Assistente de Prevenção de Colisão
As seguintes funcionalidades de prevenção de colisão foram concebidas para aumentar a segurança do condutor e dos passageiros:
- Alerta de Colisão Frontal - fornece avisos visuais e sonoros (e, em algumas regiões, hápticos) em situações em que o Model X deteta que existe um elevado risco de colisão frontal (consulte Alerta de Colisão Frontal).
- Travagem de Emergência Automática – aciona automaticamente os travões para reduzir o impacto de uma colisão (consulte Travagem de Emergência Automática).
- Obstacle-Aware Acceleration - reduz a aceleração se o Model X detetar um objeto no percurso de condução imediato (consulte Aceleração sensível a obstáculos).
Alerta de Colisão Frontal
Model X monitoriza a área à sua frente quanto à presença de um objeto, como um veículo, uma moto, uma bicicleta ou um peão. Se houver probabilidade de colisão, a menos que tome uma medida corretiva imediata, o Alerta de Colisão Frontal foi concebido para emitir um sinal sonoro e realçar o veículo à sua frente a vermelho no painel de instrumentos. Se isso acontecer, TOME MEDIDAS CORRETIVAS IMEDIATAS
Os avisos visuais e sonoros (e, em algumas regiões, hápticos) são automaticamente cancelados quando o risco de colisão diminui (por exemplo, se tiver abrandado ou parado Model X, ou se o obstáculo à sua frente tiver saído da sua trajetória de condução).
Se não forem tomadas medidas imediatas quando o Model X emite um Alerta de Colisão Frontal, a Travagem de Emergência Automática (se ativada) pode acionar os travões automaticamente em caso de colisão iminente (consulte Travagem de Emergência Automática).
O Alerta de Colisão Frontal só funciona a velocidades entre cerca de 5 km/h e 200 km/h.
Travagem de Emergência Automática
Model X foi concebido para determinar a distância dos objetos detetados. Quando uma colisão é considerada inevitável, a Travagem de Emergência Automática foi concebida para acionar os travões a fim de reduzir a velocidade do veículo e, consequentemente, a gravidade do impacto. A redução da velocidade depende de muitos fatores, incluindo a velocidade de condução e o ambiente.
Quando a Travagem de Emergência Automática aciona os travões, o painel de instrumentos apresenta um aviso visual e é emitido um sinal sonoro. Também poderá notar um movimento abrupto para baixo do pedal do travão. As luzes de travagem ligam-se para alertar os outros utentes da estrada de que está a abrandar.
A Travagem de Emergência Automática só funciona a velocidades entre cerca de 5 km/h e 200 km/h.
A Travagem de Emergência Automática não aciona os travões, ou deixa de os acionar, se:
- Realizar uma curva acentuada com o volante.
- Carregar e soltar o pedal do travão enquanto a Travagem de Emergência Automática está a acionar os travões.
- Acelerar bruscamente enquanto a Travagem de Emergência Automática está a acionar os travões.
- O veículo, motociclo, bicicleta ou peão já não for detetado à frente ou atrás do veículo.
A Travagem de Emergência Automática está sempre ativa quando liga o Model X. Para a desativar na condução atual, toque em .
Alerta de trânsito cruzado na traseira
Quando o Model X estiver em marcha-atrás e o ecrã tátil apresentar a imagem da câmara traseira, surge uma barra vermelha vertical quando o Model X deteta que um objeto (como outro veículo ou um peão) está prestes a cruzar-se no caminho atrás do Model X.
Por exemplo, se estiver a sair de um lugar de estacionamento em marcha-atrás e outro veículo se estiver a aproximar da sua esquerda, é apresentada uma barra vermelha no lado esquerdo da vista da câmara. Caso se aproximem objetos de ambos os lados do Model X, são apresentadas barras vermelhas em ambos os lados da vista da câmara.
Quando o Model X estiver em marcha-atrás e for detetado trânsito cruzado, a travagem de emergência automática ou a aceleração sensível a obstáculos poderá aplicar os travões para tentar evitar uma colisão. Não confie na travagem de emergência automática nem na aceleração sensível a obstáculos para evitar uma colisão. Para obter mais informações, consulte Travagem de Emergência Automática e Aceleração sensível a obstáculos.
Aceleração sensível a obstáculos
A aceleração sensível a obstáculos destina-se a reduzir o impacto de uma colisão ao reduzir o binário do motor, e, em alguns casos, aplicando os travões, se o Model X detetar um objeto no respetivo percurso de condução. O painel de instrumentos apresenta um aviso visual e emite um sinal sonoro quando os travões são aplicados automaticamente. Por exemplo, enquanto está estacionado em frente a um portão de garagem fechado com a posição de condução engatada, o Model X deteta que pressionou com força o pedal do acelerador. Apesar de o Model X ainda acelerar e atingir o portão de garagem, o binário reduzido pode resultar em menos danos.
A aceleração sensível a obstáculos destina-se a funcionar apenas quando todas estas condições estão simultaneamente reunidas:
- A posição de condução ou de marcha-atrás está engatada.
- Model X está parado ou a deslocar-se a menos de 16 km/h.
- Model X deteta um objeto no percurso de condução imediato.
Para desativar a aceleração sensível a obstáculos, toque em
.Limitações e imprecisões
As funcionalidades anticolisão podem nem sempre detetar todos os objetos, veículos, bicicletas ou peões, e o condutor pode verificar a ocorrência de avisos desnecessários, imprecisos e inválidos, ou a falta destes, por várias razões, sobretudo quando:
- A estrada tem curvas apertadas.
- A visibilidade é reduzida (devido a chuva intensa, neve, nevoeiro, etc.).
- Luz brilhante (por exemplo, de faróis de veículos em direção contrária ou luz solar direta) a interferir com a vista da(s) câmara(s).
- Uma câmara ou sensor apresenta obstruções (sujo, coberto, embaciado, coberto por um autocolante, etc.).
- Se um ou mais sensores (se equipados) estiverem danificados, sujos ou obstruídos (como, por exemplo, por lama, gelo ou neve, ou por um apoio do veículo, pintura excessiva ou produtos adesivos tais como películas, autocolantes, revestimento em borracha, etc.).
- As condições meteorológicas (chuva intensa, neve, nevoeiro ou temperaturas excessivamente quentes ou frias) estão a interferir no funcionamento dos sensores.
- Os sensores (se equipados) são afetados por outro equipamento elétrico ou dispositivos que geram ondas ultrassónicas.