunicação entre o conetor de parede e o veículo.

O que fazer:

Tente carregar novamente desligando o Wall Connector do veículo e voltando a ligá-lo.

  1. Se o problema persistir, DESLIGUE o disjuntor associado ao Wall Connector, aguarde 10 segundos, volte a LIGAR o disjuntor e, em seguida, tente voltar a ligar o Wall Connector ao veículo.
  2. Se o problema persistir e estiver disponível outro equipamento de carregamento, ligue o veículo a outro Wall Connector ou a um Conetor Móvel para determinar se o veículo é capaz de comunicar com outro equipamento de carregamento.
  3. Se o problema persistir, é necessária assistência.

Para obter mais informações, consulte o guia de instalação do seu conetor de parede.

CC_a030Imp. carreg. - Erro corr. uni. princ./empar.Valores corrente Wall Conn. devem coincidir

O que este alerta significa:

Rede de partilha de carga (partilha de disjuntores): Os conetores de parede emparelhados têm diferentes capacidades máximas de corrente.

O que fazer:

Apenas podem ser emparelhados numa rede (de partilha de disjuntores) para partilha de carga conetores de parede com as mesmas capacidades máximas de corrente. Solicite ao seu eletricista que inspecione as etiquetas de tipo nos conetores de parede e garanta que as capacidades de corrente correspondem. Recomenda-se igualmente que o seu eletricista apenas emparelhe conetores de parede com o mesmo número de peça, para que seja mais fácil garantir a compatibilidade das unidades emparelhadas.

Para obter mais informações, consulte o guia de instalação do seu conetor de parede.

CC_a041Taxa carreg. reduz. - Conector parede quenteTom. ou Wall Conn. devem ser verif.

O que este alerta significa:

Os alertas de temperatura elevada detetada pelo Wall Connector indicam que a ligação no edifício ao Wall Connector está a ficar muito quente e, por isso, a velocidade de carregamento foi reduzida para proteger a cablagem e o Wall Connector.

Normalmente, isto não significa que existe um problema no veículo ou no Wall Connector, mas sim um problema com a cablagem do edifício. Isto pode ser causado por uma ligação ao Wall Connector solta no edifício, podendo a questão ser resolvida rapidamente por um eletricista.

O que fazer:

Contacte um eletricista para inspecionar a ligação do edifício ao Wall Connector. O eletricista deve confirmar que os fios estão corretamente ligados e apertados com o binário correto, de acordo com o guia de instalação do Wall Connector.

Para obter mais informações, consulte o guia de instalação do seu conetor de parede.

CC_a043)A configuração do conector de parede tem de ser concluída. Consulte o guia de instalação para ativar o carregamento

O que este alerta significa:

A configuração do Wall Connector está incompleta.

O que fazer:

O Wall Connector tem de ser colocado em funcionamento para configurar adequadamente o tamanho do disjuntor e o tipo de proteção de ligação à terra.

Para obter mais informações, consulte a secção Procedimento de colocação em funcionamento no manual de instalação do Wall Connector. Se o problema persistir, contacte um eletricista para inspecionar a ligação do edifício ao Wall Connector. Este deve certificar-se de que as ligações de alimentação e de ligação à terra estão devidamente configuradas de acordo com o guia de instalação do Wall Connector.

Para obter mais informações, consulte o guia de instalação do seu conetor de parede.

CP_a004Equipamento em carregamento não prontoTente novamente ou outro equipamento

O que este alerta significa:

A porta de carregamento não consegue detetar o tipo de cabo de carregamento ligado ou se está inserido um cabo de carregamento.

Este alerta é geralmente específico para equipamento de carregamento e fontes de alimentação externos e, por norma, não indica um problema no seu veículo que pode ser resolvido através do agendamento de assistência.

O que fazer:

Se este alerta aparecer quando um cabo de carregamento estiver ligado, determine se o problema é causado pelo equipamento de carregamento ou pelo veículo. Tente carregar o veículo utilizando um equipamento de carregamento externo diferente (incluindo o cabo de carregamento, estação de carregamento ou posto de carregamento).

  • Se o veículo começar a carregar, é provável que o problema esteja relacionado com o equipamento.
  • Se o veículo continuar a não carregar, o problema pode estar relacionado com o veículo.

Este alerta aparece quando um cabo de carregamento não está ligado ou se suspeitar que o problema está relacionado com o veículo, Inspecione a entrada da porta de carregamento e o conetor do cabo de carregamento quanto a quaisquer obstruções, tais como detritos, humidade e/ou objetos estranhos. Certifique-se de que foi removida qualquer obstrução da entrada da porta de carregamento e de que permitiu a secagem de qualquer humidade. Em seguida, tente inserir novamente o cabo na porta de carregamento.

Também pode tentar carregar o veículo utilizando um Supercarregador Tesla ou um local de carregamento no destino, todos eles localizáveis através do mapa no ecrã tátil do veículo. Consulte Mapas e navegação para obter mais detalhes.

Para obter mais informações sobre a resolução de problemas relacionados com as luzes de estado do Conetor Móvel ou do Wall Connector, consulte o manual do proprietário do produto nos Guias de produto do adaptador e carregamento.

Para obter mais informações sobre o carregamento, consulte Instruções de carregamento.

CP_a010Erro de comunicação de equip. em carregamentoTente novamente ou outro equipamento

O que este alerta significa:

O veículo não consegue carregar porque não consegue comunicar eficazmente com o equipamento de carregamento externo. Não é possível detetar um sinal piloto de controlo válido proveniente do equipamento de carregamento.

Este alerta é geralmente específico para equipamento de carregamento e fontes de alimentação externos e, por norma, não indica um problema no seu veículo que pode ser resolvido através do agendamento de assistência.

O que fazer:

Primeiro, confirme se a falta de comunicação eficaz é causada pelo equipamento de carregamento externo e não um problema no veículo. Normalmente, é este o caso.

Tente carregar o veículo utilizando um equipamento de carregamento externo diferente (incluindo o cabo de carregamento, estação de carregamento ou posto de carregamento).

  • Se o veículo começar a carregar, é provável que o problema esteja relacionado com o equipamento.
  • Se o veículo continuar a não carregar, o problema pode estar relacionado com o veículo.

Se suspeitar que o problema está relacionado com o veículo, Inspecione a entrada da porta de carregamento e o conetor do cabo de carregamento quanto a quaisquer obstruções, tais como detritos, humidade e/ou objetos estranhos. Certifique-se de que foi removida qualquer obstrução da entrada da porta de carregamento e de que permitiu a secagem de qualquer humidade. Em seguida, tente inserir novamente o cabo na porta de carregamento.

Também pode tentar carregar o veículo utilizando um Supercarregador Tesla ou um local de carregamento no destino, todos eles localizáveis através do mapa no ecrã tátil do veículo. Consulte Mapas e navegação para obter mais detalhes.

Para obter mais informações sobre a resolução de problemas relacionados com as luzes de estado do Conetor Móvel ou do Wall Connector, consulte o manual do proprietário do produto nos Guias de produto do adaptador e carregamento.

Para obter mais informações sobre o carregamento, consulte Instruções de carregamento.

CP_a043Falha do sensor da porta de carregamentoPorta de carr. pode não funcionar bem

O que este alerta significa:

Um dos sensores da porta de carregamento não está a funcionar normalmente. Quando isto acontece, a porta de carregamento pode não conseguir detetar com precisão a posição da porta de carregamento e a porta de carregamento pode não funcionar conforme esperado.

  • O trinco da porta de carregamento pode, por vezes, permanecer engatado ao abrir a porta de carregamento.
  • A luz da porta de carregamento pode acender-se apenas de forma intermitente ao abrir a porta de carregamento.

O que fazer:

Tente fechar a porta de carregamento e, em seguida, abra-a novamente.

Para obter mais informações, consulte Abrir a porta de carregamento.

Para obter mais informações sobre o carregamento, consulte Instruções de carregamento.

CP_a046Perda comunicação com equip. de carregamentoVerifique fonte aliment. e equip. de carreg.

O que este alerta significa:

O carregamento parou porque a comunicação entre o veículo e o equipamento de carregamento externo foi interrompida.

Este alerta é geralmente específico para equipamento de carregamento e fontes de alimentação externos e, por norma, não indica um problema no seu veículo que pode ser resolvido através do agendamento de assistência.

O que fazer:

Confirme se o equipamento de carregamento externo tem energia ao verificar as luzes de estado, os ecrãs ou outros indicadores no equipamento.

Se o equipamento não tiver energia, tente restabelecer a fonte de alimentação do equipamento de carregamento externo.

  • Se estiver a carregar numa estação pública e não for possível restaurar a energia, contacte o operador da estação.
  • Se estiver a carregar numa estação privada (por exemplo, em casa) e não for possível restaurar a energia, contacte um eletricista.

Se o equipamento estiver ligado, tente carregar o veículo utilizando outro equipamento de carregamento externo.

  • Se o veículo começar a carregar, é provável que o problema esteja relacionado com o equipamento.
  • Se o veículo continuar a não carregar, o problema pode estar relacionado com o veículo.

Também pode tentar carregar o veículo utilizando um Supercarregador Tesla ou um local de carregamento no destino, todos eles localizáveis através do mapa no ecrã tátil do veículo. Consulte Mapas e navegação para obter mais detalhes.

Para obter mais informações sobre a resolução de problemas relacionados com as luzes de estado do Conetor Móvel ou do Wall Connector, consulte o manual do proprietário do produto nos Guias de produto do adaptador e carregamento.

CP_a051Porta carga poderá não abrir se pressionadaUse outro método para abrir porta de carga

O que este alerta significa:

Um dos sensores da porta de carregamento não está a comunicar corretamente. A porta de carregamento pode não reconhecer o pedido de abertura ao pressionar a porta de carregamento.

O que fazer:

Ainda assim, pode utilizar todos os outros métodos habituais para abrir a porta de carregamento:

  • Utilize o ecrã tátil do veículo.
  • Utilize a aplicação para dispositivos móveis da Tesla.
  • Com o veículo destrancado, prima o botão da pega de carregamento em qualquer cabo de carregamento Tesla, incluindo um Wall Connector, um Conetor Móvel ou um Supercarregador.
  • Mantenha premido o botão da bagageira no comando.

Para obter mais informações, consulte Abrir a porta de carregamento.

CP_a053Imp. carregar - Estação de carreg. desligadaVerif. fonte aliment. ou tente outra estação

O que este alerta significa:

Não é possível iniciar o carregamento porque o equipamento de carregamento não está pronto. É detetada uma pega de carregamento, mas a estação de carregamento não está a comunicar com o veículo. Este problema pode ocorrer porque:

  • A estação de carregamento não está ligada.
  • Há uma interrupção no sinal piloto de controlo entre a estação de carregamento e o veículo.

Este alerta é geralmente específico para equipamento de carregamento e fontes de alimentação externos e, por norma, não indica um problema no seu veículo que pode ser resolvido através do agendamento de assistência.

O que fazer:

Experimente carregar o veículo com um equipamento de carregamento diferente ou numa estação de carregamento diferente.

  • Se o veículo começar a carregar, é provável que o problema esteja relacionado com o equipamento.
  • Se o veículo continuar a não carregar, o problema pode estar relacionado com o veículo.

Se estiver a utilizar um Conetor Móvel ou um Wall Connector, verifique primeiro as luzes de estado na dianteira. Se não forem visíveis luzes de estado, verifique a fonte de alimentação e contacte um eletricista para inspecionar a ligação da cablagem do edifício à tomada de parede ou ao Wall Connector, de forma a confirmar se todos os fios estão corretamente ligados e apertados com o binário correto.

Se utilizar outro equipamento de carregamento externo, consulte o manual do proprietário do produto para saber como confirmar se a estação está ligada. Contacte um eletricista para inspecionar a cablagem do edifício e o equipamento de carregamento, conforme necessário.

Para obter mais informações sobre a resolução de problemas relacionados com as luzes de estado do Conetor Móvel ou do Wall Connector, consulte o manual do proprietário do produto nos Guias de produto do adaptador e carregamento.

Também pode tentar carregar o veículo utilizando um Supercarregador Tesla ou um local de carregamento no destino, todos eles localizáveis através do mapa no ecrã tátil do veículo. Consulte Mapas e navegação para obter mais detalhes.

CP_a054Trinco da porta de carregamento não engatadoInsira cabo carreg. ou verif. se há obstrução

O que este alerta significa:

O trinco da porta de carregamento não é capaz de prender o cabo de carregamento na entrada da porta. Se o trinco não estiver engatado, o carregamento CA (por exemplo, carregamento com um Conetor Móvel ou um Wall Connector) estará limitado a 16 A e o carregamento rápido CC/Supercarregamento estará indisponível.

A luz da porta de carregamentopisca com cor âmbar se este alerta aparecer durante o carregamento CA e acende com cor âmbar contínua se este alerta aparecer ao utilizar o carregamento rápido CC/Supercarregamento.

Este alerta é geralmente específico para equipamento de carregamento e fontes de alimentação externos e, por norma, não indica um problema no seu veículo que pode ser resolvido através do agendamento de assistência.

O que fazer:

Experimente inserir totalmente o cabo na porta de carregamento.

Se o veículo começar a carregar e a luz da porta de carregamento piscar a verde, pode não ter inserido totalmente o cabo de carregamento na tentativa anterior. O carregamento CA já não deve estar limitado e o carregamento rápido CC/Supercarregamento deve estar disponível.

Se o carregamento permanecer limitado ou se o veículo não carregar de todo, Inspecione a entrada da porta de carregamento e o conetor do cabo de carregamento quanto a quaisquer obstruções, tais como detritos, humidade e/ou objetos estranhos. Certifique-se de que foi removida qualquer obstrução da entrada da porta de carregamento e de que permitiu a secagem de qualquer humidade. Em seguida, tente inserir novamente o cabo na porta de carregamento.

Se o carregamento permanecer limitado ou se o veículo não carregar de todo, certifique-se de que o cabo de libertação manual do trinco da porta de carregamento (situado no lado esquerdo da bagageira) não foi puxado. Certifique-se de que a pega (normalmente com formato de anel ou fita) do cabo de libertação manual está livre de obstruções e de que não existem objetos agarrados à mesma (como uma rede de carga ou um guarda-chuva). Para obter mais informações sobre a utilização da libertação manual da porta de carregamento, consulte Libertar manualmente o cabo de carregamento.

Também pode tentar carregar o veículo utilizando um Supercarregador Tesla ou um local de carregamento no destino, todos eles localizáveis através do mapa no ecrã tátil do veículo. Consulte Mapas e navegação para obter mais detalhes.

Para obter mais informações sobre a resolução de problemas relacionados com as luzes de estado do Conetor Móvel ou do Wall Connector, consulte o manual do proprietário do produto nos Guias de produto do adaptador e carregamento.

Para obter mais informações sobre o carregamento, consulte Instruções de carregamento.

CP_a055Perda comunicação com equip. de carregamentoVerifique fonte aliment. e equip. de carreg.

O que este alerta significa:

O carregamento parou porque a comunicação entre o veículo e o equipamento de carregamento externo foi interrompida.

Este alerta é geralmente específico para equipamento de carregamento e fontes de alimentação externos e, por norma, não indica um problema no seu veículo que pode ser resolvido através do agendamento de assistência.

O que fazer:

Confirme se o equipamento de carregamento externo tem energia ao verificar as luzes de estado, os ecrãs ou outros indicadores no equipamento. Para obter mais informações sobre a resolução de problemas relacionados com as luzes de estado do Conetor Móvel ou do Wall Connector, consulte o manual do proprietário do produto nos Guias de produto do adaptador e carregamento.

Se o equipamento não tiver energia, tente restabelecer a fonte de alimentação do equipamento de carregamento externo.

  • Se estiver a carregar numa estação pública e não for possível restaurar a energia, contacte o operador da estação.
  • Se estiver a carregar numa estação privada (por exemplo, em casa) e não for possível restaurar a energia, contacte um eletricista.

Se o equipamento estiver ligado, tente carregar o veículo utilizando outro equipamento de carregamento externo.

  • Se o veículo começar a carregar, é provável que o problema esteja relacionado com o equipamento.
  • Se o veículo continuar a não carregar, o problema pode estar relacionado com o veículo.

Também pode tentar carregar o veículo utilizando um Supercarregador Tesla ou um local de carregamento no destino, todos eles localizáveis através do mapa no ecrã tátil do veículo. Consulte Mapas e navegação para obter mais detalhes.

CP_a056Carreg. parou - Cabo de carreg. desligadoFeche porta carga - Carregue travão e tente

O que este alerta significa:

O carregamento foi interrompido porque o veículo detetou que a ligação entre a porta de carregamento e o cabo de carregamento foi interrompida inesperadamente.

O que fazer:

Antes de desligar um cabo de carregamento, certifique-se de que interrompe primeiro o carregamento.

Com determinado equipamento de carregamento externo, o carregamento pode ser interrompido ao premir o botão na pega de carregamento.

Também pode interromper o carregamento no ecrã tátil do veículo, na aplicação Tesla para dispositivos móveis ou na estação de carregamento.

Para obter mais informações, consulte Parar o carregamento.

CP_a058Carregamento CA impossível – O sistema voltará a tentar em breveDesligue e tente nov. ou use outro equip.

O que este alerta significa:

O veículo não consegue realizar o carregamento porque detetou uma das seguintes condições e tentou carregar demasiadas vezes sem sucesso:

  • A porta de carregamento não consegue detetar o tipo de cabo de carregamento ligado ou se está inserido um cabo de carregamento.
  • O veículo não consegue detetar um sinal de controlo piloto válido proveniente da estação de carregamento, pelo que não consegue comunicar eficazmente com o equipamento de carregamento externo.
  • A comunicação entre o veículo e o equipamento de carregamento externo foi interrompida.
  • O equipamento de carregamento externo comunicou um erro que impede o carregamento do veículo.

O que fazer:

Quando este alarme estiver presente, o veículo tentará voltar a carregar após algum tempo. Se os problemas indicados acima forem resolvidos, o veículo retomará o carregamento. Se pretender voltar a carregar antes, desligue o cabo de carregamento da respetiva porta e volte a ligá-lo.

Para obter mais informações e sugestões de resolução de problemas, consulte o ecrã tátil do veículo para obter informações sobre outros alertas recentes relacionados com o carregamento.

CP_a066Equipamento de carga não prontoVer instruções equip. para iniciar a carga

O que este alerta significa:

Não é possível iniciar o carregamento porque a estação de carregamento está a comunicar ao veículo que o equipamento de carregamento externo não está pronto ou o carregamento não está autorizado. O sinal piloto de controlo que comunica entre a estação de carregamento e o veículo indica que o veículo não tem permissão para iniciar o carregamento.

Isto pode acontecer porque:

  • A estação de carregamento está a atrasar ativamente o carregamento. Isto pode acontecer, por exemplo, porque a estação tem uma função de carregamento programada ativada.
  • A estação de carregamento requer uma ativação adicional antes de poder iniciar a sessão de carregamento. Poderá ser necessária autenticação adicional antes de a estação iniciar o carregamento do veículo, como um cartão de carregamento, uma aplicação para dispositivos móveis ou um cartão de crédito.

Este alerta é geralmente específico para equipamento de carregamento e fontes de alimentação externos e, por norma, não indica um problema no seu veículo que pode ser resolvido através do agendamento de assistência.

O que fazer:

Consulte a estação de carga para obter instruções que expliquem os passos necessários para ativar o carregamento. Procure, por exemplo, por um terminal de ecrã tátil, LED indicadores de estado, instruções impressas ou uma interface de pagamento que possa fornecer orientação. Se não for possível ativar o carregamento na estação de carregamento atual, experimente carregar o veículo com um equipamento de carregamento diferente ou numa estação de carregamento diferente.

  • Se o veículo começar a carregar, é provável que o problema esteja relacionado com o equipamento.
  • Se o veículo continuar a não carregar, o problema pode estar relacionado com o veículo.

Também pode tentar carregar o veículo utilizando um Supercarregador Tesla ou um local de carregamento no destino, todos eles localizáveis através do mapa no ecrã tátil do veículo. Consulte Mapas e navegação para obter mais detalhes.

Para obter mais informações sobre a resolução de problemas relacionados com as luzes de estado do Conetor Móvel ou do Wall Connector, consulte o manual do proprietário do produto nos Guias de produto do adaptador e carregamento.

Para obter mais informações sobre o carregamento, consulte Instruções de carregamento.

CP_a078Cabo bloq. - Fecho porta possiv. congeladoTente utilizar o botão Desembaciar veículo na aplicação para dispositivos móveis

O que este alerta significa:

O trinco da porta de carregamento não consegue soltar o cabo de carregamento e é detetada uma temperatura ambiente fria.

O que fazer:

Para remover qualquer tensão no cabo, volte a inserir totalmente o cabo de carregamento na entrada da porta de carregamento. Tente soltar novamente o cabo de carregamento.

Se ainda não for possível remover, o trinco da porta de carregamento pode estar congelado.

Para ajudar a derreter qualquer gelo no trinco da porta de carregamento, prima o botão Desembaciar veículo na aplicação para dispositivos móveis da Tesla para desembaciar o veículo durante cerca de 30 a 45 minutos.
Informational PurposesAn informational icon, calling your attention
Nota
Certifique-se de que utiliza a função Desembaciar veículo na sua aplicação para dispositivos móveis para desembaciar o veículo. Ajustar as definições do controlo da climatização no ecrã tátil do seu veículo não é tão eficaz.

Também pode ser possível descongelar o gelo que afete o trinco da porta de carregamento ligando o desembaciador traseiro através do ecrã tátil do veículo. Alguns veículos estão equipados com um aquecedor da entrada da porta de carregamento que se liga quando ativa o desembaciador traseiro em condições de tempo frio.

Para mais informações sobre o carregamento em condições de tempo frio, consulte Melhores práticas em clima frio.

Se ainda não for possível remover o cabo de carregamento, tente libertar manualmente a porta de carregamento com o cabo na bagageira do veículo.

  1. Certifique-se de que o veículo não está a carregar ativamente.
    • No ecrã tátil do veículo, aceda ao ecrã de carregamento.
    • Se necessário, pressione o botão Parar carregamento.
  2. Abra a bagageira traseira.
  3. Puxe o cabo de libertação da porta de carregamento para baixo para desengatar o cabo de carregamento.
    • Informational PurposesAn informational icon, calling your attention
      Nota
      O cabo de libertação está situado no lado esquerdo da bagageira traseira. Pode estar embutido dentro de uma pequena abertura do acabamento interior da bagageira.
  4. Puxe o cabo de carregamento para o retirar da porta de carregamento.

Para obter mais informações sobre a utilização da libertação manual da porta de carregamento, consulte Libertar manualmente o cabo de carregamento.

Para obter mais informações sobre o carregamento, consulte Instruções de carregamento.

CP_a079Taxa carga reduz. - Porta carga poss. cong.Tente utilizar o botão Desembaciar veículo na aplicação para dispositivos móveis

O que este alerta significa:

O trinco da porta de carregamento não é capaz de prender o cabo de carregamento na entrada da porta e é detetada uma temperatura ambiente fria. Se o trinco não estiver engatado, o carregamento CA (por exemplo, carregamento com um Conetor Móvel ou um Wall Connector) estará limitado a 16 A e o carregamento rápido CC/Supercarregamento estará indisponível.

A luz da porta de carregamentopisca com cor âmbar se este alerta aparecer durante o carregamento CA e acende com cor âmbar contínua se este alerta aparecer ao utilizar o carregamento rápido CC/Supercarregamento.

Este alerta é geralmente específico para equipamento de carregamento e fontes de alimentação externos e, por norma, não indica um problema no seu veículo que pode ser resolvido através do agendamento de assistência.

O que fazer:

Experimente inserir totalmente o cabo na porta de carregamento. Se o veículo começar a carregar e a luz da porta de carregamento piscar a verde, pode não ter inserido totalmente o cabo de carregamento na tentativa anterior. O carregamento CA já não deve estar limitado e o carregamento rápido CC/Supercarregamento deve estar disponível.

Se o carregamento permanecer limitado ou se o veículo não carregar de todo, certifique-se de que o cabo de libertação manual do trinco da porta de carregamento (situado no lado esquerdo da bagageira) não foi puxado. Certifique-se de que a pega (normalmente com formato de anel ou fita) do cabo de libertação manual está livre de obstruções e de que não existem objetos agarrados à mesma (como uma rede de carga ou um guarda-chuva). Para obter mais informações sobre a utilização da libertação manual da porta de carregamento, consulte Libertar manualmente o cabo de carregamento.

Se o carregamento permanecer limitado ou se o veículo não carregar de todo, Inspecione a entrada da porta de carregamento e o conetor do cabo de carregamento quanto a quaisquer obstruções, tais como detritos, humidade e/ou objetos estranhos. Certifique-se de que foi removida qualquer obstrução da entrada da porta de carregamento e de que permitiu a secagem de qualquer humidade. Em seguida, tente inserir novamente o cabo na porta de carregamento.

Se tiver verificado a existência e eliminado quaisquer detritos ou objetos estranhos, mas o carregamento permanece limitado ou o veículo não carrega de todo, o trinco da porta de carregamento pode estar congelado. Para ajudar a derreter qualquer gelo no trinco da porta de carregamento, prima o botão Desembaciar veículo na aplicação para dispositivos móveis da Tesla para desembaciar o veículo durante cerca de 30 a 45 minutos.

Informational PurposesAn informational icon, calling your attention
Nota
Certifique-se de que utiliza a função Desembaciar veículo na sua aplicação para dispositivos móveis para desembaciar o veículo. Ajustar as definições do controlo da climatização no ecrã tátil do seu veículo não é tão eficaz.

Também pode ser possível descongelar o gelo que afete o trinco da porta de carregamento ligando o desembaciador traseiro através do ecrã tátil do veículo. Alguns veículos estão equipados com um aquecedor da entrada da porta de carregamento que se liga quando ativa o desembaciador traseiro em condições de tempo frio.

Para mais informações sobre o carregamento em condições de tempo frio, consulte Melhores práticas em clima frio.

Se o alerta permanecer, o carregamento CA limitado deve continuar disponível.

Para obter mais informações sobre o carregamento, consulte Instruções de carregamento.

CP_a101Taxa carreg. reduz. - Conector parede quenteTom. ou Wall Conn. devem ser verif.

O que este alerta significa:

Os alertas de temperatura elevada detetada pelo Wall Connector indicam que a ligação no edifício ao Wall Connector está a ficar muito quente e, por isso, a velocidade de carregamento foi reduzida para proteger a cablagem e o Wall Connector.

Normalmente, isto não significa que existe um problema no veículo ou no Wall Connector, mas sim um problema com a cablagem do edifício. Isto pode ser causado por uma ligação ao Wall Connector solta no edifício, podendo a questão ser resolvida rapidamente por um eletricista.

O que fazer:

Contacte um eletricista para inspecionar a ligação do edifício ao Wall Connector. O eletricista deve confirmar que os fios estão corretamente ligados e apertados com o binário correto, de acordo com o guia de instalação do Wall Connector.

Pode encontrar guias de instalação do conetor de parede aqui.

CP_a102Imp. carregar - Lig. parede demasiado quenteTom. ou Wall Conn. devem ser verif.

O que este alerta significa:

Os alertas de temperatura elevada detetada pelo Wall Connector indicam que a ligação no edifício ao Wall Connector está a ficar muito quente e, por isso, a velocidade de carregamento foi reduzida para proteger a cablagem e o Wall Connector.

Normalmente, isto não significa que existe um problema no veículo ou no Wall Connector, mas sim um problema com a cablagem do edifício. Isto pode ser causado por uma ligação ao Wall Connector solta no edifício, podendo a questão ser resolvida rapidamente por um eletricista.

O que fazer:

Contacte um eletricista para inspecionar a ligação do edifício ao Wall Connector. O eletricista deve confirmar que os fios estão corretamente ligados e apertados com o binário correto, de acordo com o guia de instalação do Wall Connector.

Para obter mais informações, consulte o guia de instalação do seu conetor de parede.

CP_a143O adaptador de carregamento contém um perigo de arco elétricoUtilize equipamento de carregamento diferente

O que este alerta significa:

O carregamento encontra-se indisponível, uma vez que o seu veículo detetou um perigo de arco elétrico no adaptador de carregamento de terceiros utilizado para ligar uma pega de carregamento do Sistema de carregamento combinado (CCS) à porta de carregamento do seu veículo.

Pode ocorrer um arco elétrico se tentar desligar enquanto carrega ativamente com o adaptador de carregamento de terceiros; um arco elétrico pode causar ferimentos graves e/ou danos materiais.

O que fazer:

Siga os passos abaixo para minimizar este risco:

  • Certifique-se de que o carregamento parou completamente.
    1. Utilize o ecrã tátil do veículo para confirmar se o carregamento parou ou para o parar, se necessário.
    2. Utilize o ecrã da estação de carga e os controlos para confirmar se o carregamento parou ou para terminar qualquer sessão de carregamento ativa.
  • Certifique-se de que nenhuma luz verde ou azul intermitente (LED) está visível na porta de carregamento do veículo.
  • Desligue o adaptador de carregamento da porta de carregamento do veículo.
  • Confirme novamente se a estação de carregamento não indica qualquer sessão de carregamento ativa.
  • Desligue o adaptador de carregamento da pega de carregamento.

Utilize equipamento de carregamento diferente para carregar o veículo. Para obter mais informações sobre o carregamento, consulte Instruções de carregamento.

Também pode tentar carregar o veículo utilizando um Supercarregador Tesla ou um local de carregamento no destino, todos eles localizáveis através do mapa no ecrã tátil do veículo. Consulte Mapas e navegação para obter mais detalhes.

CP_a151Erro da porta de carga - É necessária a assistênciaO carregamento CA poderá não funcionar/Pode usar o supercarregamento

O que este alerta significa:

A porta de carga do veículo necessita de assistência. A porta de carga não consegue estabelecer um sinal piloto de controlo válido e comunicar eficazmente com parte do equipamento de carregamento e das fontes de alimentação.

Enquanto este alerta estiver presente, o carregamento CA e o carregamento rápido CC com estações de carregamento não-Tesla poderão ficar limitados ou indisponíveis.

O que fazer:

Recomenda-se que agende uma visita à assistência assim que possível para solicitar uma inspeção da porta de carga do veículo.

Entretanto, o supercarregamento deverá continuar disponível. Os locais de supercarregamento podem ser apresentados através do mapa no ecrã tátil do veículo. Consulte Mapas e navegação para obter mais detalhes.

O carregamento CA também poderá estar disponível mediante a utilização de um conector móvel Gen 2 ou conector de parede Gen 3. No entanto, recomenda-se que se certifique de que a porta de carga do seu veículo consegue comunicar com o seu produto de carregamento Tesla. Experimente carregar com o seu conector móvel Gen 2 ou conector de parede Gen 3, e confirme se o veículo está a carregar conforme esperado, antes de ficar dependente das opções.

Para obter mais informações sobre a resolução de problemas relacionados com as luzes de estado do Conetor Móvel ou do Wall Connector, consulte o manual do proprietário do produto nos Guias de produto do adaptador e carregamento.

Para obter mais informações sobre o carregamento, consulte Instruções de carregamento.

CP_a164Pega de carregamento ainda detetada após pedido de desbloqueioSe necessário, utilize o cabo de libertação manual da porta de carregamento

O que este alerta significa:

A porta de carregamento do seu veículo deteta um cabo/pega de carregamento ainda ligado após receber vários pedidos de desbloqueio e subsequente desengate do cabo de carregamento.

Este alerta pode indicar que o trinco da porta de carregamento não liberta o cabo de carregamento conforme esperado.

O que fazer:

Se não for possível remover o cabo de carregamento da porta de carregamento após várias tentativas para o desengatar, tente libertar manualmente a porta de carregamento com o cabo na bagageira do veículo.

  1. Certifique-se de que o veículo não está a carregar ativamente.
    • No ecrã tátil do veículo, aceda ao ecrã de carregamento.
    • Se necessário, pressione o botão Parar carregamento.
  2. Abra a bagageira traseira.
  3. Puxe o cabo de libertação da porta de carregamento para baixo para desengatar o cabo de carregamento.
    • Informational PurposesAn informational icon, calling your attention
      Nota
      O cabo de libertação está situado no lado esquerdo da bagageira traseira. Pode estar embutido dentro de uma pequena abertura do acabamento interior da bagageira.
  4. Puxe o cabo de carregamento para o retirar da porta de carregamento.

Para obter mais informações sobre a utilização da libertação manual da porta de carregamento, consulte Libertar manualmente o cabo de carregamento.

Se ainda não for possível remover, o trinco da porta de carregamento pode estar congelado.

Para ajudar a derreter qualquer gelo no trinco da porta de carregamento, prima o botão Desembaciar veículo na aplicação para dispositivos móveis da Tesla para desembaciar o veículo durante cerca de 30 a 45 minutos.

Informational PurposesAn informational icon, calling your attention
Nota
Certifique-se de que utiliza a função Desembaciar veículo na sua aplicação para dispositivos móveis para desembaciar o veículo. Ajustar as definições do controlo da climatização no ecrã tátil do seu veículo não é tão eficaz.

Também pode ser possível descongelar o gelo que afete o trinco da porta de carregamento ligando o desembaciador traseiro através do ecrã tátil do veículo. Alguns veículos estão equipados com um aquecedor da entrada da porta de carregamento que se liga quando ativa o desembaciador traseiro em condições de tempo frio.

Para mais informações sobre o carregamento em condições de tempo frio, consulte Melhores práticas em clima frio.

Se este alerta ocorrer repetidamente em várias viagens e tentativas de carregamento, recomenda-se que agende uma visita à assistência assim que possível para solicitar uma inspeção da porta de carregamento do veículo.

Para obter mais informações sobre a resolução de problemas relacionados com as luzes de estado do Conetor Móvel ou do Wall Connector, consulte o manual do proprietário do produto nos Guias de produto do adaptador e carregamento.

Se utilizar outro equipamento de carregamento externo, consulte a documentação fornecida pelo fabricante para obter sugestões de resolução de problemas.

Para obter mais informações sobre o carregamento, consulte Instruções de carregamento.

DI_a138Motor dianteiro desativado - Pode conduzirEnergia do veículo pode estar limitada

O que este alerta significa:

O motor dianteiro do seu veículo está indisponível. A potência, a velocidade e a aceleração podem ficar reduzidas, uma vez que o seu veículo utiliza o(s) motor(es) traseiro(s) para continuar a condução.

O que fazer:

Em alguns casos, o seu veículo poderá não conseguir continuar a condução. Caso isso aconteça, também deverá estar presente outro alerta do veículo que fornece mais informações e ações recomendadas.

Este alerta pode ser causado por uma situação temporária que desaparecerá automaticamente. Se este alerta desaparecer durante a condução atual, ou se já não estiver presente da próxima vez que conduzir, terá sido provavelmente causado por uma situação temporária. Não é necessária qualquer ação.

Este alerta pode também indicar uma situação que requer a inspeção e manutenção do motor dianteiro. Se este alerta persistir durante as conduções subsequentes, recomenda-se que agende assistência. Entretanto, continua a ser possível conduzir o veículo como normalmente.

DI_a166Veículo estac. automat. para impedir desliz.Aperte cinto e feche porta para manter mudança

O que este alerta significa:

O seu veículo deslocou-se automaticamente para a posição de estacionamento (P) porque determinou que o condutor estava a sair ou já não estava presente. Este é o comportamento esperado do veículo em várias circunstâncias.

O seu veículo desloca-se automaticamente para a posição de estacionamento se todas estas condições forem verdadeiras:

  • O Estacionamento Automático não está ativo
  • O seu veículo está a circular a uma velocidade inferior a 1,4 mph (2,25 km/h) no modo de marcha em frente ou marcha-atrás
  • A última atividade do condutor foi detetada há mais de 2 segundos. Entre as atividades do condutor incluem-se:
    • Premir o pedal do travão e/ou do acelerador
    • Conduzir manualmente o veículo

E, pelo menos, duas destas condições são verdadeiras:

  1. O cinto de segurança do condutor é detetado como desapertado
  2. O condutor não é detetado como estando presente
  3. A porta do condutor é detetada como aberta
  4. Um ou mais dos sensores utilizados para detetar as três condições acima indicadas (fecho do cinto de segurança, ocupação do assento, trinco da porta) não está a funcionar como esperado

O seu veículo também se desloca automaticamente para a posição de estacionamento se qualquer uma destas condições for verdadeira:

  • A porta é detetada como aberta
  • O cinto de segurança é detetado como desapertado com uma velocidade inferior a 0,1mph (0,15 km/h) no modo de marcha em frente ou marcha-atrás
  • Não é detetada outra atividade do condutor durante 60 segundos

Informational PurposesAn informational icon, calling your attention
Nota
O seu veículo também muda automaticamente para a posição de estacionamento quando um cabo de carregamento é ligado à porta de carregamento.

O que fazer:

Para mais informações acerca da mudança automática para a posição de estacionamento, consulte Mudar de modo.

DI_a175Control. velocidade cruzeiro indisponível

O que este alerta significa:

O controlo da velocidade de cruzeiro, incluindo o Cruise Control Adaptativo, está atualmente indisponível.

O controlo da velocidade de cruzeiro pode estar indisponível porque:

  • O condutor cancelou o pedido.
  • O condutor desapertou o seu cinto de segurança.
  • Está aberta a bagageira dianteira, a bagageira traseira ou uma porta.
  • O veículo está a circular abaixo da velocidade mínima do controlo da velocidade de cruzeiro de 18 mph (30 km/h).
  • Existe uma condição ambiental, tal como visibilidade limitada.
  • O modo Valet está ativo.

O que fazer:

Assuma o controlo e conduza o veículo manualmente.

Quando já não existir qualquer condição que impeça a ativação do controlo da velocidade de cruzeiro, este deve ficar disponível. Se este alerta persistir durante as viagens seguintes, agende uma visita à assistência Tesla o mais rapidamente possível. Entretanto, continua a ser possível conduzir o veículo como normalmente.

Para obter mais informações, consulte Cruise Control Adaptativo.

DI_a184Estacionamento Automático canceladoAssuma o controlo

O que este alerta significa:

O estacionamento automático foi cancelado.

O Estacionamento Automático pode ter sido cancelado porque:

  • O condutor premiu o botão Cancelar no ecrã tátil.
  • O condutor ou moveu o controlo da direção (ou volante).
  • O condutor pressionou o pedal do acelerador ou o pedal do travão, ou abriu uma porta.
  • Existe um declive/inclinação íngreme.
  • Este uma condição meteorológica que afeta a visibilidade.
  • Não é possível detetar o passeio.
  • Um atrelado está fixo ao veículo.

O que fazer:

Estacione ou termine o estacionamento do veículo manualmente. Assim que terminar o estacionamento, aplique os travões e mude para a posição de estacionamento. Caso contrário, o veículo continuará a deslocar-se livremente.

O estacionamento automático deve estar novamente disponível na próxima vez que conduzir.

Para obter mais informações, consulte GUID-0C763E08-D0B8-4404-8180-1054F635C08C.html#CONCEPT_ODQ_NH5_XR e Limitações e avisos.

DI_a185Estacionamento Automático abortado

O que este alerta significa:

O estacionamento automático foi suspenso e o travão de estacionamento eletrónico foi aplicado.

O Estacionamento Automático pode ter sido cancelado porque:

  • O condutor premiu o botão Cancelar no ecrã tátil.
  • O condutor ou moveu o controlo da direção (ou volante).
  • O condutor pressionou o pedal do acelerador ou o pedal do travão, ou abriu uma porta.
  • Existe um declive/inclinação íngreme.
  • Este uma condição meteorológica que afeta a visibilidade.
  • Não é possível detetar o passeio.
  • Um atrelado está fixo ao veículo.

O que fazer:

Estacione ou termine o estacionamento do veículo manualmente.

O estacionamento automático deve estar novamente disponível na próxima vez que conduzir.

Para obter mais informações, consulte GUID-0C763E08-D0B8-4404-8180-1054F635C08C.html#CONCEPT_ODQ_NH5_XR e Limitações e avisos.

DI_a190Profundidade do piso dos pneus traseiros baixaVerifique os pneus quanto a comutação/substituição

O que este alerta significa:

Informational PurposesAn informational icon, calling your attention
Nota
Este alerta NÃO indica a existência de um pneu furado.

O veículo detetou um maior desgaste dos pneus traseiros em relação aos dianteiros, que resultou numa excedência da diferença recomendada.

O que fazer:

Recomenda-se a inspeção da profundidade do piso de todos os pneus. À medida que os pneus desgastam com a condução normal, os pneus traseiros tendem a desgastar mais rapidamente do que os dianteiros.

A rotação dos pneus é importante para equilibrar o desgaste uniformemente. ​

A não rotação dos pneus representa um risco de aquaplanagem e perda de controlo do veículo em estradas molhadas. Além disso, a não rotação dos pneus reduz a vida útil dos pneus, implicando uma substituição prematura.

Para efetuar a rotação dos pneus, recomenda-se agendar uma visita de assistência através da aplicação para dispositivos móveis da Tesla, ou de um provedor de serviços independente, quando:

  • A diferença entre a profundidade do piso dos pneus dianteiros e traseiros excede 1,5 mm
  • O veículo tiver sido conduzido mais de 6250 milhas (10 000 km) desde a última rotação

Após a inspeção e qualquer reparação necessária dos pneus, atualize a configuração dos pneus do veículo para otimizar as definições do veículo para os pneus e elimine o alerta durante, no mínimo, 6250 milhas. Para obter mais informações, consulte Cuidados e manutenção dos pneus.

Não se recomenda que dependa deste alerta em detrimento de verificações de rotina da profundidade do piso dos pneus. Este alerta só deve estar presente quando o veículo estima que os pneus ultrapassaram significativamente o intervalo de manutenção recomendado.

Este alerta é calibrado para os pneus de veículos Tesla e não se espera que funcione com pneus de outros tipos ou dimensões, incluindo combinações de marcas ou modelos de pneus diferentes. Pode não ser apresentado, ou ser apresentado prematuramente, em veículos com pneus não recomendados pela Tesla. Para obter mais informações sobre os pneus recomendados, consulte Rodas e pneus.

DI_a245Função Imobilização do Veículo indisponívelManter pedal travão carregado quando parado

O que este alerta significa:

A imobilização do veículo está atualmente indisponível devido a restrições do sistema. Enquanto para, utilize o pedal do travão para parar completamente o veículo e mantenha-o imobilizado.

O que fazer:

Continue até ao seu destino. É possível conduzir o veículo.

Se este alerta persistir durante as viagens seguintes, agende uma visita à assistência Tesla o mais rapidamente possível. Entretanto, continua a ser possível conduzir o veículo como normalmente.

Para obter mais informações, consulte Imobilização do veículo.

DI_a250Controlo de condução adaptativo desativadoConduza com precaução

O que este alerta significa:

A velocidade do seu veículo está limitada a 90 mph (144 km/h) devido a um problema com o sistema de amortecimento de suspensão adaptativa.

O sistema não pode fornecer ajustes em tempo real ao sistema de suspensão para otimizar tanto a condução como a manobrabilidade, e como resultado, a sua condução pode ser mais suave do que o habitual.

O que fazer:

Se este alerta persistir durante as viagens seguintes, agende uma visita à assistência Tesla o mais rapidamente possível. Entretanto, continua a ser possível conduzir o veículo como normalmente.

Este alerta é acompanhado por uma luz indicadora vermelha no painel de instrumentos. Para obter mais informações, consulte Suspensão pneumática.

DIF_a251/DIR_a251/DIREL_a251/DIRER_a251Assist. fluido caixa mud. recomendadoAgendar assistência

O que este alerta significa:

O seu veículo detetou uma condição que requer uma inspeção do fluido da caixa de velocidades.

O que fazer:

Recomenda-se que agende uma visita à assistência.

Pode conduzir o veículo com este alerta presente. No entanto, continuar a conduzir durante um longo período de tempo com este alerta presente pode provocar danos na caixa de velocidades/grupo motopropulsor.

ESP_a118Assist. baixo desempenho de travagem ativ.Carregue a fundo o pedal do travão para parar

O que este alerta significa:

A compensação de redução da potência de travagem hidráulica está ativa. Esta função de assistência à travagem é ativada temporariamente para garantir que dispõe de capacidade total de travagem em situações nas quais o veículo deteta um desempenho reduzido de travagem.

Quando esta função de assistência é ativada, poderá sentir o pedal do travão a afastar-se do pé e notar um forte aumento da pressão de travagem. Também poderá ouvir um som de bombeamento proveniente da unidade hidráulica dos travões na dianteira do veículo. Normalmente, dura alguns segundos, dependendo da superfície da estrada e da velocidade do veículo. Isto é completamente normal e não indica qualquer problema no veículo.

O que fazer:

Continue a pressionar o pedal do travão como habitualmente e não "bombeie" (prima e solte repetidamente) o pedal, uma vez que esta ação interrompe a função.

Este alerta é eliminado quando o veículo parar ou quando já não estiver a pressionar o pedal do travão. Poderá continuar a ser apresentado posteriormente, durante até 5 segundos.

Normalmente, o desempenho reduzido de travagem é temporário e pode ocorrer por várias razões, incluindo temperaturas elevadas dos travões após utilização intensa ou condução em condições de humidade ou frio extremo. Também pode indicar que as pastilhas ou os rotores dos travões estão gastos até ao ponto em que é necessária uma substituição normal.

Se continuar a detetar um desempenho reduzido de travagem que não melhora ao longo do tempo, contacte a Assistência Tesla para uma inspeção dos travões quando for mais prático para si.

Para obter mais informações, consulte Compensação de redução da potência de travagem hidráulica.

PCS_a016Imposs. carregar - eventual má qualid. da redeRepita / Tente outra local. ou Supercarreg.

O que este alerta significa:

O carregamento parou devido a uma condição que impede o carregamento CA do veículo. O carregamento rápido CC/Supercarregamento deverá continuar a funcionar conforme esperado na mesma.

Isto pode ocorrer devido a perturbações na fonte de alimentação causadas pelo equipamento de carregamento externo ou pela rede elétrica. Em alguns casos, esta condição pode resultar da utilização de dispositivos elétricos próximos que consumam muita energia.

Se for possível excluir estas potenciais causas, poderá ser uma condição do próprio veículo que está a afetar também o carregamento com alimentação CA.

O que fazer:

Se este alerta for acompanhado por outro alerta que especifique a condição que afeta o carregamento CA, comece por investigar esse alerta.

Mais dicas de resolução de problemas com base no tipo de equipamento:

  • Se utilizar um Conetor Móvel, tente efetuar o carregamento do veículo utilizando uma tomada de parede diferente.
    • Se o veículo começar a carregar, é provável que o problema estivesse relacionado com a tomada de parede original.
    • Se o veículo continuar a não carregar, o problema pode estar relacionado com o Conetor Móvel.
  • Se utilizar um Wall Connector, tente carregar o veículo com um equipamento de carregamento diferente, como um Conetor Móvel alimentado por uma tomada de parede em separado.
    • Se o veículo começar a carregar, é provável que o problema estivesse relacionado com o Wall Connector.

Se o problema estiver relacionado com a tomada de parede original ou com o Wall Connector, contacte um eletricista para inspecionar a ligação da cablagem.

Também pode tentar carregar o veículo utilizando um Supercarregador Tesla ou um local de carregamento no destino, todos eles localizáveis através do mapa no ecrã tátil do veículo. Consulte Mapas e navegação para obter mais detalhes.

Se este alerta persistir após tentar carregar em vários locais e com diferentes equipamentos de carregamento, recomenda-se que agende uma visita à assistência.

Para obter mais informações sobre a resolução de problemas relacionados com as luzes de estado do Conetor Móvel ou do Wall Connector, consulte o manual do proprietário do produto nos Guias de produto do adaptador e carregamento.

PCS_a017Carreg. parou - Perda aliment. durante carreg.Verifique fonte aliment. e equip. de carreg.

O que este alerta significa:

Ocorreu uma perda de alimentação durante o carregamento. Isto pode resultar da perda de alimentação entre o equipamento de carregamento e a fonte (por exemplo, uma tomada de parede) ou de um problema no equipamento de carregamento.

O que fazer:

Este alerta é frequentemente acompanhado por outros alertas que podem ajudar a identificar e solucionar o problema. Comece por investigar quaisquer outros alertas apresentados relacionados com problemas de carregamento.

Em alternativa, pode verificar as luzes de estado do Conetor Móvel ou do Wall Connector para confirmar a alimentação do dispositivo e ainda consultar o manual do utilizador do produto para obter informações sobre a resolução de problemas com base nos códigos intermitentes. Se utilizar outro equipamento de carregamento externo (não Tesla), verifique se existe um visor ou outra interface de utilizador que forneça ajuda para a resolução de problemas.

Caso o equipamento de carregamento não tenha alimentação, verifique o disjuntor da tomada de parede/do Wall Connector para garantir que não disparou.

Mais dicas de resolução de problemas com base no tipo de equipamento:

  • Se utilizar um Conetor Móvel, tente efetuar o carregamento do veículo utilizando uma tomada de parede diferente.
    • Se o veículo começar a carregar, é provável que o problema estivesse relacionado com a tomada de parede original.
    • Se o veículo continuar a não carregar, o problema pode estar relacionado com o Conetor Móvel.
  • Se utilizar um Wall Connector, tente carregar o veículo com um equipamento de carregamento diferente, como um Conetor Móvel alimentado por uma tomada de parede em separado.
    • Se o veículo começar a carregar, é provável que o problema estivesse relacionado com o Wall Connector.

Se o problema estiver relacionado com a tomada de parede original ou com o Wall Connector, contacte um eletricista para inspecionar a ligação da cablagem.

Este alerta é geralmente específico para equipamento de carregamento e fontes de alimentação externos e, por norma, não indica um problema no seu veículo que pode ser resolvido através do agendamento de assistência.

Também pode tentar carregar o veículo utilizando um Supercarregador Tesla ou um local de carregamento no destino, todos eles localizáveis através do mapa no ecrã tátil do veículo. Consulte Mapas e navegação para obter mais detalhes.

Para obter mais informações sobre a resolução de problemas relacionados com as luzes de estado do Conetor Móvel ou do Wall Connector, consulte o manual do proprietário do produto nos Guias de produto do adaptador e carregamento.

PCS_a019Rede de alimentação ou problema no veículo a limitar o carregamento CADesligue e repita/Tente outra local. carreg.

O que este alerta significa:

A velocidade de carregamento foi reduzida devido a uma condição que afeta a capacidade do veículo de carregar com alimentação CA. O carregamento rápido CC/Supercarregamento deverá continuar a funcionar conforme esperado na mesma.

Isto pode ocorrer devido a perturbações na fonte de alimentação causadas pelo equipamento de carregamento externo ou pela rede elétrica. Em alguns casos, esta condição pode resultar da utilização de dispositivos elétricos próximos que consumam muita energia.

Se for possível excluir estas potenciais causas, poderá ser uma condição do próprio veículo que está a afetar também o carregamento com alimentação CA.

O que fazer:

Se este alerta for acompanhado por outro alerta que especifique a condição que afeta o carregamento CA, comece por investigar esse alerta.

Mais dicas de resolução de problemas com base no tipo de equipamento:

  • Se utilizar um Conetor Móvel, tente efetuar o carregamento do veículo utilizando uma tomada de parede diferente.
    • Se o veículo começar a carregar, é provável que o problema estivesse relacionado com a tomada de parede original.
    • Se o veículo continuar a não carregar, o problema pode estar relacionado com o Conetor Móvel.
  • Se utilizar um Wall Connector, tente carregar o veículo com um equipamento de carregamento diferente, como um Conetor Móvel alimentado por uma tomada de parede em separado.
    • Se o veículo começar a carregar, é provável que o problema estivesse relacionado com o Wall Connector.

Se o problema estiver relacionado com a tomada de parede original ou com o Wall Connector, contacte um eletricista para inspecionar a ligação da cablagem.

Também pode tentar carregar o veículo utilizando um Supercarregador Tesla ou um local de carregamento no destino, todos eles localizáveis através do mapa no ecrã tátil do veículo. Consulte Mapas e navegação para obter mais detalhes.

Se este alerta persistir após tentar carregar em vários locais e com diferentes equipamentos de carregamento, recomenda-se que agende uma visita à assistência.

Para obter mais informações sobre a resolução de problemas relacionados com as luzes de estado do Conetor Móvel ou do Wall Connector, consulte o manual do proprietário do produto nos Guias de produto do adaptador e carregamento.

PCS_a032Detetada má qualidade da rede elétricaTente outra estação ou localização de carreg.

O que este alerta significa:

A velocidade de carregamento foi reduzida, ou o carregamento foi interrompido, devido a uma condição que afeta a capacidade do seu veículo de efetuar o carregamento CA. O carregamento rápido CC/Supercarregamento deverá continuar a funcionar conforme esperado na mesma.

O carregador de bordo do seu veículo detetou perturbações na fonte de alimentação elétrica. Estas perturbações interferem com o processo de carregamento do veículo.

Estas perturbações são normalmente causadas por:

  • Problemas na cablagem do edifício e/ou na tomada de parede.
  • Problemas com o equipamento de carregamento externo.
  • Outros dispositivos elétricos de grandes dimensões, como máquinas de lavar ou unidades de ar condicionado, que consomem temporariamente muita energia ou perturbam a rede de alimentação elétrica.
  • Condições externas que afetam a rede elétrica.

O que fazer:

Como este alerta é geralmente específico para equipamento de carregamento e fontes de alimentação externos e, por norma, não indica um problema no seu veículo que pode ser resolvido através do agendamento de assistência, recomenda-se que:

  • Tente efetuar o carregamento em tomadas de parede diferentes.
  • Tente carregar novamente (desligue e volte a ligar para tentar novamente) quando outros dispositivos elétricos de grandes dimensões não estiverem a consumir energia.
  • Tente carregar com vários tipos diferentes de equipamento de carregamento e em locais diferentes.

Também pode tentar carregar o veículo utilizando um Supercarregador Tesla ou um local de carregamento no destino, todos eles localizáveis através do mapa no ecrã tátil do veículo. Consulte Mapas e navegação para obter mais detalhes.

Para obter mais informações sobre a resolução de problemas relacionados com as luzes de estado do Conetor Móvel ou do Wall Connector, consulte o manual do proprietário do produto nos Guias de produto do adaptador e carregamento.

PCS_a052Equip. carreg. externo não fornece energiaVerif. fonte aliment. ou tente outro equip.

O que este alerta significa:

O carregamento não pode ser iniciado devido a uma condição que impede o carregamento CA do veículo. O carregamento rápido CC/Supercarregamento deverá continuar a funcionar conforme esperado na mesma.

O seu veículo solicitou alimentação CA do equipamento de carregamento externo, mas o carregador de bordo não deteta qualquer fornecimento de tensão proveniente do equipamento.

Isto pode, por vezes, ser causado por um problema de hardware específico do equipamento de carregamento externo, o que impede que o equipamento de carregamento se ligue ou desligue do veículo quando solicitado. Pode igualmente ocorrer devido a outra condição que afete o equipamento de carregamento externo, a fonte de alimentação à qual está ligado ou o próprio veículo.

O que fazer:

Este alerta é geralmente específico para equipamento de carregamento e fontes de alimentação externos e, por norma, não indica um problema no seu veículo que pode ser resolvido através do agendamento de assistência.

Tente carregar com vários tipos diferentes de equipamento de carregamento.

Também pode tentar carregar o veículo utilizando um Supercarregador Tesla ou um local de carregamento no destino, todos eles localizáveis através do mapa no ecrã tátil do veículo. Consulte Mapas e navegação para obter mais detalhes.

Para obter mais informações sobre a resolução de problemas relacionados com as luzes de estado do Conetor Móvel ou do Wall Connector, consulte o manual do proprietário do produto nos Guias de produto do adaptador e carregamento.

PCS_a053Taxa carreg. reduz. - Queda tensão inesperadaRemova extensões/Verifique cablagem

O que este alerta significa:

A velocidade de carregamento foi reduzida porque o carregador de bordo do veículo detetou uma grande queda de tensão durante o carregamento.

Entre as causas prováveis deste problema estão:

  • Problemas na cablagem do edifício e/ou na tomada de parede.
  • Um cabo de extensão ou outra cablagem que não suporta a corrente de carregamento necessária.

Além disso, este problema pode ser resultado da ativação de dispositivos elétricos que consomem muita energia do mesmo circuito de derivação durante o carregamento do veículo.

O que fazer:

Se este problema ocorrer várias vezes no seu local de carregamento normal, contacte um eletricista para inspecionar a instalação elétrica. Deve verificar o seguinte:

  • Qualquer equipamento de carregamento instalado e a respetiva ligação à cablagem do edifício.
  • A cablagem do edifício, incluindo qualquer tomada de parede utilizada com um Conetor Móvel.
  • A ligação elétrica à linha da rede elétrica, no ponto de entrada no edifício.

Debata com o eletricista se a corrente de carregamento no veículo deve ser reduzida ou se a instalação deve ser melhorada para suportar uma corrente de carregamento mais elevada.

Este alerta é geralmente específico para equipamento de carregamento e fontes de alimentação externos e, por norma, não indica um problema no seu veículo que pode ser resolvido através do agendamento de assistência.

Também pode tentar carregar o veículo utilizando um Supercarregador Tesla ou um local de carregamento no destino, todos eles localizáveis através do mapa no ecrã tátil do veículo. Consulte Mapas e navegação para obter mais detalhes.

Para obter mais informações sobre a resolução de problemas relacionados com as luzes de estado do Conetor Móvel ou do Wall Connector, consulte o manual do proprietário do produto nos Guias de produto do adaptador e carregamento.

PCS_a054Carreg. parou devido a grande queda de tensãoRemova extensões/Verifique cablagem

O que este alerta significa:

O carregamento foi interrompido porque o carregador de bordo do veículo detetou uma queda de tensão excecionalmente elevada.

Entre as causas prováveis deste problema estão:

  • Problemas na cablagem do edifício e/ou na tomada de parede.
  • Um cabo de extensão ou outra cablagem que não suporta a corrente de carregamento necessária.

Além disso, este problema pode ser resultado da ativação de dispositivos elétricos que consomem muita energia do mesmo circuito de derivação durante o carregamento do veículo.

O que fazer:

Se este problema ocorrer várias vezes no seu local de carregamento normal, contacte um eletricista para inspecionar a instalação elétrica. Deve verificar o seguinte:

  • Qualquer equipamento de carregamento instalado e a respetiva ligação à cablagem do edifício.
  • A cablagem do edifício, incluindo qualquer tomada de parede utilizada com um Conetor Móvel.
  • A ligação elétrica à linha da rede elétrica, no ponto de entrada no edifício.

Debata com o eletricista se a corrente de carregamento no veículo deve ser reduzida ou se a instalação deve ser melhorada para suportar uma corrente de carregamento mais elevada.

Este alerta é geralmente específico para equipamento de carregamento e fontes de alimentação externos e, por norma, não indica um problema no seu veículo que pode ser resolvido através do agendamento de assistência.

Também pode tentar carregar o veículo utilizando um Supercarregador Tesla ou um local de carregamento no destino, todos eles localizáveis através do mapa no ecrã tátil do veículo. Consulte Mapas e navegação para obter mais detalhes.

Para obter mais informações sobre a resolução de problemas relacionados com as luzes de estado do Conetor Móvel ou do Wall Connector, consulte o manual do proprietário do produto nos Guias de produto do adaptador e carregamento.

PCS_a073Detetado erro no equip. de carreg. externoExperimente outro equip. de carregamento

O que este alerta significa:

O carregamento CA não pode ser iniciado devido a uma condição que impede o carregamento CA do veículo. O carregamento rápido CC/Supercarregamento deverá continuar a funcionar conforme esperado na mesma.

O carregador de bordo do veículo está a detetar tensão de entrada na porta de carregamento quando não é solicitada alimentação do equipamento de carregamento externo, o que indica que o equipamento de carregamento externo não está a funcionar conforme esperado.

Isto pode, por vezes, ser causado por um problema de hardware específico do equipamento de carregamento externo, o que impede que o equipamento de carregamento se ligue ou desligue do veículo quando solicitado. Essa situação pode ocorrer também devido a outra condição que afete o equipamento de carregamento externo ou a uma condição que afete o próprio veículo.

O que fazer:

Este alerta é geralmente específico para equipamento de carregamento e fontes de alimentação externos e, por norma, não indica um problema no seu veículo que pode ser resolvido através do agendamento de assistência.

Tente carregar com vários tipos diferentes de equipamento de carregamento.

Também pode tentar carregar o veículo utilizando um Supercarregador Tesla ou um local de carregamento no destino, todos eles localizáveis através do mapa no ecrã tátil do veículo. Consulte Mapas e navegação para obter mais detalhes.

Para obter mais informações sobre a resolução de problemas relacionados com as luzes de estado do Conetor Móvel ou do Wall Connector, consulte o manual do proprietário do produto nos Guias de produto do adaptador e carregamento.

PCS_a090Carreg. lento - Fases CA não alimentadasVerifique fonte aliment. e o equip. de carreg.

O que este alerta significa:

A velocidade de carregamento foi reduzida devido a uma condição que afeta a capacidade do veículo de carregar com alimentação CA. O carregamento rápido CC/Supercarregamento deverá continuar a funcionar conforme esperado na mesma.

O carregador de bordo do seu veículo detetou que um ou mais conversores de potência não recebem a tensão de entrada de CA necessária. Por exemplo: durante o carregamento trifásico, pode faltar uma fase da potência de entrada de CA fornecida pela fonte externa. Isto pode ocorrer devido a uma condição que afete o equipamento de carregamento externo, a fonte de alimentação à qual está ligado ou o próprio veículo.

O que fazer:

Este alerta é geralmente específico para equipamento de carregamento e fontes de alimentação externos e, por norma, não indica um problema no seu veículo que pode ser resolvido através do agendamento de assistência.

Tente carregar com vários tipos diferentes de equipamento de carregamento.

Também pode tentar carregar o veículo utilizando um Supercarregador Tesla ou um local de carregamento no destino, todos eles localizáveis através do mapa no ecrã tátil do veículo. Consulte Mapas e navegação para obter mais detalhes.

Para obter mais informações sobre a resolução de problemas relacionados com as luzes de estado do Conetor Móvel ou do Wall Connector, consulte o manual do proprietário do produto nos Guias de produto do adaptador e carregamento.

PM_a092/PMF_a092/PMR_a092/PMREL_a092/PMRER_a092Problema do grupo motopropulsor detetado - Agendar assistênciaO problema poderá persistir mesmo se a funcionalidade for reposta

O que este alerta significa:

O grupo motopropulsor do veículo requer assistência. A potência, velocidade e aceleração podem sofrer uma redução, e o seu veículo pode ter de se desligar durante a condução.

Este alerta indica uma condição persistente que requer a inspeção e assistência do grupo motopropulsor.

Mesmo que este alerta desapareça após a viagem atual e não regresse durante viagens posteriores, é necessária assistência para resolver o problema do grupo motopropulsor detetado pelo veículo.

O que fazer:

Recomenda-se que agende uma visita à assistência assim que possível para uma intervenção no grupo motopropulsor do veículo.

Sem assistência, o veículo pode continuar a ter potência, velocidade e aceleração reduzidas, pode enfrentar condições que requerem que se desligue durante a viagem, ou pode tornar-se impossível de conduzir.

TAS_a313Controlo de condução adaptativo degradadoO conforto de condução pode ser reduzido

O que este alerta significa:

Há um problema com o sistema de amortecimento de suspensão adaptativa do seu veículo. Consequentemente, o sistema não consegue fornecer ajustes em tempo real ao sistema de suspensão para otimizar a condução e a manobrabilidade.

Em vez disso, todos os amortecedores estão a receber corrente fixa. A sua condução pode ser mais suave ou firme do que o habitual.

O que fazer:

Se este alerta persistir durante as viagens seguintes, agende uma visita à assistência Tesla o mais rapidamente possível. Entretanto, continua a ser possível conduzir o veículo como normalmente.

Este alerta é acompanhado por uma luz indicadora amarela no painel de instrumentos. Para obter mais informações, consulte Suspensão pneumática.

TAS_a314Controlo de condução adaptativo desativadoConduza com precaução

O que este alerta significa:

Há um problema com o sistema de amortecimento de suspensão adaptativa do seu veículo. Consequentemente, o sistema não pode fornecer ajustes em tempo real ao sistema de suspensão para otimizar tanto a condução como a manobrabilidade, e a sua condução pode ser mais suave do que o habitual.

O que fazer:

Se este alerta persistir durante as viagens seguintes, agende uma visita à assistência Tesla o mais rapidamente possível. Entretanto, continua a ser possível conduzir o veículo como normalmente.

Este alerta é acompanhado por uma luz indicadora vermelha no painel de instrumentos. Para obter mais informações, consulte Suspensão pneumática.

UI_a004Bagageira dianteira abertaProceda com cuidado

O que este alerta significa:

Se for detetado que a bagageira dianteira (capô) do veículo está aberta durante a condução.

Este alerta indica que não é possível confirmar que, pelo menos, um dos dois trincos que fixam o capô, o trinco principal e/ou o trinco secundário da bagageira dianteira, estão fechados (confirmação de que estão totalmente encaixados) aquando de uma mudança para outra posição além da posição de estacionamento no veículo.

O que fazer:

Uma vez que este estado pode resultar na abertura da bagageira dianteira durante a condução, recomenda-se que conduza cuidadosamente até conseguir parar o veículo em segurança e mudar para a posição de estacionamento.

Assim que estacionar o veículo, verifique a bagageira dianteira (capô) para se certificar de que está totalmente fechada (ambos os trincos estão totalmente encaixados). Para obter mais informações, consulte as instruções de fecho do Bagageira dianteira.

O alerta deverá desaparecer assim que colocar o veículo na posição de estacionamento. Contudo, poderá voltar a ser apresentado quando começar a conduzir novamente, caso não inspecione primeiro e fixe totalmente o capô.

Se este alerta persistir ao longo de várias conduções, ou se ocorrer com uma frequência cada vez maior ao longo de várias viagens, recomenda-se que agende uma visita à assistência assim que possível.

Para obter mais informações sobre a bagageira dianteira, consulte Bagageira dianteira.

UI_a006É necessária a assistênciaAgendar assistência agora

O que este alerta significa:

Este alerta é definido remotamente pela Tesla quando é detetada uma condição que requer assistência no seu veículo.

Este alerta pode ser apresentado devido a várias condições do veículo. Quando agendar uma visita à assistência, mais informações deverão estar disponíveis.

Este alerta só pode ser eliminado por um técnico de assistência após a reparação do veículo.

O que fazer:

Uma vez que este alerta pode estar presente devido a várias condições, recomenda-se que agende uma visita à assistência o mais rapidamente possível.

UI_a137Ligação de assistência ativa ao veículoAssistência a realizar diagnóstico remoto

O que este alerta significa:

Um técnico de assistência tem sessão iniciada remotamente no seu veículo para diagnóstico ou reparação. Poderá notar alguma perda de funcionalidade de informação e entretenimento durante a ligação, mas este alerta não indica um problema com o seu veículo.

É possível conduzir o veículo.

O que fazer:

Este alerta deve desaparecer automaticamente depois de o técnico concluir o diagnóstico ou a reparação do veículo. Poderá ser necessário reiniciar o ecrã tátil para repor a funcionalidade de informação e entretenimento total após o alerta desaparecer. Para obter mais informações, consulte Reiniciar o ecrã tátil no guia Faça você mesmo.

Se este alerta não desaparecer após 24 horas, recomenda-se que agende uma marcação de assistência através da sua aplicação para dispositivos móveis da Tesla ou junto de um fornecedor de serviços independente. Tenha em atenção que as opções do fornecedor de serviços independentes podem variar com base na configuração do veículo e na sua localização.

UMC_a001Impossível carregar com Conetor MóvelLigação inadequada da tomada - Tente outra

O que este alerta significa:

O Conetor Móvel detetou que a tomada elétrica possui uma ligação à terra insuficiente, provavelmente causada por uma ligação à terra inadequada ou em falta.

Tal não indica um problema no Conetor Móvel nem no veículo, mas sugere um problema na tomada de parede/instalação elétrica à qual o Conetor Móvel está ligado.

O que fazer:

Solicite a inspeção da instalação elétrica por parte de um eletricista. O seu eletricista deve assegurar uma boa ligação à terra no seu disjuntor ou na caixa de distribuição de energia, bem como que são efetuadas as ligações adequadas à tomada, antes de voltar a tentar ligar o Conetor Móvel.

Entretanto, se for necessário efetuar um carregamento, tente efetuá-lo através de uma tomada diferente, noutro local, ou com outro tipo de estação de carregamento.

Também pode tentar carregar o veículo utilizando um Supercarregador Tesla ou um local de carregamento no destino, todos eles localizáveis através do mapa no ecrã tátil do veículo. Consulte Mapas e navegação para obter mais detalhes.

Para obter mais informações sobre a resolução de problemas com as luzes de estado do conetor móvel e problemas de carregamento, consulte o manual do proprietário do produto.

UMC_a002Imp. carregar - Disj. GFCI Con. Móvel disparouDesligue pega carr. da porta carreg. e repita

O que este alerta significa:

Não é possível carregar o veículo porque o disjuntor de falha de terra (GFCI) do Conetor Móvel disparou.

Tal como o GFCI numa tomada de parede, esta função foi concebida para interromper o fluxo de eletricidade quando existe um problema. Interrompeu o carregamento para proteger o veículo e o equipamento de carga.

Tal pode acontecer por diversos motivos. O problema pode estar associado ao cabo de carregamento, à pega de carregamento, à porta de carregamento ou até mesmo a um componente de bordo do veículo.

O que fazer:

Verifique a existência de acumulação de água ou níveis incomuns de humidade na porta de carregamento e na pega de carregamento. Se encontrar humidade em excesso, aguarde e deixe a parte interior da porta de carregamento e a secção exposta da pega de carregamento secar o suficiente antes de voltar a tentar.

Inspecione o equipamento de carregamento quanto a danos.
  • Se o cabo apresentar algum dano ou deterioração não o utilize. Experimente utilizar equipamento de carregamento diferente.
  • Se o cabo estiver em boas condições, tente efetuar novamente o carregamento utilizando o Conetor Móvel.

Se o problema persistir e impedir o carregamento, tente efetuar o carregamento com equipamento de equipamento diferente.

Este alerta é geralmente específico para equipamento de carregamento e fontes de alimentação externos e, por norma, não indica um problema no seu veículo que pode ser resolvido através do agendamento de assistência.

Também pode tentar carregar o veículo utilizando um Supercarregador Tesla ou um local de carregamento no destino, todos eles localizáveis através do mapa no ecrã tátil do veículo. Consulte Mapas e navegação para obter mais detalhes.

Para obter mais informações sobre a resolução de problemas com as luzes de estado do conetor móvel e problemas de carregamento, consulte o manual do proprietário do produto.

UMC_a004Impossível carregar com Conetor MóvelTensão demas. alta / Tente outra tomada

O que este alerta significa:

Não é possível carregar o veículo, ou o carregamento é interrompido, devido a um dos seguintes motivos associados ao Conetor Móvel:
  • Deteta que a tensão da tomada de parede é demasiado elevada ou
  • Deteta um aumento inesperado no fornecimento de tensão da tomada de parede.

O que fazer:

Tente efetuar o carregamento do veículo utilizando uma tomada de parede diferente. Se o veículo começar a carregar, é provável que o problema estivesse relacionado com a tomada de parede original. Contacte um eletricista para inspecionar a ligação do edifício à tomada em questão.

Se continuar a não ser possível carregar o veículo mesmo quando tenta uma tomada de parede diferente, tente efetuar o carregamento numa localização diferente.

Também pode tentar carregar o veículo utilizando um Supercarregador Tesla ou um local de carregamento no destino, todos eles localizáveis através do mapa no ecrã tátil do veículo. Consulte Mapas e navegação para obter mais detalhes.

Para obter mais informações sobre a resolução de problemas com as luzes de estado do conetor móvel e problemas de carregamento, consulte o manual do proprietário do produto.

UMC_a005Impossível carregar com Conetor MóvelTensão muito baixa/Experimente outra tomada

O que este alerta significa:

Não é possível carregar o veículo, ou o carregamento é interrompido, devido a um dos seguintes motivos associados ao Conetor Móvel:

  • Não deteta fornecimento de tensão suficiente proveniente da tomada de parede ou
  • Deteta uma queda inesperada no fornecimento de tensão da tomada de parede.

O que fazer:

Tente efetuar o carregamento do veículo utilizando uma tomada de parede diferente. Se o veículo começar a carregar, é provável que o problema estivesse relacionado com a tomada de parede original. Contacte um eletricista para inspecionar a ligação do edifício à tomada em questão.

Se continuar a não ser possível carregar o veículo mesmo quando tenta uma tomada de parede diferente, tente efetuar o carregamento numa localização diferente.

Este alerta é geralmente específico para equipamento de carregamento e fontes de alimentação externos e, por norma, não indica um problema no seu veículo que pode ser resolvido através do agendamento de assistência.

Também pode tentar carregar o veículo utilizando um Supercarregador Tesla ou um local de carregamento no destino, todos eles localizáveis através do mapa no ecrã tátil do veículo. Consulte Mapas e navegação para obter mais detalhes.

Para obter mais informações sobre a resolução de problemas com as luzes de estado do conetor móvel e problemas de carregamento, consulte o manual do proprietário do produto.

UMC_a007Temp. caixa controlo do conetor móvel altaDeixe con. móvel arrefecer p/ retomar carreg.

O que este alerta significa:

O carregamento foi interrompido porque o conetor elétrico detetou temperatura elevada no interior do alojamento da caixa de controlo.

O que fazer:

Certifique-se de que não há nada a tapar o Conetor Móvel e de que não existe nenhuma fonte de calor por perto. Se o problema persistir a temperaturas ambiente normais (abaixo de 38 °C), é necessária assistência.

Também pode tentar carregar o veículo utilizando um Supercarregador Tesla ou um local de carregamento no destino, todos eles localizáveis através do mapa no ecrã tátil do veículo. Consulte Mapas e navegação para obter mais detalhes.

Para obter mais informações sobre a resolução de problemas com as luzes de estado do conetor móvel e problemas de carregamento, consulte o manual do proprietário do produto.

UMC_a008Imp. carregar - Temp. da ficha de parede altaVerif. tomada de parede e cablagem recomend.

O que este alerta significa:

Os alertas de temperatura elevada detetada pelo Conetor Móvel indicam que a tomada utilizada para o carregamento está a ficar demasiado quente e, por isso, o carregamento foi interrompido para proteger a tomada.

Tal não indica um problema no Conetor Móvel nem no veículo, mas sugere um problema na tomada de parede/instalação elétrica à qual o Conetor Móvel está ligado.

Uma tomada pode ficar quente devido a uma ficha que não esteja totalmente introduzida, uma ligação solta do edifício à tomada ou uma tomada que começa a ficar desgastada.

O que fazer:

Certifique-se de que o adaptador está totalmente introduzido na tomada. Se a velocidade de carregamento não regressar ao normal, contacte um eletricista para inspecionar a tomada e as ligações do edifício á tomada e realizar quaisquer reparações necessárias.

Se a tomada estiver desgastada, a mesma deve ser substituída por uma tomada de elevada qualidade. Considere atualizar para um Wall Connector da Tesla para maior conveniência e a velocidade de carregamento mais elevada.

UMC_a009Impossível carregar - Temp. pega carreg. altaVerif. se há resíduos na pega/porta carreg.

O que este alerta significa:

O carregamento foi interrompido porque o Conetor Móvel detetou temperatura elevada na pega de carregamento que está ligada à porta de carregamento do seu veículo.

O que fazer:

Certifique-se de que o Conetor Móvel está totalmente inserido na entrada da porta de carregamento do seu veículo.

Inspecione a entrada da porta de carregamento e a pega do Conetor Móvel quanto a obstruções ou humidade. Certifique-se de que foi removida qualquer obstrução da porta de carregamento ou da pega do Conetor Móvel e que permitiu a secagem de qualquer humidade. Em seguida, tente inserir novamente a pega do Conetor Móvel na porta de carregamento.

Certifique-se ainda de que não há nada a tapar a pega de carregamento do Conetor Móvel e de que não existe nenhuma fonte de calor por perto.

Se o alerta persistir a temperaturas ambiente normais (abaixo de 38 °C) e ocorrer durante várias tentativas de carregamento, tal pode indicar um problema que afete o Conetor Móvel ou o seu veículo. Recomenda-se que agende uma visita à assistência quando lhe for mais conveniente.

Também pode tentar carregar o veículo utilizando um Supercarregador Tesla ou um local de carregamento no destino, todos eles localizáveis através do mapa no ecrã tátil do veículo. Consulte Mapas e navegação para obter mais detalhes.

Para obter mais informações sobre a resolução de problemas com as luzes de estado do conetor móvel e problemas de carregamento, consulte o manual do proprietário do produto.

UMC_a010Ligação do conetor móvel ao adaptador quenteDeixe arref. - Ligue adapt. ao conetor móvel

O que este alerta significa:

O carregamento foi interrompido porque o Conetor Móvel detetou temperatura elevada na ligação entre o adaptador de ficha de parede e a caixa de controlo.

O que fazer:

Certifique-se de que o adaptador de ficha de parede está totalmente ligado à caixa de controlo do Conetor Móvel.

Certifique-se também de que não há nada a tapar o adaptador de ficha de parede e de que não existe nenhuma fonte de calor por perto.

Após desligar a ficha da fonte de alimentação (tomada de parede), inspecione a ligação do adaptador de ficha de parede e a ligação da caixa de controlo do Conetor Móvel quando a quaisquer obstrução ou humidade. Certifique-se de que foi removida qualquer obstrução e que permitiu a secagem de qualquer humidade. Em seguida, tente voltar a inserir o adaptador da ficha de parede no Conetor Móvel e, em seguida, ligar à fonte de energia (tomada de parede).

Após a remoção de qualquer obstrução e a descida de temperatura da caixa de controlo do Conetor Móvel, o alerta deve desaparecer e será possível efetuar o carregamento.

Também pode tentar carregar o veículo utilizando um Supercarregador Tesla ou um local de carregamento no destino, todos eles localizáveis através do mapa no ecrã tátil do veículo. Consulte Mapas e navegação para obter mais detalhes.

Para obter mais informações sobre a resolução de problemas com as luzes de estado do conetor móvel e problemas de carregamento, consulte o manual do proprietário do produto.

UMC_a011Erro de comunicação de equip. em carregamentoTente novamente ou outro equipamento

O que este alerta significa:

O veículo não consegue carregar porque não consegue comunicar eficazmente com o Conetor Móvel. O Conetor Móvel não consegue confirmar através da deteção de proximidade que a pega de carregamento está totalmente ligada ao veículo.

O que fazer:

Primeiro, confirme se a falta de comunicação eficaz é causada pelo Conetor Móvel e não um problema no veículo. Normalmente, é este o caso.

Para o confirmar, tente carregar o veículo utilizando outro equipamento de carregamento externo.

  • Se o veículo começar a carregar, é provável que o problema esteja relacionado com o Conetor Móvel.
  • Se o veículo continuar a não carregar, o problema pode estar relacionado com o veículo.

Inspecione a entrada da porta de carregamento e a pega do Conetor Móvel quanto a quaisquer obstruções (utilize uma lanterna, se necessário). Certifique-se de que foi removida qualquer obstrução e que permitiu a secagem de qualquer humidade. Em seguida, tente inserir novamente a pega do Conetor Móvel na porta de carregamento.

Este alerta é geralmente específico para equipamento de carregamento e fontes de alimentação externos e, por norma, não indica um problema no seu veículo que pode ser resolvido através do agendamento de assistência.

Também pode tentar carregar o veículo utilizando um Supercarregador Tesla ou um local de carregamento no destino, todos eles localizáveis através do mapa no ecrã tátil do veículo. Consulte Mapas e navegação para obter mais detalhes.

Para obter mais informações sobre a resolução de problemas com as luzes de estado do conetor móvel e problemas de carregamento, consulte o manual do proprietário do produto.

Para obter mais informações sobre o carregamento, consulte Instruções de carregamento.

UMC_a012Erro de comunicação de equip. em carregamentoTente novamente ou outro equipamento

O que este alerta significa:

O veículo não consegue carregar porque não consegue comunicar eficazmente com o Conetor Móvel. O Conetor Móvel deteta que não consegue gerar ou manter um sinal piloto de controlo válido.

O que fazer:

Primeiro, confirme se a falta de comunicação eficaz é causada pelo Conetor Móvel e não um problema no veículo. Normalmente, é este o caso.

Para o confirmar, tente carregar o veículo utilizando outro equipamento de carregamento externo.

  • Se o veículo começar a carregar, é provável que o problema esteja relacionado com o Conetor Móvel.
  • Se o veículo continuar a não carregar, o problema pode estar relacionado com o veículo.

Inspecione a entrada da porta de carregamento e a pega do Conetor Móvel quanto a quaisquer obstruções (utilize uma lanterna, se necessário). Certifique-se de que foi removida qualquer obstrução e que permitiu a secagem de qualquer humidade. Em seguida, tente inserir novamente a pega do Conetor Móvel na porta de carregamento.

Este alerta é geralmente específico para equipamento de carregamento e fontes de alimentação externos e, por norma, não indica um problema no seu veículo que pode ser resolvido através do agendamento de assistência.

Também pode tentar carregar o veículo utilizando um Supercarregador Tesla ou um local de carregamento no destino, todos eles localizáveis através do mapa no ecrã tátil do veículo. Consulte Mapas e navegação para obter mais detalhes.

Para obter mais informações sobre a resolução de problemas com as luzes de estado do conetor móvel e problemas de carregamento, consulte o manual do proprietário do produto.

Para obter mais informações sobre o carregamento, consulte Instruções de carregamento.

UMC_a013Erro adapt. ficha parede - Taxa carreg. red.Insira adaptador no conetor móvel e repita

O que este alerta significa:

O seu Conetor Móvel não consegue comunicar com o adaptador de ficha de parede. Uma vez que o seu Conetor Móvel não consegue monitorizar a temperatura do adaptador da ficha de parede, a corrente de carga é automaticamente reduzida para 8 A.

O que fazer:

  1. Desligue completamente o Conetor Móvel, incluindo o adaptador da ficha de parede, da tomada elétrica.
  2. Certifique-se de que a ligação entre o adaptador da ficha de parede e o corpo principal do Conetor Móvel está segura.
    1. Desligue completamente o adaptador da ficha de parede do corpo principal do seu Conetor Móvel.
    2. Volte a introduzir completamente o adaptador da ficha de parede no corpo principal do seu Conetor Móvel, empurrando-o para a tomada até encaixar na devida posição.
  3. Tente carregar novamente ligando totalmente o Conetor Móvel à tomada de parede, incluindo o adaptador da ficha de parede.
  4. Se o alerta persistir, tente utilizar um adaptador da ficha de parede diferente (consulte os passos acima para garantir que o adaptador está totalmente ligado ao Conetor Móvel).
    1. Se o alerta já não estiver presente, é provável que o problema esteja relacionado com o adaptador da ficha de parede utilizado anteriormente.
    2. Se o alerta persistir, é provável que o problema esteja relacionado com o seu Conetor Móvel.

Se necessário, adquira outro adaptador da ficha de parede ou Conetor Móvel.

Entretanto, pode continuar a carregar com o mesmo equipamento. A taxa de carregamento será reduzida, uma vez que a corrente de carregamento será limitada a 8 A enquanto esta condição persistir.

Também pode tentar carregar o veículo utilizando um Supercarregador Tesla ou um local de carregamento no destino, todos eles localizáveis através do mapa no ecrã tátil do veículo. Consulte Mapas e navegação para obter mais detalhes.

Para obter mais informações sobre a resolução de problemas com as luzes de estado do conetor móvel e problemas de carregamento, consulte o manual do proprietário do produto.

UMC_a014Erro adapt. ficha parede - Taxa carreg. red.Insira adaptador no conetor móvel e repita

O que este alerta significa:

O seu Conetor Móvel não consegue comunicar com o adaptador de ficha de parede. Uma vez que o seu Conetor Móvel não consegue identificar o tipo de tomada de parede à qual o adaptador da ficha de parede está ligado, a corrente de carga é automaticamente reduzida para 8 A.

O que fazer:

  1. Desligue completamente o Conetor Móvel, incluindo o adaptador da ficha de parede, da tomada elétrica.
  2. Certifique-se de que a ligação entre o adaptador da ficha de parede e o corpo principal do Conetor Móvel está segura.
    1. Desligue completamente o adaptador da ficha de parede do corpo principal do seu Conetor Móvel.
    2. Volte a introduzir completamente o adaptador da ficha de parede no corpo principal do seu Conetor Móvel, empurrando-o para a tomada até encaixar na devida posição.
  3. Tente carregar novamente ligando totalmente o Conetor Móvel à tomada de parede, incluindo o adaptador da ficha de parede.
  4. Se o alerta persistir, tente utilizar um adaptador da ficha de parede diferente (consulte os passos acima para garantir que o adaptador está totalmente ligado ao Conetor Móvel).
    1. Se o alerta já não estiver presente, é provável que o problema esteja relacionado com o adaptador da ficha de parede utilizado anteriormente.
    2. Se o alerta persistir, é provável que o problema esteja relacionado com o seu Conetor Móvel.

Se necessário, adquira outro adaptador da ficha de parede ou Conetor Móvel. Entretanto, pode continuar a carregar com o mesmo equipamento. A taxa de carregamento será reduzida, uma vez que a corrente de carregamento será limitada a 8 A enquanto esta condição persistir.

Também pode tentar carregar o veículo utilizando um Supercarregador Tesla ou um local de carregamento no destino, todos eles localizáveis através do mapa no ecrã tátil do veículo. Consulte Mapas e navegação para obter mais detalhes.

Para obter mais informações sobre a resolução de problemas com as luzes de estado do conetor móvel e problemas de carregamento, consulte o manual do proprietário do produto.

UMC_a015Erro adapt. ficha parede - Taxa carreg. red.Insira adaptador no conetor móvel e repita

O que este alerta significa:

O seu Conetor Móvel não consegue comunicar com o adaptador de ficha de parede. Uma vez que o seu Conetor Móvel não consegue identificar o tipo de tomada de parede à qual o adaptador da ficha de parede está ligado, a corrente de carga é automaticamente reduzida para 8 A.

O que fazer:

  1. Desligue completamente o Conetor Móvel, incluindo o adaptador da ficha de parede, da tomada elétrica.
  2. Certifique-se de que a ligação entre o adaptador da ficha de parede e o corpo principal do Conetor Móvel está segura.
    1. Desligue completamente o adaptador da ficha de parede do corpo principal do seu Conetor Móvel.
    2. Volte a introduzir completamente o adaptador da ficha de parede no corpo principal do seu Conetor Móvel, empurrando-o para a tomada até encaixar na devida posição.
  3. Tente carregar novamente ligando totalmente o Conetor Móvel à tomada de parede, incluindo o adaptador da ficha de parede.
  4. Se o alerta persistir, tente utilizar um adaptador da ficha de parede diferente (consulte os passos acima para garantir que o adaptador está totalmente ligado ao Conetor Móvel).
    1. Se o alerta já não estiver presente, é provável que o problema esteja relacionado com o adaptador da ficha de parede utilizado anteriormente.
    2. Se o alerta persistir, é provável que o problema esteja relacionado com o seu Conetor Móvel.

Se necessário, adquira outro adaptador da ficha de parede ou Conetor Móvel. Entretanto, pode continuar a carregar com o mesmo equipamento. A taxa de carregamento será reduzida, uma vez que a corrente de carregamento será limitada a 8 A enquanto esta condição persistir.

Também pode tentar carregar o veículo utilizando um Supercarregador Tesla ou um local de carregamento no destino, todos eles localizáveis através do mapa no ecrã tátil do veículo. Consulte Mapas e navegação para obter mais detalhes.

Para obter mais informações sobre a resolução de problemas com as luzes de estado do conetor móvel e problemas de carregamento, consulte o manual do proprietário do produto.

UMC_a016Temp. caixa controlo do conetor móvel altaTaxa de carregamento máxima reduzida

O que este alerta significa:

A corrente de carregamento foi reduzida temporariamente porque o conetor elétrico detetou um aumento da temperatura no interior do alojamento da caixa de controlo.

O que fazer:

Certifique-se de que não há nada a tapar o Conetor Móvel e de que não existe nenhuma fonte de calor por perto. Se o problema persistir a temperaturas ambiente normais (abaixo de 38 °C), é necessária assistência.

Também pode tentar carregar o veículo utilizando um Supercarregador Tesla ou um local de carregamento no destino, todos eles localizáveis através do mapa no ecrã tátil do veículo. Consulte Mapas e navegação para obter mais detalhes.

Para obter mais informações sobre a resolução de problemas com as luzes de estado do conetor móvel e problemas de carregamento, consulte o manual do proprietário do produto.

UMC_a017Taxa carreg. red. - Temp. ficha parede altaVerif. tomada de parede e cablagem recomend.

O que este alerta significa:

Os alertas de temperatura elevada detetada pelo Conetor Móvel indicam que a tomada utilizada para o carregamento está a ficar demasiado quente e, por isso, a velocidade de carregamento foi reduzida para proteger a tomada.

Normalmente, isto não significa que existe um problema no veículo ou no Conetor Móvel, mas sim um problema com a tomada. Uma tomada pode ficar quente devido a uma ficha que não esteja totalmente introduzida, uma ligação solta do edifício à tomada ou uma tomada que começa a ficar desgastada.

O que fazer:

Certifique-se de que o adaptador está totalmente introduzido na tomada. Se a velocidade de carregamento não regressar ao normal, contacte um eletricista para inspecionar a tomada e as ligações do edifício á tomada e realizar quaisquer reparações necessárias.

Se a tomada estiver desgastada, a mesma deve ser substituída por uma tomada de elevada qualidade. Considere atualizar para um Wall Connector da Tesla para maior conveniência e a velocidade de carregamento mais elevada.

UMC_a018Taxa carregamento reduzida - Temp. pega altaVerif. se há resíduos na pega/porta carreg.

O que este alerta significa:

A corrente de carregamento foi reduzida temporariamente porque o conetor elétrico detetou um aumento da temperatura na pega de carregamento que está ligada à porta de carregamento do seu veículo.

O que fazer:

Certifique-se de que o Conetor Móvel está totalmente inserido na entrada da porta de carregamento do seu veículo.

Inspecione a entrada da porta de carregamento e a pega do Conetor Móvel quanto a obstruções ou humidade. Certifique-se de que foi removida qualquer obstrução da porta de carregamento ou da pega do Conetor Móvel e que permitiu a secagem de qualquer humidade. Em seguida, tente inserir novamente a pega do Conetor Móvel na porta de carregamento.

Certifique-se ainda de que não há nada a tapar a pega de carregamento do Conetor Móvel e de que não existe nenhuma fonte de calor por perto.

Se o alerta persistir a temperaturas ambiente normais (abaixo de 38 °C) e ocorrer durante várias tentativas de carregamento, tal pode indicar um problema que afete o Conetor Móvel ou o seu veículo. Recomenda-se que agende uma visita à assistência quando lhe for mais conveniente.

Também pode tentar carregar o veículo utilizando um Supercarregador Tesla ou um local de carregamento no destino, todos eles localizáveis através do mapa no ecrã tátil do veículo. Consulte Mapas e navegação para obter mais detalhes.

Para obter mais informações sobre a resolução de problemas com as luzes de estado do conetor móvel e problemas de carregamento, consulte o manual do proprietário do produto.

UMC_a019Ligação do conetor móvel ao adaptador quenteTaxa de carregamento máxima reduzida

O que este alerta significa:

A corrente de carregamento foi reduzida porque o conetor elétrico detetou temperatura elevada na ligação entre o adaptador de ficha de parede e a caixa de controlo.

O que fazer:

Certifique-se de que o adaptador de ficha de parede está totalmente ligado à caixa de controlo do Conetor Móvel.

Após desligar a ficha da fonte de alimentação (tomada de parede), inspecione a ligação do adaptador de ficha de parede e a ligação da caixa de controlo do Conetor Móvel quando a quaisquer obstrução ou humidade.

Recomenda-se a remoção de quaisquer detritos/objetos estranhos. Certifique-se de que foi removida qualquer obstrução e que permitiu a secagem de qualquer humidade. Em seguida, tente voltar a inserir o adaptador da ficha de parede no Conetor Móvel e, em seguida, ligar à fonte de energia (tomada de parede).

Certifique-se também de que não há nada a tapar o adaptador de ficha de parede e de que não existe nenhuma fonte de calor por perto. Se o alerta persistir a temperaturas ambiente normais (abaixo de 38 °C) e ocorrer durante várias tentativas de carregamento, tal pode indicar um problema que afete o Conetor Móvel ou o seu veículo. Recomenda-se que agende uma visita à assistência quando lhe for mais conveniente.

Também pode tentar carregar o veículo utilizando um Supercarregador Tesla ou um local de carregamento no destino, todos eles localizáveis através do mapa no ecrã tátil do veículo. Consulte Mapas e navegação para obter mais detalhes.

Para obter mais informações sobre a resolução de problemas com as luzes de estado do conetor móvel e problemas de carregamento, consulte o manual do proprietário do produto.

VCBATT_a180Energia do sistema elétrico reduzidaO veículo pode desligar-se inesperadamente

O que este alerta significa:

O sistema elétrico não consegue manter a tensão necessária para suportar todas as funções do veículo.

Se este alerta estiver presente durante a condução, é possível que o veículo se desligue inesperadamente.

Se este alerta estiver presente quando o veículo estiver na posição de estacionamento ou quando o ativa pela primeira vez, é possível que o veículo não tenha energia suficiente para iniciar a condução. Pode estar presente um alerta do veículo separado para indicar essa condição.

O que fazer:

Recomenda-se que elimine ou reduza a utilização de quaisquer funcionalidades não essenciais. Esta ação pode ajudar o veículo a manter um nível de energia adequado para as funções essenciais.

Se este alerta permanecer ativo, agende uma visita à assistência imediatamente. Sem assistência, o veículo pode desligar-se inesperadamente ou não voltar a ligar.

VCBATT_a182Marcar um serviço para substituir a bateria de baixa tensãoSoftware não atual. até a bateria ser subst.

O que este alerta significa:

A bateria de baixa tensão apresenta um desempenho degradado e tem de ser substituída. Até a bateria de baixa tensão ser substituída, as atualizações de software do veículo não serão concluídas.

O que fazer:

Recomenda-se que substitua a bateria de baixa tensão o mais rapidamente possível.

Pode agendar a assistência através da sua aplicação da Tesla para dispositivos móveis ou junto de um fornecedor de serviços independente que ofereça a substituição da bateria de baixa tensão para o seu veículo. Tenha em atenção que as opções do fornecedor de serviços independentes podem variar com base na configuração do veículo e na sua localização.

Se a bateria de baixa tensão não tiver energia elétrica suficiente para ligar o veículo ou abrir as portas, siga as instruções em Se o veículo não tiver alimentação.

Para obter mais informações sobre o sistema da bateria, consulte Informações sobre a bateria de alta tensão.

VCBATT_a191Energia do sistema elétrico reduzidaVeículo a encerrar

O que este alerta significa:

A bateria de baixa tensão não pode fornecer a energia necessária para continuar a condução. O veículo desliga-se para preservar energia para funções essenciais que não a condução.

Não pode conduzir o veículo enquanto esta condição permanecer.

O que fazer:

Se este alerta estiver presente durante a condução, o veículo tem de parar imediatamente. Recomenda-se que:
  • Encoste imediatamente em segurança
  • Utilize a aplicação para dispositivos móveis para contactar imediatamente a Assistência em Viagem da Tesla ou procurar outra assistência em viagem, se preferir

Se não encostar em segurança num curto período de tempo, o veículo pode desligar-se inesperadamente. Também é possível que o veículo não volte a arrancar após a paragem.

Quando este alerta está presente, o sistema elétrico não consegue manter a tensão necessária para suportar todas as funções do veículo. Muitas funções do veículo podem deixar de funcionar.

É possível que o veículo perca toda a energia elétrica. Se isto ocorrer, pode continuar a utilizar a destrancagem manual das portas para sair do veículo, se necessário. Para obter mais informações, consulte Abrir as portas a partir do interior.

Este alerta pode aparecer devido a várias condições do veículo. Para obter mais informações e outras ações recomendadas, verifique se existem outros alertas do veículo ativos.

Se este alerta permanecer ativo, recomenda-se que agende uma visita à assistência imediatamente. Sem assistência, pode não ser possível conduzir o veículo, o qual se pode desligar inesperadamente ou não voltar a ligar.

VCFRONT_a192Sist. elét. não pode sup. todas as func.Desl. func. p/poupar energ.

O que este alerta significa:

O sistema elétrico não suporta todas as funcionalidades do veículo. O veículo está a desativar as funcionalidades não essenciais para preservar a energia para as funcionalidades essenciais.

Se estiver a conduzir quando este alerta estiver presente, é possível que o veículo se desligue inesperadamente. Também é possível que o veículo não volte a arrancar após a paragem.

As funcionalidades não essenciais podem estar indisponíveis, incluindo os aquecedores dos bancos, o controlo da climatização do habitáculo e o entretenimento no veículo. Este comportamento é esperado para ajudar o veículo a manter uma energia elétrica adequada para as funções essenciais, incluindo a capacidade de acionar os faróis, as janelas e as portas, as luzes de perigo e a bagageira dianteira.

É possível que o veículo perca toda a energia elétrica. Se isto ocorrer, pode continuar a utilizar a destrancagem manual das portas para sair do veículo, se necessário. Para obter mais informações, consulte Abrir as portas a partir do interior.

O que fazer:

Este alerta pode aparecer devido a várias condições do veículo. Para obter mais informações e outras ações recomendadas, verifique se existem outros alertas do veículo ativos.

VCBATT_a220Sist. elet. não pode sup. todas as func.Marque um serviço

O que este alerta significa:

A bateria de baixa tensão não pode fornecer a energia necessária para continuar a condução.

É possível que o veículo se desligue inesperadamente. Também é possível que o veículo não volte a arrancar após a viagem atual.

Poderá observar que algumas funcionalidades não essenciais não estão disponíveis. Este comportamento é esperado porque o veículo tenta preservar energia para as funções essenciais.

O que fazer:

Se este alerta estiver presente durante a condução, o veículo tem de parar assim que possível. Encoste em segurança o mais rapidamente possível.

Recomenda-se que elimine ou reduza a utilização de quaisquer funcionalidades não essenciais. Esta ação pode ajudar o veículo a manter um nível de energia adequado para as funções essenciais que não a condução, até que possa ser assistido.

Se este alerta permanecer ativo, recomenda-se que agende uma visita à assistência imediatamente. Sem assistência, pode não ser possível conduzir o veículo, o qual se pode desligar inesperadamente ou não voltar a ligar.

VCBATT_a402Energia reserva sist. elet. indisp.Veículo consumirá mais energia quando inativo

O que este alerta significa:

A bateria de baixa tensão é a fonte de alimentação de reserva do sistema elétrico e não está disponível ou não pode fornecer a tensão necessária para suportar todas as funções do veículo.

O sistema de bateria de alta tensão é a principal fonte de alimentação elétrica e continua a suportar as funções do veículo, mesmo quando o veículo está ao ralenti. Para obter mais informações sobre a bateria de alta tensão, consulte Informações sobre a bateria de alta tensão.

Poderá observar que algumas funcionalidades não essenciais não estão disponíveis. Este comportamento é esperado porque o veículo tenta preservar energia para as funções essenciais.

Poderá também notar que o veículo consome mais energia do que o habitual quando não o está a conduzir, ou que o veículo apresenta uma autonomia inferior projetada do que seria normalmente esperado após o carregamento. Este é um comportamento normal do veículo quando este alerta está presente e permanecerá até que a fonte de alimentação de reserva seja restaurada.

É possível que um problema que afeta a fonte de alimentação principal possa causar a desativação inesperada do veículo.

O que fazer:

Recomenda-se ainda que elimine ou reduza a utilização de quaisquer funcionalidades não essenciais. Esta ação pode ajudar o veículo a manter um nível de energia adequado para as funções essenciais.

Recomenda-se que agende uma visita à assistência o mais rapidamente possível, para que a fonte de alimentação de reserva do sistema elétrico seja restaurada.

VCBATT_a496O veic. prep. p/se desligarENCOSTE EM SEGURANÇA

O que este alerta significa:

O sistema elétrico não consegue fornecer um suporte adequado para continuar a conduzir. O veículo prepara-se para desligar, para preservar energia para funções essenciais que não a condução.

Não pode conduzir o veículo enquanto esta condição permanecer.

O que fazer:

Se este alerta estiver presente durante a condução, o veículo tem de parar assim que possível. Recomenda-se que:
  • Encoste em segurança o mais rapidamente possível
  • Utilize a aplicação para dispositivos móveis para contactar imediatamente a Assistência em Viagem da Tesla ou procurar outra assistência em viagem, se preferir

Se não encostar em segurança num curto período de tempo, o veículo pode desligar-se inesperadamente. Também é possível que o veículo não volte a arrancar após a paragem.

É possível que o veículo perca toda a energia elétrica. Se isto ocorrer, pode continuar a utilizar a destrancagem manual das portas para sair do veículo, se necessário. Para obter mais informações, consulte Abrir as portas a partir do interior.

Este alerta pode aparecer devido a várias condições do veículo. Para obter mais informações e outras ações recomendadas, verifique se existem outros alertas do veículo ativos.

VCSEC_a221Pressão de ar de pneus inferior à recomendadaVerifique pressão e encha conforme necessário

O que este alerta significa:

Este alerta NÃO indica a existência de um pneu furado.

O sistema de monitorização da pressão dos pneus (TPMS) detetou que a pressão de ar em um ou mais pneus está, pelo menos, 20% mais baixa do que a pressão recomendada para os pneus a frio.

Consulte Manter a pressão dos pneus para obter informações detalhadas sobre onde encontrar a pressão a frio recomendada (RCP) para os pneus do seu veículo, como verificar a pressão dos pneus e como manter os pneus devidamente cheios.

Este alerta pode aparecer em condições de tempo frio porque o ar nos pneus contrai naturalmente quando fica frio, diminuindo a pressão dos pneus.

O que fazer:

Adicionar ar para manter a pressão recomendada dos pneus a frio. Embora estejam previstas quedas da pressão dos pneus em condições meteorológicas mais frias, é necessário manter sempre a pressão recomendada dos pneus a frio.

O alerta pode desaparecer durante a condução do veículo. Isto ocorre porque os pneus aquecem e a respetiva pressão aumenta. Mesmo que o alerta desapareça, deve encher na mesma os pneus com ar quando estiverem novamente frios.

O alerta é eliminado assim que o sistema de monitorização da pressão dos pneus detetar que cada um dos pneus está cheio com a pressão a frio recomendada.

  • O alerta e a luz indicadora de pressão dos pneus podem permanecer visíveis imediatamente após ter enchido os pneus com a pressão a frio recomendada, mas ambos devem apagar-se assim que tiver conduzido uma curta distância.
  • Poderá ser necessário conduzir a mais de 15 mph (25 km/h) durante, pelo menos, 10 minutos para que o sistema de monitorização da pressão dos pneus meça e comunique as pressões dos pneus atualizadas.

Se o alerta for apresentado repetidas vezes relativamente ao mesmo pneu, solicite a inspeção do pneu quanto à possibilidade de uma fuga lenta. Pode visitar uma loja de pneus local ou agendar uma visita à assistência através da aplicação Tesla para dispositivos móveis.

Para obter mais informações sobre pressão e enchimento de pneus, consulte Cuidados e manutenção dos pneus.

VCSEC_a228Pressão de ar dos pneus muito baixaENCOSTE EM SEGURANÇA - Ver. pneu furado

O que este alerta significa:

Este alerta indica que um ou mais pneus do veículo estão extremamente vazios ou furados.

O sistema de monitorização da pressão dos pneus (TPMS) detetou que a pressão de ar em um ou mais pneus está significativamente mais baixa do que a pressão recomendada para os pneus a frio.

O que fazer:

Com cuidado, deve parar o veículo o mais rapidamente possível. Num local seguro, verifique se algum pneu está furado.

Pode solicitar opções de assistência em viagem da Tesla (mobile tire, loaner wheel, reboque), se necessário. Consulte Contactar a assistência em viagem da Tesla para obter mais informações.

Numa situação que não seja de emergência, recomenda-se que visite uma loja de pneus local para obter assistência ou agende uma visita à assistência utilizando a aplicação da Tesla para dispositivos móveis.

Consulte Manter a pressão dos pneus para obter informações detalhadas sobre onde encontrar a pressão a frio recomendada (RCP) para os pneus do seu veículo, como verificar a pressão dos pneus e como manter os pneus devidamente cheios.

O alerta desaparece assim que o sistema de monitorização da pressão dos pneus tiver uma medição consistente da pressão de todos os pneus de, no mínimo, 30 psi.

  • O alerta e a luz indicadora de pressão dos pneus podem permanecer visíveis imediatamente após ter enchido os pneus com a pressão a frio recomendada, mas ambos devem apagar-se assim que tiver conduzido uma curta distância.
  • Poderá ser necessário conduzir a mais de 15 mph (25 km/h) durante, pelo menos, 10 minutos para que o sistema de monitorização da pressão dos pneus meça e comunique as pressões dos pneus atualizadas.

Para obter mais informações sobre pressão e enchimento de pneus, consulte Cuidados e manutenção dos pneus.