Travar e parar
Sistemas de travagem
Model S tem um sistema de travagem antibloqueio (ABS) que impede o bloqueio das rodas quando aplica pressão máxima no travão. Este melhora o controlo do volante durante uma travagem brusca na maioria das condições da estrada.
Em caso de travagem de emergência, o ABS monitoriza constantemente a velocidade de cada roda e varia a pressão dos travões em função da aderência disponível.
A alteração da pressão dos travões é sentida como uma sensação de pulsação através do pedal do travão. Isto demonstra que o ABS está a funcionar e não é um motivo de preocupação. Mantenha uma pressão firme e constante no pedal do travão enquanto sentir a pulsação.
Travagem de emergência
Em caso de emergência, carregue no pedal do travão até ao fim e mantenha uma pressão firme, mesmo em superfícies de fraca aderência. O ABS varia a pressão de travagem em cada roda de acordo com a tração disponível. Isto evita o bloqueio das rodas e assegura uma paragem com toda a segurança possível.
Caso seja necessário um método alternativo para imobilizar o veículo, prima continuamente o botão de Estacionamento na faixa de modos de condução do ecrã tátil para aplicar os travões e retirar o binário de marcha em frente enquanto o botão é premido. Toque em Controlos para apresentar a faixa de modos de condução.
Luzes de travagem dinâmicas (se instaladas)
Se estiver a conduzir a mais de 50 km/h e travar repentinamente (ou se a Travagem de Emergência Automática for acionada), as luzes de travagem piscam rapidamente para avisar os outros condutores de que o Model S está a abrandar rapidamente. Se o Model S parar completamente, as luzes de emergência piscam. As luzes continuam a piscar até premir o pedal do acelerador ou premir manualmente o botão das luzes de perigo para as desligar (consulte Luzes intermitentes de perigo).
Limpeza dos discos dos travões
Para garantir que os travões mantêm a capacidade de resposta em condições de clima frio e húmido, o Model S está equipado com limpeza dos discos dos travões. Quando é detetado um clima frio e húmido, esta função aplica repetidamente uma quantidade impercetível de força de travagem para eliminar a água da superfície dos discos dos travões.
Compensação de redução da potência de travagem hidráulica
Model S está equipado com compensação de redução da potência de travagem hidráulica. Isto ajuda a monitorizar a pressão do sistema de travagem e a atividade do ABS em casos de desempenho reduzido dos travões. Se for detetado um desempenho reduzido dos travões (como resultado, por exemplo, da redução da potência de travagem ou de condições de clima frio ou húmido), poderá ouvir algum som, sentir o pedal do travão a afastar-se do pé e notar um forte aumento na travagem. Trave como normalmente faria e continue a pressionar o pedal do travão sem soltar ou bombear os travões.
Compensação de aumento da potência de travagem hidráulica
Model S está equipado com um servofreio que ativa os travões quando o pedal do travão é pressionado. A compensação de aumento da potência de travagem hidráulica proporciona assistência mecânica em caso de falha do servofreio. Se for detetada uma avaria no servofreio, o pedal do travão torna-se mais difícil de pressionar e poderá ouvir algum som ao pressionar o pedal do travão. Conduza com cuidado e mantenha uma distância segura em relação a outros utilizadores da estrada. A capacidade de resposta do pedal dos travões e o desempenho de travagem podem sofrer degradação. As distâncias de travagem podem aumentar.
Travagem Regenerativa
Sempre que o Model S está em movimento e não carrega no pedal do acelerador, a travagem regenerativa abranda o veículo e conduz a energia excedente de volta para a bateria. Ao antecipar as paragens e simplesmente reduzir a pressão ou soltar o acelerador para abrandar, pode tirar partido da travagem regenerativa para aumentar a autonomia de condução.
A desaceleração do veículo devido à travagem regenerativa pode variar consoante o estado atual da bateria. Por exemplo, a travagem regenerativa pode ser limitada se a bateria estiver fria ou já estiver completamente carregada.
O medidor de energia (uma linha horizontal fina centrada na parte inferior do painel de instrumentos) apresenta a utilização de energia em tempo real:
- O lado esquerdo do medidor de energia representa a energia gerada pela travagem regenerativa ou a energia que está a ser utilizada para abrandar o veículo. A energia que regressa à bateria é apresentada a verde e a energia utilizada pelo sistema de travagem normal é apresentada a cinzento.
- O lado direito do medidor de energia mostra a emissão de energia por parte da bateria, como a utilizada para acelerar o veículo. Quando o pedal do acelerador é pressionado, o indicador de energia é preenchido para a direita a preto (ou branco, se o ecrã estiver escuro).
Travão de estacionamento
Para ativar o travão de estacionamento, toque em Travão de estacionamento.
, pressione o pedal do travão e, em seguida, toque emO travão de estacionamento é libertado quando se engata outra mudança no veículo.
Também pode engatar o travão de estacionamento tocando continuamente no botão Estacionamento na faixa de modos de condução no ecrã tátil.
Desgaste dos travões
Model S as pastilhas dos travões estão equipadas com indicadores de desgaste. Um indicador de desgaste é uma tira de metal fina fixada à pastilha do travão que chia ao roçar no rotor quando a pastilha se desgasta. Este ruído indica que as pastilhas dos travões atingiram o fim da sua vida útil e que é necessário substituí-las. Para substituir as pastilhas de travão, contacte a Assistência Tesla.
Os travões devem ser inspecionados visualmente de forma periódica através da remoção do pneu e da roda. Para obter mais informações sobre as caraterísticas técnicas e os limites de serviço para rotores e pastilhas dos travões, consulte Subsistemas. Além disso, a Tesla recomenda limpar e lubrificar as pinças dos travões anualmente ou a cada 20 000 km se o veículo for utilizado numa área onde seja aplicado sal nas estradas durante o inverno.