Câmaras
O Model S inclui os seguintes componentes que monitorizam ativamente a área circundante:
- Existe uma câmara montada acima da chapa de matrícula traseira.
- Os sensores ultrassónicos (se equipados) encontram-se nos para-choques dianteiro e traseiro.
- Está montada uma câmara em cada pilar da porta.
- Existem duas câmaras montadas no para-brisas acima do espelho retrovisor.
- Existe uma câmara montada em cada guarda-lamas dianteiro.
- O radar (se existente) está montado por trás do para-choques dianteiro.
Model S está também equipado com sistemas de direção e travagem assistidos eletronicamente de alta precisão.
Câmara do habitáculo
O seu Model S está equipado com uma câmara do habitáculo situada por cima do espelho retrovisor. Para obter mais informações, consulte Câmara do habitáculo.
Conduzir para calibrar as câmaras
Model S tem de manobrar com precisão quando as funcionalidades de Piloto Automático estão a ser utilizadas. Por conseguinte, antes de algumas funcionalidades como o aviso de sonolência do condutor, o Assistente de Velocidade Inteligente, o Assistente de Saída de Faixa e a Travagem de Emergência Automática poderem ser utilizadas pela primeira vez, ou após determinados tipos de reparação de manutenção, as câmaras têm de realizar um processo de autocalibração. Para sua conveniência, o painel de instrumentos apresenta um indicador de progresso.
Quando a calibração está concluída, as funcionalidades de Piloto Automático, bem como as funcionalidades de segurança ativa, ficam disponíveis para utilização. Normalmente, a calibração fica concluída após conduzir 32-40 km, mas a distância varia consoante as condições ambientais e da estrada. Por exemplo, a calibração é concluída mais rapidamente ao conduzir numa estrada reta com várias faixas (como uma autoestrada de acesso controlado), com marcações de faixa altamente visíveis (na faixa de rodagem e nas faixas adjacentes). Entre em contacto com a Tesla, apenas se o Model S não tiver concluído o processo de calibração depois de ter conduzido 160 km nas condições descritas.
Se uma câmara tiver mudado da respetiva posição calibrada (por exemplo, se a câmara ou o para-brisas tiver sido substituído), é necessário eliminar a calibração. Para isso, toque em Model S repete o processo de calibração. Embora esta ação ajude a recalibrar as câmaras em muitos casos, a função Eliminar calibração pode não resolver todos os problemas relacionados com as câmaras e os sensores.
. Quando a calibração for eliminada, oManter as câmaras livres de obstruções
Certifique-se de que todas as câmaras estão limpas e sem obstruções antes de cada viagem e antes de utilizar as funcionalidades do piloto automático (consulte Limpar uma câmara). As câmaras sujas e os sensores sujos (se equipados), as condições ambientais, como a chuva, e as marcações de faixa desbotadas podem afetar o desempenho do piloto automático. Se uma câmara estiver obstruída ou encadeada, o Model S apresenta uma mensagem no grupo de instrumentos e as funcionalidades do piloto automático podem não estar disponíveis.
Pode formar-se condensação no interior dos invólucros das câmaras, sobretudo se estacionar o veículo no exterior em condições de clima frio ou húmido. O grupo de instrumentos pode apresentar uma alerta a indicar que a câmara está bloqueada e que algumas ou todas as funcionalidades de piloto automático podem ser temporariamente limitadas até a visão da câmara estar desobstruída. Para secar proativamente a condensação, pré-condicione o habitáculo colocando-o a uma temperatura quente, ligando o desembaciador do para-brisas e direcionando as saídas de ar dianteiras para os pilares das portas (consulte Aplicação para dispositivos móveis).