Cuidados e manutenção dos pneus
Apresentar as pressões dos pneus
Pode ver a pressão dos pneus no painel de instrumentos utilizando os botões à direita ou à esquerda do volante para aceder a Estado do carro (consulte Utilizar os botões do lado esquerdo do volante ou Utilizar os botões do lado direito do volante). A pressão de cada pneu é apresentada no visor do seu veículo, para além da última vez que a pressão dos pneus foi medida. Para escolher se pretende apresentar a pressão dos pneus em Bar ou PSI, toque em .
Também pode ver a pressão dos pneus na aplicação para dispositivos móveis da Tesla.
Manter a pressão dos pneus
Mantenha os pneus cheios de acordo com as pressões indicadas na etiqueta de informações sobre (mesmo que sejam diferentes da pressão indicada no próprio pneu). A etiqueta de informações sobre cargas e pneus encontra-se no pilar central da porta e é visível quando a porta do condutor está aberta.
Se estiver a rebocar um atrelado, não utilize a pressão do pneu indicada na etiqueta de informações sobre cargas e pneus. Em vez disso, consulte a publicação da pressão do pneu na secção relativa a reboque (consulte Reboque e acessórios).
A luz indicadora de pressão dos pneus não se apaga imediatamente quando ajusta a pressão dos pneus. Depois de encher o pneu à pressão recomendada, deve conduzir a mais de 25 km/h durante um curto período de tempo para ativar o sistema de monitorização da pressão dos pneus (TPMS), que apaga a luz indicadora da pressão dos pneus.
Se a luz indicadora ficar intermitente durante um minuto sempre que ligar o Model X, é detetada uma falha no sistema de monitorização da pressão dos pneus (TPMS) (consulte Avaria do TPMS).
Verificar e ajustar a pressão dos pneus
Siga estes passos quando os pneus estiverem frios e o Model X estiver parado há mais de três horas:
- Consulte a etiqueta de informações sobre existente no pilar central da porta do lado do condutor dianteiro para ver detalhes sobre a pressão-alvo dos pneus.
- Retire a tampa da válvula.
- Pressione firmemente um manómetro dos pneus preciso na válvula para medir a pressão.
- Se necessário, adicione ou liberte ar para atingir a pressão recomendada.NotaLiberte o ar premindo a haste metálica no centro da válvula.
- Volte a verificar a pressão com o manómetro preciso dos pneus.
- Repita os passos 3 e 4, conforme for necessário, até que a pressão do pneu esteja correta.
- Volte a instalar a tampa da válvula para evitar a entrada de sujidade. Verifique periodicamente a válvula quanto a danos e fugas.
Inspeção e manutenção dos pneus
Inspecione regularmente o piso e as paredes laterais para verificar se existe algum sinal de deformação (protuberâncias), objetos estranhos, cortes ou desgaste.
Desgaste dos pneus
Uma profundidade do piso adequada é importante para o bom desempenho dos pneus. Pneus com uma profundidade do piso inferior a 3 mm têm mais probabilidade de aquaplanagem em condições de humidade e não devem ser utilizados. Pneus com uma profundidade do piso inferior a 4 mm não funcionam bem em neve e lama e não devem ser utilizados durante a condução em condições de inverno.
Model X está equipado de origem com pneus que incluem indicadores de desgaste no padrão do piso. Se o piso sofrer um desgaste até 2 mm, os indicadores começam a aparecer na superfície do padrão do piso, produzindo o efeito de uma banda contínua de borracha em toda a largura do pneu. Para obter o melhor desempenho e segurança, a Tesla recomenda a substituição dos pneus antes que os indicadores de desgaste fiquem visíveis.
Para melhorar as caraterísticas de manobrabilidade do veículo e reduzir a aquaplanagem em condições de humidade, coloque os pneus com mais piso na traseira do veículo.
Rotação dos pneus, equilíbrio e alinhamento das jantes
A Tesla recomenda rodar os pneus a cada 10 000 km ou se a diferença de profundidade do piso for igual ou superior a 1,5 mm, consoante o que ocorrer primeiro.
A rotação dos pneus é uma parte fundamental da manutenção dos pneus. Ajuda a manter um padrão de desgaste uniforme, o que melhora a qualidade de desgaste geral do pneu, diminui o ruído da estrada e maximiza a vida útil do pneu.
Os pneus de veículos com jantes escalonadas e pneus não direcionais podem ser comutados da esquerda para a direita, mas não da dianteira para a traseira, uma vez que o tamanho dos pneus dianteiros e traseiros é diferente. A rotação da esquerda para a direita, mudando a direção de rotação de cada pneu e balanceando o desgaste do ombro, pode aumentar a durabilidade do piso.
Jantes não equilibradas (por vezes visível através de vibrações do volante) afetam o manuseamento do veículo e a vida útil do pneu. Mesmo com utilização normal, as jantes ficam desequilibradas. Por isso, devem ser equilibradas sempre que necessário.
Se o desgaste dos pneus for irregular (apenas num dos lados do pneu) ou se tornar anormalmente excessivo, verifique o alinhamento das rodas.
Pneus furados
Um furo pode fazer com que os pneus percam pressão, pelo que é importante verificar a pressão dos pneus com frequência. Repare de forma permanente ou substitua os pneus furados ou danificados logo que possível.
Os seus pneus sem câmara podem não ter fugas em caso de furo, desde que o objeto permaneça no pneu. Se, no entanto, sentir uma vibração súbita ou perturbação durante a condução, ou se suspeitar de um pneu danificado, reduza imediatamente a velocidade. Conduza lentamente, evitando ao mesmo tempo travagens a fundo ou guinadas e, quando for seguro fazê-lo, pare o veículo. Peça o transporte do Model X para um centro de assistência Tesla ou para um centro de reparação de pneus nas proximidades.
Pontos planos
Se o Model X estiver parado durante muito tempo, os pneus podem formar pontos planos. Ao conduzir o Model X, estes pontos planos podem causar uma vibração que desaparece gradualmente quando os pneus aquecem e recuperam a forma original.
Melhorar a quilometragem dos pneus
Para melhorar a quilometragem que obtém com os pneus, mantenha os pneus à pressão recomendada, respeite os limites de velocidade e as velocidades recomendadas e evite:
- Arranques rápidos ou forte aceleração.
- Guinadas e travagens a fundo.
- Buracos e objetos na estrada.
- Tocar nos passeios ao estacionar.
- Contaminar os pneus com líquidos que possam causar danos.
Substituir os pneus e as jantes
Os pneus deterioram-se com o tempo devido aos efeitos da luz ultravioleta, de temperaturas extremas, de cargas elevadas e das condições ambientais. Recomenda-se que os pneus sejam substituídos a cada seis anos, ou antes, se necessário, mesmo que a profundidade do piso esteja superior ao mínimo.
Caso seja necessário substituir um pneu antecipadamente, por exemplo, devido a um pneu furado, recomendamos a substituição dos pneus em pares, exceto se os restantes pneus tiverem uma diferença de cerca de 1,5 mm de profundidade do piso em relação ao pneu novo. Ao substituir pneus, é importante corresponder a marca e o modelo dos pneus antigos. Coloque sempre um par de pneus novos na traseira se os quatro pneus forem do mesmo tamanho. Calibre sempre a jante e o pneu após a substituição de um pneu. Informe-se junto de um concessionário ou técnico profissional de pneus para obter mais orientação. Pode demorar até 24 horas após a substituição ou reparação de um pneu para um lubrificante de pneu ficar totalmente seco e os pneus alcançarem a máxima aderência às jantes. Evite acelerações acentuadas durante este período para evitar que o pneu deslize na jante.
Se forem usados pneus diferentes dos especificados, certifique-se de que as categorias de carga e de velocidade assinaladas no pneu (consulte Entender as marcações dos pneus) são iguais ou superiores às da especificação original.
Para obter informações sobre as rodas e os pneus originalmente instalados no Model X, consulte Rodas e pneus.
Se substituir uma roda, os sensores do sistema de monitorização da pressão dos pneus (TPMS) têm de ser reiniciados para garantir que apresentam avisos precisos quando os pneus tiverem pressão a menos ou a mais (consulte Reiniciação automática dos sensores do TPMS).
Pneus assimétricos
Alguns pneus do Model X são assimétricos e têm de ser montados na roda com a parede lateral correta voltada para fora. A parede lateral do pneu está assinalada com a palavra OUTSIDE. Quando instalar pneus novos, certifique-se de que os pneus são corretamente montados nas rodas.
Retirar e instalar os tampões abertos
Se o Model X estiver equipado com tampões abertos, deve retirá-los para aceder às porcas de ressalto.
Para remover um tampão aberto:
- Segure o tampão aberto firmemente com ambas as mãos.
- Puxe o tampão aberto na sua direção para soltar os grampos de fixação.
Para instalar um tampão aberto:
- Alinhe o tampão aberto com a haste da válvula.
- Pressione firmemente o centro do tampão para fixá-lo no devido lugar e, em seguida, avance no sentido de pressionar o perímetro exterior de cada raio. Poderá ter de segurar no lado oposto do tampão até que todos os raios estejam encaixados.
- Prima firmemente o centro da tampa com as mãos (não bata no tampão com as mãos) para se certificar de que está seguro.
- Como verificação final, puxe rapidamente cada raio para confirmar se estão fixos no devido lugar.
Retirar e instalar as tampas de porcas de ressalto
Se o Model X estiver equipado com tampas de porcas de ressalto, deve retirá-las para aceder às porcas de ressalto.
Para retirar uma tampa de porca de ressalto:
- Insira a parte curva da ferramenta da tampa da porca de ressalto, se existente, (localizada no porta-luvas de alguns veículos, ou pode utilizar uma chave Allen pequena) no orifício na base do "T" da Tesla. NotaA ferramenta da tampa de porca de ressalto também pode ser adquirida numa loja de peças para automóveis ou através de revendedores online.
- Coloque a ferramenta da tampa de porca de ressalto de forma a ficar totalmente inserida no orifício na tampa de porca de ressalto.
- Rode a ferramenta da tampa de porca de ressalto de forma a que a parte curvada fique a tocar no meio da tampa de porca de ressalto.
- Retire firmemente a ferramenta da porca de ressalto da roda até a tampa de porca de ressalto estar solta.
Para instalar a tampa da porca da roda:
- Alinhe a tampa da porca da roda na posição correta.
- Empurre firmemente a tampa da porca da roda até encaixar no lugar.CUIDADOCertifique-se de que a tampa da porca de ressalto está bem fixa antes de iniciar a marcha, para evitar que caia.
Configuração das jantes
Se estiver a instalar jantes novas ou a trocá-las por jantes diferentes, atualize a configuração das jantes do seu veículo ao tocar em Model X programar as novas jantes e fornecer as atualizações de estado mais precisas sobre o seu veículo. Selecione uma roda no menu pendente que corresponda às novas jantes que pretende instalar no Model X. Selecionar jantes novas na configuração das jantes também altera as jantes que aparecem no avatar do veículo no ecrã tátil.
. Isto permite aoCertifique-se de que sabe se o seu veículo está equipado com jantes escalonadas, ou seja se as jantes têm tamanhos diferentes à frente e atrás. Verifique os tamanhos dos pneus dianteiros e traseiros marcados na parede lateral do pneu para ver se correspondem ou se são de tamanhos diferentes. Se as jantes forem escalonadas, tome precauções adicionais para garantir que as novas jantes que instalar são escalonadas da mesma forma que as jantes anteriores.
Monitorização da pressão dos pneus
Cada pneu, incluindo o sobresselente (se existente), deve ser verificado mensalmente, em temperaturas frias, e insuflado até à pressão de enchimento recomendada pelo fabricante do veículo na etiqueta do veículo ou na etiqueta de pressão dos pneus. (Se o seu veículo tiver pneus de um tamanho diferente do tamanho indicado na etiqueta do veículo ou na etiqueta de pressão dos pneus, deve determinar a pressão adequada para esses pneus.)
Como funcionalidade de segurança acrescida, o seu veículo foi equipado com um sistema de monitorização da pressão dos pneus (TPMS) que acende um indicador da pressão dos pneus quando um ou mais pneus têm pressão insuficiente. Em conformidade, quando o indicador da pressão dos pneus se acender, deve parar e verificar os pneus, assim que possível, e enchê-los até à pressão adequada. Conduzir com pneus com pouca pressão pode provocar o sobreaquecimento do pneu e causar a falha do mesmo. A pressão baixa também reduz a eficiência de combustível e a vida útil do piso do pneu, o que pode afetar a manobrabilidade do veículo e a capacidade de travagem.
Tenha em consideração que o TPMS não substitui uma manutenção correta dos pneus, e é da responsabilidade do condutor manter uma pressão correta nos pneus, mesmo se a pressão insuficiente não tiver atingido o nível necessário para acender o indicador da pressão dos pneus do TPMS.
Avaria do TPMS
O seu veículo também foi equipado com um indicador de avaria do TPMS para indicar quando o sistema não está a funcionar corretamente. O indicador de avaria do TPMS é combinado com o indicador da pressão dos pneus. Quando o sistema deteta uma anomalia, o indicador fica intermitente durante aproximadamente um minuto e, em seguida, permanece continuamente aceso. Esta sequência continua nos arranques subsequentes do veículo enquanto a anomalia existir.
Quando o indicador de avaria estiver aceso, o sistema poderá não ser capaz de detetar ou indicar pneus com pressão insuficiente, conforme pretendido. As avarias do TPMS podem ocorrer por diversas razões, incluindo a instalação ou substituição de pneus ou rodas alternativos no veículo que impeçam o TPMS de funcionar corretamente. Verifique sempre o indicador de avaria do TPMS depois de substituir um ou mais pneus ou rodas no seu veículo para garantir que os pneus ou rodas de substituição ou alternativos permitem que o TPMS continua a funcionar adequadamente.
Reiniciação automática dos sensores do TPMS
Depois de substituir uma ou várias rodas (mas não depois da substituição de um pneu ou da rotação das rodas), os sensores do TPMS têm de ser reiniciados para garantir que os avisos de pressão dos pneus estão corretos. Os sensores do TPMS são reiniciados automaticamente depois de conduzir a mais de 25 km/h durante mais de 10 minutos.
Substituir um sensor de pneus
Se o indicador de aviso da pressão dos pneus aparecer com frequência, utilize a aplicação para dispositivos móveis para agendar uma visita de assistência para determinar se o sensor de pneus necessita de substituição. Se um centro de assistência externo à Tesla reparar ou substituir um pneu, o sensor de pneus poderá não funcionar enquanto a Tesla não realizar o procedimento de configuração.
Tipos de pneus sazonais
Compreender o tipo de pneu
O tipo de pneu equipado originalmente no seu veículo varia consoante o modelo do veículo e a região de mercado. É importante compreender as capacidades dos pneus do seu veículo e se estes se adequam à condução no verão, inverno, ou em todas as estações. Verifique as informações na parede lateral de um pneu para saber mais sobre as caraterísticas de desempenho desse pneu (consulte Entender as marcações dos pneus).
Pneus de verão e para todas as estações
Os pneus de verão e para todas as estações foram concebidos para obter o máximo desempenho em estradas secas e húmidas e não foram concebidos para um bom desempenho em condições de inverno. Os pneus para todas as estações foram concebidos para proporcionar uma tração adequada na maioria das condições durante todo o ano, mas poderão não proporcionar o mesmo nível de tração que os pneus de inverno em condições de neve ou gelo. Os pneus para todas as estações podem ser identificados pela indicação "ALL SEASON" e/ou "M+S" (lama e neve) na parede lateral do pneu.
Em caso de condução em temperaturas frias ou estradas onde possa existir neve ou gelo, a Tesla recomenda a utilização de pneus de inverno.
Pneus de inverno
Utilize pneus de inverno para aumentar a tração em condições de neve ou gelo. Ao instalar pneus de inverno, instale sempre um conjunto completo de quatro pneus ao mesmo tempo. Os pneus de inverno têm de ter o mesmo tamanho, marca, configuração e padrão de piso nas quatro rodas.
Ao conduzir com pneus de inverno, poderá verificar mais ruído da estrada, vida útil mais reduzida do piso e tração reduzida em estradas secas.
Se equipado com pneus de inverno, consulte o autocolante de aviso do pneu que se encontra no pilar da porta.
Conduzir a baixas temperaturas
O desempenho dos pneus é reduzido em temperaturas ambiente baixas, resultando numa menor aderência e numa maior suscetibilidade a danos resultantes de impactos. Os pneus de desempenho (aplicações de verão) perdem tração em temperaturas ambiente inferiores a 5° C e não são recomendados em condições de neve/gelo. Os pneus de desempenho podem endurecer temporariamente quando está frio, provocando um ruído de rotação durante os primeiros km até que os pneus aqueçam.
Utilizar correntes para pneus
A Tesla testou e aprovou as seguintes correntes para pneus (também denominadas correntes para a neve) para aumentar a tração em condições de neve. As correntes para pneus devem ser instaladas apenas nos pneus traseiros. As correntes para pneus aprovadas podem ser adquiridas junto da Tesla.
Tamanho dos pneus | Corrente recomendada |
---|---|
20"/22" | König K-Summit K67 |
Ao instalar correntes para pneus, siga as instruções e os avisos fornecidos pelo fabricante da corrente para pneus. Monte-os da forma mais uniforme e firme possível.
Quando utilizar correntes para pneus:
- Inspecione as correntes dos pneus quanto a encaixes soltos e ligações danificadas antes de cada utilização.
- Coloque a suspensão pneumática na definição Normal (consulte Suspensão pneumática).
- Evite cargas pesadas no Model X (cargas pesadas podem reduzir a folga entre os pneus e a carroçaria).
- Não conduza o veículo sem as correntes corretamente instaladas.
- Conduza lentamente. Não exceda os 48 km/h.
- Retire as correntes para pneus assim que as condições o permitirem.